Oficina de Criatividade Sonora disponibiliza episódios em podcast
A suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da Covid-19 fez com que as atividades presenciais na Universidade Federal do Tocantins fossem suspensas. O projeto de extensão Oficina de Criatividade Sonora (OCriS), do curso de Teatro e coordenado pelo professor Heitor Oliveira, migrou para as plataformas digitais e continua sua atuação agora por meio de um podcast que tem episódios semanais.
Segundo Oliveira, cada episódio consiste em um experimento sonoro colaborativo criado a partir do seguinte processo: a cada sexta-feira é divulgada uma imagem/partitura em perfis do professor e do projeto nas redes sociais. "Daí, qualquer pessoa pode participar enviando áudio resultante de sua leitura da imagem/partitura por e-mail ou Whatsapp até a terça-feira da semana seguinte; cada quinta-feira, após o trabalho de edição, é divulgado um novo episódio com o resultado do experimento e comentários de alguns de seus participantes", explica Oliveira.
Até o momento, foram criados dois episódios, que podem ser conferidos no endereço eletrônico anchor.fm/heitor-ocris e em diversas plataformas agregadoras de podcasts, como Google Podcasts, Overcast e Spotify.
Ainda conforme Oliveira, "a princípio, os experimentos colocam em pauta uma troca de saberes e fazeres sobre a visualidade da notação musical, possibilitando leituras ora mais estruturais, ora mais metafóricas. Com isso, o trabalho de edição e mixagem das diversas contribuições é um comentário sobre as possibilidades de escuta e composição de poéticas sonoras simultaneamente musicais (em sentido experimental) e narrativas".
Confira, abaixo, a apresentação do projeto e os dois primeiros episódios (tudo em formato podcast) e ao lado a imagem/partitura utilizada.
Apresentação
Episódio 1
Episódio 2
Confira, abaixo, a imagem/partitura disponibilizada e que comporá o próximo episódio do podcast:
Redes Sociais