HDT-UFT realiza 208 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites na UBS Araguaína Sul
Evento ocorreu em parceria com a Prefeitura e pretende reforçar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção a doenças, tendo em vista a aproximação do carnaval
Equipe multiprofissional do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) realizou na última sexta-feira (14), 208 testes rápidos de sífilis, HIV, e hepatites na Unidade Básica de Saúde (UBS) Araguaína Sul. A ação, que também contou com a distribuição de preservativos foi realizada em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com intuito em iniciar a campanha de carnaval, com enfoque na prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias (UDIP), enfermeira Gilmara Cruz e Silva Lacerda destacou que esta é uma oportunidade ímpar porque possibilita o fácil acesso aos testes rápidos. “A intenção é fazer com que o usuário tenha conhecimento sobre seu estado sorológico e caso seja reagente, já seja encaminhado ao Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HDT-UFT para receber todas as orientações necessárias e iniciar o tratamento”.
Para a coordenadora do programa IST/Aids da Vigilância Epidemiológica do município, Thays Zaions, a parceria com o hospital beneficiou muitos usuários que compareceram a Unidade de Saúde e acabaram aproveitando a oportunidade para fazerem logo a testagem, porém lembrou que todas as UBS realizam o exame, sendo necessário apenas levar um documento com foto e agendar.
O estudante de psicologia, Davi Torres fez o teste rápido pela terceira vez. “E acho muito pertinente a iniciativa, pois facilita o cuidado a nossa saúde, porém o mais importante é a prevenção, usar camisinha sempre”, finalizou.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais