Conceito Preliminar de Curso confere Nota 4 a vários cursos da UFT
Ao procurar uma Universidade para cursar sua graduação muitos pesquisam a nota atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) a ela. A nota do MEC representa o reconhecimento da atuação da faculdade e é uma forma doaluno verificar a qualidade do ensino. Para isso, muitos são os conceitos atribuídos - o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um deles, que em conjunto com o Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), forma o conjunto de indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro.
Dessa vez, o CPC - divulgado a cada três anos para cada grupo de cursos do ciclo avaliativo calculado no ano seguinte da aplicação do ENADE – conferiu a nota 4 aos seguintes cursos:
Reconhecimento
A avaliação positiva foi recebida com alegria pelos colegiados, que unanimente destacaram o trabalho e esforço conjunto de alunos, professores e técnicos para alcançar o reconhecimento. “Nós fizemos um trabalho de formiguinha junto aos alunos no convencimento da importância de valorizar a nota deles no Enade. Essa nota reflete o empenho de todas essas partes. Agora a coordenação seguirá trabalhando para chegar à nota de excelência – a nota 5. Isso é possível com o corpo docente que temos, onde quase todos são doutores e com dedicação exclusiva”, garantiu o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Moisés de Souza Arantes Neto.
José Neto, coordenador do curso de Engenharia Florestal, afirma: “O esforço de todos foi expresso pela ampliação da infraestrutura do curso, expansão do quadro docente e adequação do PPC a realidade do estado do Tocantins, fatos estes que melhoram a inserção de nossos estudantes no mercado e contribuem com a divulgação do nosso curso e instituição”.
O coordenador do curso de Ciências da Computação, Ary Oliveira, destacou a representatividade da nota. “Quando avaliamos o corpo docente, que é um dos eixos de avaliação do Enade, a gente verifica se estamos atendendo ao mínimo que é exigido na formação docente e quando verificamos o eixo de infraestrutura, analisamos se realmente a infraestrutura do curso está atendendo ao que o aluno e MEC está esperando. A gente avalia como está sendo o trabalho didático e pedagógico do curso através do exame e da forma que o aluno enxerga a instituição e o curso”, destacou Oliveira.
Para o coordenador do curso de Letras, em Porto Nacional, Antônio Egno, o resultado veio recheado de perspectivas. “A nota com certeza ajuda na expectativa de reconhecimento de curso pelo MEC, no caso de uma dupla licenciatura, expectativa do Curso de Letras CPN”.
E para quem pensa que os desafios ficam por aí, está enganado. Tiago Pereira, coordenador do curso de biologia, em Porto Nacional, recebeu a avaliação com grande satisfação e com a certeza que ainda tem muito trabalho pela frente. “A cada dia trabalharemos para contribuir mais com a formação de professores e pesquisadores para o desenvolvimento humano e científico da UFT e da sociedade tocantinense”, garantiu ele.
Saiba mais sobre o CPC
O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Para o procurador educacional institucional da UFT, Clístenes Barros Paiva, o CPC é importante por “direcionar os atos regulatórios do MEC, tal como a renovação de reconhecimento de curso, além ser uma vitrine para a comunidade acadêmica e sociedade verem como está o curso e seu andamento”.
O CPC é utilizado para avaliar os cursos de graduação e conta com uma escala que vai de 1 a 5, sendo as notas a partir de 3 consideradas satisfatórias. Instituições com média inferior a 3 devem passar por uma visita de avaliação do Inep. A nota 5 é o nível mais alto de qualidade. As faculdades com nota baixa no CPC podem ser descredenciadas ao MEC caso obtenham pontuação de 1 a 2 em mais de uma avaliação. Outro fator que culmina no descredenciamento é a baixa oferta de cursos e a falta de qualidade no ensino e na estrutura física da faculdade.
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