Com apoio da UFT, evento de percussão ocorre em Palmas nesta quarta
Movimentar o consumo e o debate sobre música, bem como, valorizar os mestres e as tradições musicais do estado são alguns dos objetivos do II Encontro Percussivo, que acontece nesta quarta-feira (28), no Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis em Palmas. O evento é organizado por músicos independentes da cidade e tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
A programação do Encontro contará com oficinas, palestra, apresentações culturais e também venda e exposição de instrumentos. As inscrições ocorrerão no local e darão direito a certificados de participação gerados pela Proex. Ao todo são ofertadas oitenta vagas e para se inscrever é necessário doar 1kg de alimento não perecível ou um produto de higiene pessoal.
Programação diversificada
Dentre as oficinas, os participantes poderão conferir a de Percussão Sinfônica, que será ministrada pelo Diretor de Cultura, Bruno Barreto. Segundo ele, essa será uma oportunidade de aprender um pouco mais sobre os instrumentos utilizados nas orquestras e além de abrir um espaço para que os interessados possam iniciar o aprendizado de algum instrumento musical da percussão, com foco em instrumentos que podem ser utilizados também na orquestra. "A oficina será uma mostra dos instrumentos de percussão que foram incorporadas à estrutura da Orquestra Sinfônica tradicional, por exemplo, o triângulo que é tão conhecido no forró, mas que foi incorporado nas orquestras", explica.
Além do Diretor de cultura, o evento contará com outros grandes representantes da música no estado como os facilitadores culturais Murilo Fernando, Edilson Morais, Márcio Bello dos Santos e Leo Cepa que irão ministrar oficinas de grande relevância para a música percussiva. De acordo com o responsável da comunicação do evento, Jerfeson Nascimento, a escolha da programação foi feita de forma colaborativa e teve uma aceitação positiva e imediata dos músicos. Para ele, o apoio da universidade fortalece o evento". A parceria da UFT é fundamental para legitimar essas oficinas que são extremamente importante para a cena musical no estado, bem como para toda a sociedade", conta.
O encontro surgiu da iniciativa popular dos músicos
De acordo com a organização do programação durará o dia inteiro e à noite, a partir das 18h. "O Primeiro Encontro aconteceu em 2015, na Praça dos Girassóis, por iniciativa dos músicos percussionistas Murilo Fernando, Bimbo Cabeça e Clésio Jiba que fizeram o convite pelas redes sociais. A ideia é colocar o encontro no circuito cultural da capital e vai ganhando forma por meio da ação de facilitadores culturais que voluntariamente agem pela construção da cultura tocantinense. Grandes nomes da música tocantinense como Dorivan Borges e Genésio Tocantins se juntaram a essa iniciativa pelo comprometimento com a cultura do estado".
Redes Sociais