Programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência da UFT são contemplados com bolsas
Foram disponibilizadas, por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 600 bolsas para os programas institucionais de Residência Pedagógica e de Iniciação Científica da UFT. A conquista permitirá a abertura de 16 núcleos de iniciação à docência e 9 núcleos de residência pedagógica.
Para a pró-reitora de Graduação da UFT, Vânia Passos, a conquista é motivo de muita alegria. “Parabenizo a equipe DPEE/Prograd e professores dos câmpus envolvidos no processo de elaboração dos projetos institucionais, que se empenharam com compromisso e dedicação. Uma grande conquista para a UFT, resultante de um trabalho conjunto, que fortalece os objetivos e valores institucionais e continuará a contribuir com o formação de futuros professores”, desta ela.
Iniciação à docência
O Edital Pibid CAPES 02/2020, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência contemplou, em âmbito nacional, 250 instituições de ensino superior, num total de 294 inscritas, para uma cota de 30 mil bolsas destinadas aos alunos dos cursos de licenciaturas. A UFT está entre as instituições contempladas com 384 bolsas para o projeto institucional do Pibid/UFT.
De acordo com a coordenadora do Pibid, professora Regina Padovan, o projeto aprovado tem como meta desenvolver e fortalecer ações de natureza formativa e integradora que envolvam as dimensões da docência, primando pela interlocução de um conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar proposto pelos diferentes cursos em parceria com as escolas, no compromisso entre a educação superior e a educação básica.
“Com as 384 bolsas aprovadas para alunos, o edital atendeu a composição de 16 núcleos ou grupos de iniciação à docência, constituídos por 01 coordenador de área, docente da UFT e 03 professores supervisores bolsistas, atuantes nas escolas públicas, mobilizando portanto, um total de 16 professores da UFT e 48 professores das escolas”, garante Regina.
Conforme estabelecido pelo edital, as áreas prioritárias compreenderam a Alfabetização: representada pelo curso de Pedagogia, com 04 núcleos (Arraias, Miracema, Palmas e Tocantinópolis); Ciências, atendida pelo curso de Biologia, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional); Física, com 01 núcleo (Araguaína); Língua Portuguesa, atendida pelos curso Letras, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional); Matemática, com 01 núcleo (Araguaína) e Química, com um núcleo (Araguaína). As áreas de formação geral atenderam os demais núcleos: Educação do Campo, com 01 núcleo (Arraias); Educação Física, com 01 núcleo (Miracema); Geografia, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional) e História, com 01 núcleo (Araguaína).
Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica (RP) é importante para a instituição, por promover a implementação de projetos que estimulam a articulação entre teoria e prática nas licenciaturas, fomentando a parceria entre as redes públicas de ensino, aproximando a UFT das redes de educação básica, estaduais e municipais, cujas escolas participam do programa.
O Edital da Capes Nº 1/2020 selecionou 250 instituições de ensino superior, entre elas a UFT em 52º lugar, com nota final de 1232,79. “Uma colocação muito boa, à frente de várias universidades federais consolidadas a mais tempo”, afirma a coordenadora de Residência Pedagógica, professora Érica Cupertino Gomes.
Em 2018 o número de bolsas disponibilizados para a instituição foi bem maior, eram 548 cotas de bolsas na modalidade residente. Nesse edital de 2020 houve uma diminuição considerável, para 384 cotas de bolsas de residentes. Dessas, a UFT receberá apenas 216 cotas, distribuídas pela própria Capes da seguinte forma: 120 cotas prioritárias, que permite a formação de 5 núcleos de áreas prioritárias e 96 cotas gerais, que permite a formação de 4 núcleos de áreas gerais.
Érica explica que a formação de 9 núcleos permitirá o envolvimento de 216 residentes bolsistas, até 54 residentes voluntários, 27 preceptores bolsistas (professores da rede básica que responsável pelos residentes nas escolas-campo), 9 docentes orientadores bolsistas e 9 docentes orientadores voluntários, que são professores da UFT. “Com essa equipe poderemos atuar em até 27 escolas da rede pública de educação básica”, enfatiza ela.
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