II Interfor discute a formação docente e práticas pedagógicas
Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o papel dos saberes, do currículo e das práticas pedagógicas na formação docente, o Câmpus da UFT em Palmas recebe o II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Interfor), entre os dias 12 e 15 de setembro. Simultaneamente, ocorre a realização do VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (Enforsup). A programação completa está disponível aqui.
De acordo com uma das coordenadoras do Interfor em Palmas, a professora Jocyléia Santana, a relevância internacional do evento tem muito a contribuir com a educação na região, e especialmente no Tocantins. Ela afirma que no campo da educação é comum se deparar com colegas de profissão que se queixam da dificuldade que apresentam em dominar as práticas pedagógicas.
“Para que o profissional encontre caminhos que facilite transferir o discurso pedagógico da teoria para a prática são necessárias diversas atitudes a serem observadas, bem como inseri-las na prática educacional. Uma aula só se torna uma prática pedagógica quando ela se organiza em torno: de intencionalidades, de práticas que dão sentido às intencionalidades; de reflexão contínua para avaliar se a intencionalidade está atingindo todos; de acertos contínuos de rota e de meios para se atingir os fins propostos pelas intencionalidades”, explica Jocyléia.
Desta forma, o encontro tornará possível o intercâmbio de ideias, conhecimentos, indagações, questionamentos e experiências, favorecendo a produção de respostas e alternativas inovadoras para antigos e crônicos problemas da docência na Educação Básica e Superior. Assim, o VII Enforsup e o II Interfor abrem-se para uma discussão em torno da temática proposta, considerando o contexto das instituições educativas, lócus da formação de professores.
Dois anos após a realização da primeira edição do encontro internacional em Brasília, a formação de rede é o mecanismo proposto para conseguir intercâmbio contínuo de conhecimentos, métodos investigativos e alternativas entre as instituições educativas na região. Entre os principais assuntos que os palestrantes abordarão no evento estão: saberes, práticas educativas e formação de professores. Todos envolvem aula, planejamento e formação.
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