UFT inicia semana de reuniões online para discussão de novas práticas pedagógicas
A UFT inicia nesta semana as reflexões junto a comunidade acadêmica para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento que norteia o ensino, pesquisa e extensão na instituição. Abaixo estão as respectivas datas das reuniões em cada câmpus, que serão realizadas de forma online. Fique atento.
O objetivo é discutir o cenário formativo da UFT, problemas contemporâneos, pesquisas e práticas desenvolvidas referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão, priorizando mitigar os índices de retenção e evasão, com vistas à elaboração de políticas institucionais.
O resultado dos trabalhos subsidiará a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional – PPI, para potencializar a qualidade da formação na graduação e na pós-graduação da UFT, evidenciando a identidade institucional.
Acesse a sala virtual para a discussão no seu câmpus:
Gurupi - 07 de julho - 9h (será atualizado assim que a sala virtual estiver disponível)
Miracema - 07 de julho - 15h (Chave para acesso: 65800)
Palmas - 01 de julho - 15h (Link para transmissão à comunidade acadêmica)
Porto Nacional - 30 de junho - 15h
Tocantinópolis - 02 de julho - 15h
O que é o PPI?
O PPI fundamenta todo o trabalho educativo desenvolvido na Universidade, tanto na graduação quanto na pós-graduação e integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Por meio do PPI, o colegiado organiza o projeto pedagógico do curso. Para os alunos, os efeitos são as melhorias dos processos de ensino e aprendizagem. O trabalho também perpassa pelas atividades dos técnicos ao orientar, por exemplo, as ações dos servidores das bibliotecas, secretarias acadêmicas e laboratórios.
Com o conhecimento desse documento, há uma compreensão mais ampla sobre o papel social da Universidade.
Motivos para participar
A pró-reitora de Graduação, Vânia Passos, pontua os diversos fatores pelos quais o envolvimento da comunidade na discussão sobre o PPI é importante:
- O PPI é o documento que embasa as práticas de ensino, pesquisa e extensão na UFT, e envolve todos que se relacionam à estas atividades.
- Estudantes, professores e técnico-administrativos poderão contribuir para a construção do que desejam que a UFT seja, em conformidade aos objetivos institucionais.
- Além da contribuição de cada um, participar do processo também representa amadurecimento aos próprios envolvidos na discussão para a compreender a visão sistêmica das ações pelos propósitos definidos no PPI e PDI.
Quem pode participar? Como?
Toda a comunidade acadêmica deve participar do processo de construção do PPI, por meio dos sete grupos de trabalhos instituídos em cada câmpus. Os interessados devem procurar a direção de seu câmpus.
Grupos de trabalho
GT 1: Metodologia de Ensino – Inovação pedagógica: desafios conceituais e metodológicos para o ensino e à aprendizagem; relação teoria e prática; respeito ao outro e às culturas, tecnologias educacionais.
Presidente: Ana Carmem de S. Santana.
GT 2: Avaliação de Cursos– Avaliação interna e externa de cursos: indicadores e critérios; avaliação por área de conhecimento.
Presidente: Clarete de Itoz
GT 3: Estrutura e Conteúdo Curricular - Matriz formativa; flexibilização curricular; pré-requisitos; formas de oferta de disciplinas; objetos de conhecimento – competências e habilidades (dcns); creditação da extensão.
Presidente: Eduardo Cezari
GT 4: Avaliação de Programas de Formação Acadêmica e Assistência Estudantil – Apoio aos alunos-ingressantes, programas e impactos na formação, avaliação da aprendizagem, tecnologias educacionais.
Presidente: Fernando S. Barros
GT 5: Ingresso na UFT – objetos de conhecimento; conexão educação básica e educação superior; ideal universitário e realidade da formação básica.
Presidente: Ladislau do Nascimento
GT 6: Egresso UFT – Formação e Mundo do Trabalho; perfil do egresso; formação profissional.
Presidente: Eduardo Simões
GT 7: Internacionalização – qualidade do ensino, pesquisa e extensão; desafios conceituais e metodológicos; responsabilidade social, pedagógica, econômica, cultural e política; conexão com a educação básica; objetivos; respeito ao outro e às culturas.
Presidente: Thelma Lage
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