Avaliação de Desempenho 2019 tem início no dia 20 de abril
No próximo dia 20 de abril, inicia-se a Avaliação de Desempenho 2019 da UFT. Deverão participar todos os técnicos-administrativos e docentes que estejam ocupando cargos de gestão.
A Avaliação é coordenada pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep). O instrumento fornece indicadores relevantes para planejamentos estratégicos que visem promover o desenvolvimento humano, profissional e institucional.
A Avaliação de Desempenho foi instituída por normativa federal, sendo, portanto, um dever da Universidade realizá-la ano a ano, cumprindo-se, assim, a legislação.
Etapas
A Avaliação ocorre ao longo de três momentos:
Na 1ª etapa – que vai de 20 de abril a 06 de maio –, cada servidor deve fazer a autoavaliação, a avaliação sobre a equipe com quem trabalha e sobre a chefia.
A 2ª etapa ocorre de 07 a 23 de maio, em que as chefias avaliam os servidores de suas equipes.
A 3ª etapa, de 24 a 31 de maio, é destinada à homologação das avaliações ou interposição de recursos.
A importância da Avaliação
Mais que um importante instrumento para a tomada de decisões e planejamentos por parte da gestão, a Avaliação de Desempenho também influencia diretamente na carreira dos técnicos administrativos: progressões por mérito bem como solicitações de afastamento para qualificação e capacitação relacionam-se à realização e resultados da Avaliação.
“A Progressão por Mérito exige a participação e a aprovação do técnico na Avaliação de Desempenho. O servidor que deixa de obter a nota na Avaliação acaba prejudicado em sua progressão na carreira, sofrendo o impacto em sua renda salarial”, destaca a diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Progedep, Susisdarlem Alves Mota Araújo.
Ainda segundo a diretora, entre os critérios constantes para desempate nos pedidos de afastamento para capacitação e qualificação, está a nota obtida anualmente, pelo servidor, na Avaliação de Desempenho – lembrando que o planejamento de afastamento, realizado pela gestão, ocorre somente a cada dois anos.
O coordenador de Desenvolvimento de Carreira, Anderson Ferreira de Lima, explica que os servidores que ingressaram até o dia 20 de outubro de 2018 devem participar da avaliação. "Todos os servidores que ingressaram até a data, mesmo que já tenham completado todas as progressões, deverão participar do processo avaliativo, conforme o cronograma. Ressaltamos a importância da participação de todos", enfatizou.
Redes Sociais