Terceira Semana de Enfermagem do HDT-UFT aborda o tema “Segurança e qualidade no exercício da profissão”
Na manhã desta segunda-feira (13) teve início a terceira edição da Semana de Enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada em Araguaína (TO). O tema central do evento é “Segurança e qualidade no exercício da profissão”, e as atividades seguem com palestras e debates no auditório do hotel Premier e se encerra na sexta-feira (17), com confraternização, no HDT-UFT.
O público abrange cerca de 120 profissionais que compõem o corpo de enfermagem, sendo enfermeiros e técnicos. Além de palestrantes do hospital, essa edição conta com a presença dos facilitadores convidados: enfermeira especialista em Gerenciamento de Enfermagem e Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Cleide Mazuela Canavezi, do professor da UFT, enfermeiro Elicarlos Marques Nunes e do Coach em comunicação, Luís Boenergio da Silva Braga.
Na ocasião de abertura, o superintendente José Pereira Guimarães Neto destacou a importância do ofício da enfermagem na prestação de um serviço de qualidade aos usuários do hospital, parabenizando-os e encerrou sua fala desejando uma semana de muito aprendizado para os participantes.
A chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz explica que o objetivo do evento é congregar saberes e práticas na garantia da oferta do cuidado qualificado, promovido em equipe, traduzido em amor pelo que faz, no cuidar e respeitar as pessoas, fazendo da enfermagem uma área que se destaca pela humanização, integração e qualificação na atenção à saúde, no ensino e na pesquisa no âmbito de Hospital Universitário Federal, compondo a Rede Ebserh.
Confira a programação completa aqui.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais