Saiba quais os principais acontecimentos da Universidade em 2020
O ano de 2020 ficou marcado para a história como o ano da pandemia da Covid-19. A doença causada pelo novo coronavírus, que continua em circulação enquanto não se inicia a imunização da população brasileira, levou à morte de mais de 190 mil pessoas em todo o Brasil e 1,8 milhão de vítimas em todo o mundo no ano passado.
Com isso, atividades presenciais de diversos segmentos foram interrompidas a fim de evitar a circulação do vírus. Desta forma, tanto as aulas da UFT, como grande parte das atividades administrativas foram impactadas.
Suspensão das atividades presenciais
Com a necessidade de adaptação por parte da UFT e sua comunidade acadêmica, formada por estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados, o calendário acadêmico esteve suspenso do dia 30 de março a 13 de outubro de 2020, quando foi deliberado pelo Consuni o retorno às aulas de forma online.
Para que os estudantes mais vulneráveis não fossem prejudicados por falta de infraestrutura tecnológica, foi lançado o Projeto Alunos Conectados, que atendeu quase 5 mil estudantes.
Mais informações sobre o Plano de Retomada das Atividades de Ensino podem ser acessada na página exclusiva em nosso portal.
Ações contra a Covid-19
Apesar dos desafios com a maioria das atividades presenciais interrompidas, a UFT esteve à disposição da sociedade tocantinense no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Pesquisadores da instituição desenvolveram inúmeras ações de acordo com as suas respectivas áreas de conhecimento.
Entre as ações de maior destaque estão a confecção de equipamentos de proteção individual e a produção de álcool em gel, ambos distribuídos para trabalhadores que se colocaram em risco na atuação contra o vírus, especialmente os profissionais de saúde.
Também foram incontáveis eventos online ao vivo, com caráter educativo ou informativo. Inclusive, no portal da UFT foi disponibilizada a plataforma eventos, referente às ações em todos câmpus. Confira aqui.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários articulou junto aos câmpus a campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene para atender à população mais vulnerável de seus respectivos municípios.
Para saber mais a respeito dessas ações, acesse a página criada em nosso portal exclusivamente para essas notícias.
UFNT em andamento
A transição da UFT para Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nos câmpus de Araguaína e Tocantinópolis avançou ainda mais em 2020.
O Ministério da Educação (MEC) indicou o reitor pro tempore da UFNT, professor Airton Sieben.
A identidade visual da nova Universidade foi decidida através de votação do público, a partir de três propostas elaboradas pela própria comunidade.
A UFNT foi cadastrada junto à Receita Federal e já possui o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Dentre as etapas para implantação da UFNT, a criação do CNPJ estava entre uma das principais, pois dará mais autonomia para a nova universidade em estabelecer convênios e demais atividades.
Além disso, foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) a proposta de orçamento para integrar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2021). O documento demonstra ao MEC como serão executados os mais de 37 milhões previstos para despesas com custeio, assistência estudantil, investimentos e com pessoal na nova universidade.
Por último, em novembro, o curso de Direito do Câmpus de Tocantinópolis teve seu funcionamento autorizado pelo MEC.
Para acompanhar mais sobre a transição UFT-UFNT, acesse a página exclusiva dedicada a isso.
Redes Sociais