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Conquista

Programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência da UFT são contemplados com bolsas

Written by Virgínia Magrin | Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 27 May 2020 14:56 | Last Updated: Wednesday, 27 May 2020 17:35

Foram disponibilizadas, por meio de edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 600 bolsas para os programas institucionais de Residência Pedagógica e de Iniciação Científica da UFT. A conquista permitirá a abertura de 16 núcleos de iniciação à docência e 9 núcleos de residência pedagógica.

Para a pró-reitora de Graduação da UFT, Vânia Passos, a conquista é motivo de muita alegria. “Parabenizo a equipe DPEE/Prograd e professores dos câmpus envolvidos no processo de elaboração dos projetos institucionais, que se empenharam com compromisso e dedicação. Uma grande conquista para a UFT, resultante de um trabalho conjunto, que fortalece os objetivos e valores institucionais e continuará a contribuir com o formação de futuros professores”, desta ela.

Iniciação à docência

O Edital Pibid CAPES 02/2020, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência contemplou, em âmbito nacional, 250 instituições de ensino superior, num total de 294 inscritas, para uma cota de 30 mil bolsas destinadas aos alunos dos cursos de licenciaturas. A UFT está entre as instituições contempladas com 384 bolsas para o projeto institucional do Pibid/UFT.

De acordo com a coordenadora do Pibid, professora Regina Padovan, o projeto aprovado tem como meta desenvolver e fortalecer ações de natureza formativa e integradora que envolvam as dimensões da docência, primando pela interlocução de um conhecimento multidisciplinar e interdisciplinar proposto pelos diferentes cursos em parceria com as escolas, no compromisso entre a educação superior e a educação básica.

“Com as 384 bolsas aprovadas para alunos, o edital atendeu a composição de 16 núcleos ou grupos de iniciação à docência, constituídos por 01 coordenador de área, docente da UFT e 03 professores supervisores bolsistas, atuantes nas escolas públicas, mobilizando portanto, um total de 16 professores da UFT e 48 professores das escolas”, garante Regina.

Conforme estabelecido pelo edital, as áreas prioritárias compreenderam a Alfabetização: representada pelo curso de Pedagogia, com 04 núcleos (Arraias, Miracema, Palmas e Tocantinópolis); Ciências, atendida pelo curso de Biologia, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional); Física, com 01 núcleo (Araguaína); Língua Portuguesa, atendida pelos curso Letras, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional); Matemática, com 01 núcleo (Araguaína) e Química, com um núcleo (Araguaína). As áreas de formação geral atenderam os demais núcleos: Educação do Campo, com 01 núcleo (Arraias); Educação Física, com 01 núcleo (Miracema); Geografia, com 02 núcleos (Araguaína e Porto Nacional) e História, com 01 núcleo (Araguaína).

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é importante para a instituição, por promover a implementação de projetos que estimulam a articulação entre teoria e prática nas licenciaturas, fomentando a parceria entre as redes públicas de ensino, aproximando a UFT das redes de educação básica, estaduais e municipais, cujas escolas participam do programa.

O Edital da Capes Nº 1/2020 selecionou 250 instituições de ensino superior, entre elas a UFT em 52º lugar, com nota final de 1232,79. “Uma colocação muito boa, à frente de várias universidades federais consolidadas a mais tempo”, afirma a coordenadora de Residência Pedagógica, professora Érica Cupertino Gomes.

Em 2018 o número de bolsas disponibilizados para a instituição foi bem maior, eram 548 cotas de bolsas na modalidade residente. Nesse edital de 2020 houve uma diminuição considerável, para 384 cotas de bolsas de residentes. Dessas, a UFT receberá apenas 216 cotas, distribuídas pela própria Capes da seguinte forma: 120 cotas prioritárias, que permite a formação de 5 núcleos de áreas prioritárias e 96 cotas gerais, que permite a formação de 4 núcleos de áreas gerais.

Érica explica que a formação de 9 núcleos permitirá o envolvimento de 216 residentes bolsistas, até 54 residentes voluntários, 27 preceptores bolsistas (professores da rede básica que responsável pelos residentes nas escolas-campo), 9 docentes orientadores bolsistas e 9 docentes orientadores voluntários, que são professores da UFT. “Com essa equipe poderemos atuar em até 27 escolas da rede pública de educação básica”, enfatiza ela.

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