Andifes divulga, em videoconferência, programa de mobilidade virtual para graduação
As universidades federais de Goiás (UFG), Rio Grande (Furg), Maranhão (UFMA) e do Sul da Bahia (UFSB) lançaram, no dia 29 de janeiro, a edição piloto do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover). A iniciativa foi proposta pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que, a partir dos conceitos e possibilidades testados pelas quatro universidades, irá expandir o programa de forma a garantir a integração das 69 universidades federais associadas que tiverem interesse.
Como forma de divulgar o Promover, a Andifes realiza às 14h15 desta segunda-feira, uma coletiva de imprensa com a participação de reitores e pró-reitores de ensino das quatro universidades envolvidas nesta edição piloto e que sediam as vagas ofertadas em edital, além de alunos que já se inscreveram na primeira edição do Promover. A ideia é apresentar as diretrizes e especificidades do novo Programa.
De acordo com o presidente da Andifes, reitor Edward Madureira, o Promover é uma experiência que poderá resultar em muitos outros projetos interinstitucionais de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas e com diferentes temáticas. “Todos têm a ganhar. Tenho certeza de que esse projeto será um sucesso e, após estarmos contando com a participação de todas as universidades federais, poderemos expandir a iniciativa também às universidades estaduais e aos institutos federais de ensino superior e, claro, para experiências internacionais. O Promover amplia os limites para o acesso ao aprendizado e ao conhecimento que as nossas universidades têm a oferecer”, celebrou.
Ainda de acordo com o reitor, a mudança mais significativa é que, diferentemente dos outros modelos de mobilidade acadêmica, esse novo formato permitirá ao estudante cursar até três disciplinas em outras instituições, podendo, inclusive, que cada uma delas seja em universidades distintas. O Promover irá oportunizar o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes, com a troca de experiências entre pessoas de Norte a Sul, em uma mesma sala de aula virtual. “Será uma experiência para formar cidadãos e profissionais cada vez mais preparados para lidar com a realidade nacional”, garante.
O primeiro edital disponibiliza 340 disciplinas de diversas áreas do conhecimento sediadas nas quatro universidades que fazem parte do projeto piloto.
Confira o edital.
SERVIÇO O quê: Divugação do Programa de Mobilidade Virtual em Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Promover) Data: 08/02/2021 Horário: 14h15 |
Redes Sociais