Criatividade e transformação na educação é tema de livro lançado pela EdUFT
Nesta quinta-feira (26), a Editora UFT (EdUFT) lançará o livro Educação Transdisciplinar: Escolas Criativas e Transformadoras. A publicação contém 15 capítulos que dialogam com perspectivas emergentes da educação escolar e da formação de professores.
A obra está vinculada ao III Seminário da Rede Internacional das Escolas Criativas, com a participação de autores de diversas nacionalidades: Brasil, Bolívia Portugal e Espanha.
O que é?
Uma das organizadoras da publicação, professora Dr.ª Maria José de Pinho, explica que as escolas possuem uma significativa potência como sistemas sociais educativos: “Historicamente, nós percebemos que as grandes crises no sistema sociais antecedem grandes transformações. Para Edgar Morin, as capacidades criativas dos indivíduos e dos grupos sociais podem despertar com a crise e com o perigo que ela oferece. Discutir e escrever sobre escolas criativas e transformadoras e sobre a educação transdisciplinar pode nos ajudar a entender melhor este processo e essa capacidade que os indivíduos trazem sobre a criatividade”.
Com isso, Maria José afirma que devemos exercitar nossa capacidade criativa como prática de resistência e de proposição de novos talentos: “Isso pode promover o desenvolvimento de uma educação reflexiva e influenciar tanto em relação a conservação quanto a transformação criativa de valores e condutas com parte dos indivíduos que a compõem”.
A discussão é que, a partir dessas práticas criativas na escola e em outros espaços educativos, é possível gerar e propagar experiências que são potentes mobilizadoras de transformação social. Além de Maria José, participaram da organização do livro as professoras doutoras Berenice Feitosa (in memoriam) e Marilza Vanessa Rosa Suanno e o professor Dr. João Henrique Suanno.
Homenagem
A publicação também homenageia a memória da professora Berenice Feitosa, que faleceu recentemente, mas também participa da organização do livro.
Redes Sociais