Alunos do Parfor fazem atividade de campo na Aldeia Porteira
Com o objetivo de contribuir nas discussões conduzidas pelo componente curricular Antropologia e Educação, que tem a diversidade étnica e racial como foco, no último sábado, dia 13 de julho, a turma do curso de Pedagogia, do Programa de Formação de Professores (Parfor), fez uma atividade de campo na Aldeia Porteira, do Povo Akwe-Xerente. A atividade foi organizada pela professora Reijane Pinheiro da Silva.
Os alunos participaram de um roda de conversa sobre a educação indígena na área Xerente, conduzida pelo também indígena e aluno da UFT, Marcos Swate, que atualmente é responsável pelo acompanhamento da educação infantil indígena no município de Tocantínia e pela professora indígena Diana Xerente, que trabalha na escola da Aldeia Porteira.
Reijane destacou que a troca de experiências e o contato com o universo cultural Xerente possibilitou aos alunos do curso a ampliação do olhar e da reflexão sobre as muitas faces da educação ofertada no Tocantins, bem como sobre a diversidade de modos de fazer e pensar que a caracteriza.
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