Palestra sobre transparência e controle social abre I Fórum de integração de Jornalismo
A transparência é um dos assuntos cada vez mais debatidos pela sociedade brasileira atualmente, sobretudo quando se fala em controle social e como a comunicação deve auxiliar na disponibilização das informações para a população em relação aos serviços prestados pelo poder público. Nesse sentido, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins realizou na manhã desta segunda-feira (28) a palestra: “Transparência e controle social: Qual o papel da comunicação?”, ministrada pelo professor Éder Lucinda do quadro docente da UFT e também membro do Observatório Social de Palmas-TO. O evento marca a abertura do I Fórum de Integração do curso, que ocorre entre os dias 28 e 31 de agosto com intuito de comemorar a inauguração do complexo laboratorial de Jornalismo, o Caleidoscópio.
De acordo com o professor Éder Lucinda, este tipo de abordagem pretende promover a cultura da transparência e consequentemente, o controle social. "Devemos entender que o jornalismo e todas as pessoas que atuam na área de comunicação tem um papel extremamente relevante e fundamental. Tendo em vista, que por mais que os portais de transparência busquem levar uma linguagem cidadã e objetiva, na maioria das vezes, isso ainda não acontece. É neste momento que o jornalista acaba fazendo esse papel de traduzir em palavras e linguagens mais fáceis para o entendimento das informações que são disponibilizadas pelos órgãos públicos', explica.
Fórum- Caleidoscópio
Na mesa de abertura do Fórum estiveram presentes a diretora do Câmpus de Palmas, Ana Lúcia Medeiros, a coordenadora do curso de Jornalismo, Alice Agnes Espíndola, a professora Valquíria Guimarães e a representante do Centro Acadêmico, Elâine Noleto. Na ocasião, a coordenadora agradeceu a presença de todos e relembrou que a conquista do complexo foi também uma luta de muitos anos dos alunos, de vários outros professores que passarão pela coordenação, bem como outros gestores que estiveram anteriormente na reitoria da UFT.
O evento está sendo organizado pelo colegiado e pelo Centro Acadêmico de Jornalismo, em parceria com a TV Graciosa, afiliada da TV Cultura, a Pro-TV e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor). Na programação está previsto para acontecer, dentre as atrações, a exposição Vila Digital, uma exposição interativa sobre a história da televisão, além de palestras, oficinas e atividades culturais.
Veja as fotos do primeiro dia do Fórum.
Redes Sociais