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PDI

Inovação nas metodologias de ensino e aprendizagem será foco do PDI 2021-2025

Written by Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Published: Monday, 01 June 2020 15:16 | Last Updated: Tuesday, 02 June 2020 19:33

Com foco central na inovação das metodologias de ensino e aprendizagem, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), para o quinquênio 2021-2025, começa a ser discutido pela comunidade acadêmica na Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A cada quatro anos, a UFT promove discussões junto à comunidade para que, de acordo com suas realidades e demandas, manifestem-se através de seus diferentes segmentos em que direção deve seguir o PDI.
Segundo o pró-reitor de Avaliação e Planejamento, professor Eduardo Lemus, já foram realizadas cinco reuniões online com a participação média de 75 pessoas em cada uma delas (gestores, docentes, diretores e representantes de câmpus), em que foram debatidas as estratégias macro para definição da metodologia, dos grupos de trabalho e apresentação de cenários externos e cenários internos para construção do PDI 2021-2025.
“Temos que estabelecer ações que venham trazer mudanças com foco na inovação na educação, novas tecnologias educativas, novas metodologias curriculares, flexibilizar e estimular o aluno, atrair mais e diminuir a evasão”, reforçou o pró-reitor.
Palestras
Dentre as palestras realizadas na etapa de macro estratégias, foram abordados temas como ensino superior no Brasil e as tendências que estão evidentes na indústria 4.0 pelo mundo; tendências das políticas de ensino superior pelo Governo Federal; ensino básico no Tocantins; competitividade e o status da UFT na oferta de cursos no Tocantins; análise do cenário interno da UFT com a apresentação de indicadores; avaliações e diagnóstico do PDI 2016-2020; além de formas alternativas de currículos disciplinares e propostas de acompanhamento individual dos alunos por meio de software.
“Continuaremos fazendo palestras. Haverá mais seminários para que as pessoas entendam como se constrói o PDI. Já temos programado para esta semana, palestra com a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) sobre os resultados da avaliação de 2019; e com a Proex que trará um diagnóstico das ações afirmativas da UFT”, ressaltou o pró-reitor.
A comunidade acadêmica pode participar dessas palestras e também quando se fará as discussões por meio dos grupos temáticos de diferentes área da gestão. As palestras e demais documentos dos Grupos de Trabalho estarão disponíveis na página do PDI, pelo link www.uft.edu.br/pdi
Etapa
Esse momento das reuniões e palestras online configura-se como etapa das discussões teóricas e degraus de ideias para construção do PDI. Ainda segundo o pró-reitor, Eduardo Lemus, o PDI 2021-2025 em comparação ao anterior, terá metas estratégicas maiores, partindo de objetivos estratégicos maiores e com indicadores bem claros, como por exemplo, a UFT sair de nota 4 para nota 5 ou diminuição da evasão para 20%.
“O foco desse PDI é o questionamento da nossa metodologia de ensino e aprendizagem, temos que mudar, não é fazer diferente só por fazer, pois o mundo está indo nessa direção: inovação e tecnologia nos ambientes educacionais, por isso tem que ser planejado. Planejamento é isso. Parar para vermos onde queremos chegar e como iremos fazer para chegar lá”, ponderou.
Histórico
PDI 2006/2010 - As ações desenvolvidas nesses primeiros anos da UFT estiveram voltadas para a implantação, estruturação e afirmação da importância da Universidade no Estado do Tocantins.
PDI 2011/2015 - O segundo PDI da UFT traduziu o planejamento da comunidade acadêmica em relação ao crescimento da Universidade, apontando as ações necessárias para que todos atinjam os objetivos e metas essenciais nesse processo.
PDI 2016/2020 - Materializou as metas em ações a serem atingidas pelas pró-reitorias, estabelecendo cronograma de execução, indicadores para acompanhamento e monitoramento e custo da ação por exercício financeiro.

 

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