Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Cromatografia e Espectrometria está aberto à parcerias públicas ou privadas
Início do conteúdo da página
QUÍMICA

Laboratório de Cromatografia e Espectrometria está aberto à parcerias públicas ou privadas

Written by Virgínia Magrin/ Revisão: Paulo Aires | Published: Thursday, 12 September 2019 17:23 | Last Updated: Thursday, 12 September 2019 17:56

Professor Niculau opera um dos equipamentos do Laboratório (Foto: Divulgação)Professor Niculau opera um dos equipamentos do Laboratório (Foto: Divulgação)Com a intenção de colaborar para o desenvolvimento da Universidade Federal do Tocantins (UFT), seus futuros profissionais, das empresas públicas e privadas do País e da região norte do estado, é que nasceu o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria (LabCrom ) do curso de Química, no Câmpus de Araguaína.

Entre os equipamentos disponíveis do laboratório estão o GC-MS e HPLC-DAD, que permitem desenvolver análises qualitativas e quantitativas de agrotóxicos (pesticidas), compostos poluentes emergentes, compostos orgânicos voláteis (VOCs), contaminantes em geral (HPAs, TPH, BTEX, etc) presentes em diversas matrizes como, por exemplo, plantas, microrganismos, alimentos, combustíveis, solo e fluídos biológicos.

Além disso, é possível desenvolver trabalhos na área de forense criminal. O Fotômetro de chama permite leituras estáveis e reprodutíveis de sódio, cálcio, lítio e potássio presentes em alimentos, cerâmica, fertilizantes, cimento, bebidas e fluídos biológicos. O professor e coordenador do laboratório, Edenilson dos Santos Niculau , explicou que em breve, também será possível realizar parcerias público-público e público-privada nessas áreas, utilizando, principalmente, o GC-MS e HPLC-DAD.

Parcerias

As entidades públicas e privadas podem fechar parcerias por meio de acordos, convênios ou prestação de serviços com o LabCrom. “Muitas empresas privadas da região, por exemplo, na área de alimentos, necessitam realizar análises qualitativas e/ou quantitativas de compostos químicos para atender normativas de legislações específicas. Realizando essas análises aqui no estado, haverá uma redução de custo e tempo, pois muitas dessas análises são realizadas fora do Tocantins. Instituições públicas, por sua vez, podem apresentar algumas dificuldades relacionadas ao corpo técnico e infraestrutura laboratorial para atender suas demandas e a UFT pode contribuir nesse sentido”, explicou Niculau.

Pesquisa e extensão

No LabCrom, os docentes desenvolvem trabalhos e projetos de  ensino, pesquisa e extensão com ênfase nas seguintes linhas: Identificação e semi-quantificação de compostos voláteis em microrganismos, óleos essenciais in natura e encapsulados, em plantas isoladas e associadas a fungos e bactérias; Análises de frutos e bebidas do cerrado tocantinense com ênfase na caracterização físico-química e perfil cromatográfico de amostras complexas.

Também são realizadas análises de parceiros da própria UFT e de outras instituições. Atualmente o laboratório atende quatro trabalhos de iniciação científica e cerca de dez trabalhos de conclusão de curso  estão em desenvolvimento.

Tecnologia de ponta

Laboratório recebeu a visita do reitor Luís Eduardo Bovolato (Foto: Divulgação)Laboratório recebeu a visita do reitor Luís Eduardo Bovolato (Foto: Divulgação)O laboratório auxilia diretamente na qualidade da formação educacional dos estudantes de graduação do curso de Química, além da pós-graduação e graduação da instituição, pois os equipamentos disponíveis são de ponta. Niculau enfatiza, que isso vai permitir que os estudantes aprendam algumas das técnicas utilizadas nas melhores instituições do Brasil e nos desenvolvidos.

Ademais, haverá uma contribuição para a Universidade na área de inovação e prestação de serviços. “De acordo com a efetivação e demanda das parcerias, os próprios alunos e ex-alunos serão absorvidos para trabalharem no laboratório por meio de bolsas ou contratação técnica. Além de atender a sociedade com a transferência de tecnologia, a prestação de serviços faz com que a Universidade tenha outra fonte de recursos que podem ser aplicados na graduação e pesquisa”, elucidou o professor Niculau.

Para ele, o próximo passo agora será a acreditação e registro do laboratório em algumas agências regulamentadoras, além de aquisição de novos equipamentos: Espectrômetro de infravermelho por Transformada de Fourier, Espectrofotômetro de Varredura, Espectrômetro de Massa com Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-MS), Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência Acoplado ao Espectrômetro de Massas (LC-MS), Espectrômetro de Massas de alta resolução, além de outros equipamentos de rotina laboratorial.

Laboratório Equipado

O Laboratório de Cromatografia e Espectrometria (LabCrom) está localizado no Câmpus de Araguaína, no Bloco B, do Curso de Química, e está equipado com os seguintes equipamentos: um Cromatógrafo a Gás (GC) Agilent Technologies 7890B hifenizado a um espectrômetro de massas (MS) 5977B do tipo Quadrupolo simples operando com fonte de ionização por impacto eletrônico e uma coluna capilar HP-5MS, L = 30 m, DI = 0,25 mm e filme = 0,25 µm; um Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC) Shimadzu Corporation, contendo detector de arranjo de diodos SPD-M20A e bomba quaternária LC-20AT operando com uma coluna VP-ODS C18  (150 x 4,6 mm, 5 µm); um sistema de ultrapurificação de água; um condutivímetro;  um fotômetro de chamas Analyser modelo 910; duas balanças analíticas Shimadzu;  uma geladeira Frost Free; quatro computadores e duas impressoras, além de alguns consumíveis, vidrarias e reagentes.

O Laboratório conta ainda com a assistência de três técnicas químicas - Karolina Lima Nogueira, Gildeth Pereira de Oliveira e Ana Rosa Carvalho de Oliveira - e dois professores Químicos - Edenilson dos Santos Niculau e Flamys Lena do Nascimento Silva, responsáveis por realizar as análises cromatográficas no GC-MS e HPLC-DAD.

Interessados em mais detalhes ou possíveis parcerias podem entrar em contato pelos e-mails This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

registrado em:
marcador(es): Araguaína,Home,Química
Fim do conteúdo da página