Pesquisador da UFT desenvolve painel para monitoramento de redes sociais
Sistema denominado de Gnos trabalha com inteligência artificial que faz uma análise qualitativa dos comentários e interações de usuários de redes sociais
Já pensou em qualificar e quantificar suas interações nas redes sociais de maneira simples e eficaz? O pesquisador Rogério Nogueira, que é analista em tecnologia da informação, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desenvolveu o Gnos que é um painel de monitoramento web, que faz análises de dados das redes sociais para composição de indicadores. Esse produto está em exposição na II Unitec das 17h às 22h, até o próximo sábado (05), no Centro de Convenções Arnoud Rodrigues.
A finalidade do Gnoss é avaliar o impacto das postagens em um determinado grupo de usuários da rede social onde ocorreu a postagem. Ele coleta um conjunto de informações e expõem na forma gráfica interativa, para facilitar a visualização de quem monitora determinada perfis de redes sociais. O sistema foi desenvolvido para o Instagram, mas pode ser adequado a diversas outras.
Inteligência Artificial
Uma das vantagens do Gnos é que seus indicadores, que compões o painel, são atualizados em tempo real, com base na analise dos dados extraídos diretamente das ultimas postagens de um determinado usuário de uma rede social. Para isso o programa trabalha com Inteligência Artificial.
Exatamente por meio de uma inteligência artificial o sistema consegue fazer uma análise quantitativa partir de dados quantitativos, como por exemplo reconhecer se um comentário do usuário é relacionado ao sentimento da pessoa (se esta está feliz, triste, com raiva, medo ou surpreso). Também faz uma análise se o comentário é positivo ou negativo.
De acordo com o desenvolvedor do Gnos, a proposta deste “painel de monitoramento” é visualizar indicadores em tempo real de sentimento das pessoas que consomem produtos comunicacionais nas redes sociais e fornecer esses dados aos gestores de redes sociais. “Pode ser usado para conter uma crise comunicacional, como por exemplo, alerta que possam causar danos à imagem de uma instituição”, esclarece.
Mas qual o público deste sistema? A resposta é simples, empresas, instituições públicas, organizações não governamentais (Ongs), e pessoas que administram redes sociais e tem necessidade de monitorar suas informações.
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