UMA cria projeto para auxiliar os idosos nesta fase de isolamento social
Com o objetivo de garantir o bem-estar dos acadêmicos nesta fase de isolamento devido ao Covid-19, já que os idosos são o principal grupo de risco, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – criou o projeto “UMAnizando em tempos de coronavírus”.
O projeto reúne profissionais de diversas áreas, como gerontólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Enfermagem que, por meio de telefonemas e redes sociais, dão suporte aos idosos que estão em isolamento social e ficam à disposição para qualquer necessidade que surgir, como ir ao supermercado e farmácias.
O projeto trabalha com sete eixos, sendo eles:
- Educação em Saúde: Informação de qualidade;
- Neto (a) postiço: Posso te ajudar?;
- Atividade Física em Casa: Mexa-se;
- Culinária Afetiva: Cozinhar com afeto e alegria;
- Arte, Cultura e Educação: Cuca Ativa;
- UMA Cuida: Acolhimento Psicológico e Apoio Social.
O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, fala que essas ações reforçam o compromisso que a Universidade tem com os idosos. “Como primeiro produto deste projeto, fizemos quatro vídeos com dicas de atividades físicas que os acadêmicos podem realizar em casa, de forma prática e segura e, desta forma, sair do sedentarismo. Os vídeos foram elaborados seguindo todos os protocolos necessários”, destacou Neto.
Os vídeos podem ser acessados pelos links:
Apresentação do Projeto UMAnizando
Dicas preparatórias para alongamento
Redes Sociais