Reitor da UFT integra nova diretoria da Andifes
Nesta sexta-feira (30), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes elegeu a nova diretoria executiva e o Conselho Fiscal para o mandato 2020-2021. A eleição ocorreu durante a reunião remota do Conselho Pleno da associação.
A nova diretoria é composta pelos reitores Edward Madureira Brasil (UFG), presidente; Marcus Vinicius David (UFJF), primeiro vice-presidente; Luís Eduardo Bovolato (UFT), suplente; Joana Angélica Guimarães (UFSB), segunda vice-presidente; e reitor Paulo Afonso Burmann (UFSM), suplente. A secretaria executiva permanece sob o comando de Gustavo Balduino.
Bovolato avalia essa participação como representativa para a UFT, já que trará uma visibilidade para instituição e permitirá acesso rápido às informações e grandes discussões da área. Para ele, um dos grandes desafios do grupo será enfrentar as consequências que a pandemia trouxe para o ensino superior. “Temos o desafio de reinventar a universidade em um momento difícil, onde o acesso aos conteúdos e a sequência das atividades acadêmicas, inevitavelmente, vai passar pelo ensino das novas tecnologias e metodologias. Isso envolve a inclusão digital, acesso à internet, qualidade dos equipamentos, fluência e domínio dos professores para trabalhar os diferentes conteúdos utilizando a tecnologia, entre outras questões”, pontua o reitor da UFT.
O ex-presidente, reitor João Carlos Salles (UFBA), afirmou que deixa a diretoria, mas mantém o compromisso com universidades federais brasileiras. “Esse é um compromisso de todos nós, de continuar ao lado da nova diretoria na luta pela nossa universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Deixo meu grande abraço e desejo toda sorte à diretoria eleita”, disse.
O presidente eleito, reitor Edward Madureira, destacou que a nova gestão dará continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela Andifes na interlocução em defesa das universidades federais. “Nós estamos dando continuidade ao diálogo que é característico da Andifes. Daremos seguimento às pautas pelas quais já vínhamos trabalhando, sempre orientados pela defesa da democracia, pela autonomia e pela valorização das nossas universidades”, finalizou.
Redes Sociais