Exposição enaltece mulheres negras do Tocantins e do Brasil
O Câmpus de Porto Nacional, abriu nesta quinta-feira (08) - data que é lembrada como Dia Internacional da Mulher - uma exposição em homenagem as mulheres negras do Brasil e do Tocantins que contribuíram para o fortalecimento da imagem feminina ativa e independente, em diferentes áreas de atuação, vencendo um duplo preconceito: ser mulher e ser negra. A mostra está disponível até amanhã no hall do Bloco x e a entrada é gratuita.
A exposição é organizada e confeccionada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-. Brasileiros (Neaf), ambos da Universidade. Dentre as homenageadas estão, líderes comunitárias e religiosas, pesquisadoras, poetizas e atrizes que têm em comum a defesa, estudos e atuação em prol da cultura afro e combate ao racismo, intolerância religiosa e participação no cenário político e social.
De acordo com a professora Vera Lúcia Aires, coordenadora do Neab, esta é uma maneira de reconhecimento. "Precisamos afirmar a importância da mulher negra na construção social, apesar da sua invisibilidade no cenário brasileiro", conta. Ainda segundo ela, a ação também pretende expor aos alunos a existência e vida destas personagens. "Desta forma, valorizar e contribuir para a própria valorização da mulher e estudante negras na atualidade", explica.
Redes Sociais