Assinado Termo de Cooperação entre a UFT e a Universidade da Flórida
A assinatura de um termo de cooperação entre a UFT e a Universidade da Flórida (UF) marcou as atividades do Workshop “Rios, Terras e Culturas: Aprendendo com o Sistema Socioecológico do Tocantins", da Rede de Pesquisas em Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas na última quarta-feira (16). O Workshop, que foi iniciado no dia 14 com atividades externas, reuniu pesquisadores brasileiros e estrangeiros no Anfiteatro (Bloco D), no Câmpus da UFT em Palmas.
O termo foi assinado pelo reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato em mesa composta por Elineide Eugênio Marques, do Programa de Pós-graduação em Ciência do Ambiente e coordenadora local da Rede; Bette Loiselle, diretora do Centro de Conservação e Desenvolvimento Tropical da Universidade da Flórida (TCD-UF); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFT, Raphael Sanzio Pimenta; a vice-coordenadora do PPGCiamb, Liliana Pena Naval; a professora e futura coordenadora do PPGCiamb, Kellen Lagares; e a professora da Universidade da Flórida e coordenadora do Workshop, Simone Athayde.
Bette destacou, em sua fala, que o presidente da Universidade de Flórida não pôde estar presente, mas encaminhou toda a documentação legal para formalização do termo de cooperação e que é muito importante a cooperação entre as duas instituições, agradecendo ainda às agências de financiamento da Fundação para a Ciência dos Estados Unidos e também à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Brasil.
Bovolato ressaltou que o acordo, além de permitir a ampliação das relações e o intercâmbio técnico-científico entre as instituições, vem ao encontro do movimento em torno da internacionalização da UFT, com abertura de possibilidades em diversas áreas, para além da pesquisa e da pós-graduação. "Ganham as duas instituições e para nós isso coincide com o esforço que temos feito para a internacionalização. Para nós há também o diferencial aberto para a mobilidade de docentes e discentes para a Universidade da Flórida e também o inverso, com a recepção de estudantes e professores daquela universidade", disse.
O Workshop foi promovido por meio de parceria entre universidades brasileiras e a Universidade da Flórida (EUA). Contou com a participação de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação de instituições brasileiras e estrangeiras. Na UFT o evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb).
Nesta sexta-feira (18), pesquisadores integrantes do Workshop voltaram a participar de um Dia de Campo, nas cidades de Tocantínia e também nas aldeias xerente da região. Eles foram acompanhados por alunos do PPGCiamb, docentes da UFT e também por Paulo Xerente, que é aluno do PPGCiamb e indígena.
Possibilidades do termo de cooperação
|
Todas as palestras realizadas no Workshop podem ser conferidas no Canal de Youtube da Rede de Barragens Amazônicas.
Veja algumas fotos do último dia de Workshop:
Redes Sociais