Profissionais de enfermagem participam de curso de Reanimação Cardiopulmonar
Atividades serão divididas em: aulas teóricas nos dias 04 e 05, no Hotel Premiére e 06 e 07 no Hall da Ala B do hospital, com aulas práticas
Sob o tema “Reanimação Cardiopulmonar Intra-hospitalar”, será ofertado de 04 a 07 de dezembro, o I módulo do curso de capacitação para cerca de 80 profissionais do corpo de enfermagem do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada em Araguaína (TO). As aulas teóricas ocorrem nos dias 04 e 05, no Hotel Premiére e nos dias 06 e 07 acontece o treinamento prático com estações de atendimento, no Hall da Ala B do hospital. Confira a programação completa aqui.
O evento é realizado pela Divisão de Enfermagem, em parceria com a Divisão Médica e Divisão de Gestão do Cuidado, e contará com moldes dos protocolos internacionais, utilizando-se de estações práticas com simulações com bonecos e os equipamentos utilizados nas situações de emergência que se aproximam mais da realidade vivenciada no cotidiano hospitalar, de forma a qualificar o quadro de pessoal de enfermagem de forma organizada.
A Chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Maria Casagrande da Luz Divisão de Enfermagem explica que a parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente intra-hospitalar requer um atendimento organizado, ágil e seguro. “A equipe de enfermagem tem papel fundamental na detecção dos primeiros sinais de uma PCR e no início das manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) o mais precoce possível. Com isso justifica-se a necessidade de treinamentos constantes o mais próximo da realidade e de treinar um time de resposta rápido para a oferta do serviço”, disse.
Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Redes Sociais