Metodologias Participativas no Ensino Superior é tema de curso
Com a temática “Metodologias Participativas no Ensino Superior”, o câmpus de Araguaína recebeu curso voltado para a formação continuada de servidores. Organizado pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEDEP), por meio do Curso de Formação Continuada (PROFOR) e Programa Servidor Multiplicador foram realizadas duas edições do curso nos meses de outubro e novembro, ministrados pelos servidores Rosária Helena Ruiz Nakashima e Braz Batista Vaz (docentes do colegiado de História), Ianed da Luz Sousa (Chefe de Gabinete da Direção) e colaboração de Kênia Gonçalves Costa (docente do curso de Geografia) .
Foram discutidas questões didático-pedagógicas no contexto universitário e dentre os objetivos da formação se destacaram: a compreensão da ação docente como um processo contextualizado de indissociabilidade teoria-prática; conhecer e vivenciar atividades apoiadas por metodologias ativas de aprendizagem; e socializar experiências da docência universitária.
O curso, com duração de 30 horas, priorizou momentos teóricos e práticos, com aulas expositivo-dialogadas, priorizando os saberes prévios e experiência dos participantes sobre questões pedagógicas. Além disso, foram colocadas em prática as metodologias participativas, a partir do conteúdo de textos sobre didática, previamente encaminhados para leitura. Os participantes também responderam um formulário final para avaliar o curso e autoavaliar-se.
Confira as fotos
Redes Sociais