Protocolo de higienização das mãos é implantado no HDT-UFT
O primeiro protocolo do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) a ser implantado no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é o de “Higienização das Mãos”, com o objetivo de estimular esta prática, visto que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, pois é parte fundamental no controle das infecções. Nos dias 16 e 17 de agosto, cerca de 120 profissionais da área assistencial receberam capacitação para otimizar esse cuidado.
A enfermeira Meire Rose Santos, representante da Divisão de Gestão do Cuidado e uma das responsáveis pelo treinamento explica que o principal motivo do curso foi a formação de multiplicadores. “Na verdade, os profissionais têm conhecimento sobre a maneira correta de higienização das mãos, porém a prioridade na efetivação deste protocolo é devido à urgência contínua desta prática, que embora seja simples, deve ser executada diariamente”, comentou.
Embora também seja considerado um procedimento simples pela enfermeira Carmen Célia Neves de Souza, ela lembra que não é bem assim. “É onde corremos o risco de errar achando que estamos certos. Então a capacitação foi muito oportuna por se tratar de um hospital de doenças infectocontagiosas, e pela convivência nós deixamos de trata-lo com devemos e esses pequenos eventos são de grande relevância para lembrarmos desse cuidado para a redução dos índices de infecção hospitalar”, concluiu.
Já para a enfermeira Marília Viana Miranda, o treinamento veio colaborar com a sensibilização dos profissionais para a realização dessa ação de limpeza e desinfecção das mãos no desempenho das atividades assistenciais. “O treinamento relembrou a técnica correta para higienizar as mãos e os momentos em que esta deve ser realizada, nossos usuários só tem a ganhar, pois com certeza nossos índices de higiene de mãos vão aumentar e os riscos para os clientes e equipe irão diminuir. A equipe de elaboração abordou o tema muito bem”, enfatizou.
A implantação dos protocolos são exigências do Ministério da Saúde, por meio da portaria Nº529, de 1º de abril de 2013, que institui o Núcleo de Segurança do Paciente e da Resolução RDC Nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços. Conheça todos os protocolos em implantação no HDT-UFT:
1. Higienização das Mãos - visa estimular a adesão a essa prática pelos profissionais, acompanhantes e visitantes;
2. Identificação do Paciente – tem a finalidade de garantir a correta identificação do paciente com utilização de pulseiras.
3. Segurança na Prescrição, Dispensação, Administração e Uso de Medicamentos - promover práticas seguras na prescrição, dispensação, administração e uso de medicamentos padronizados e não padronizados;
4. Prevenção de Lesão por Pressão - oferecer subsídios para ações que previnam a ocorrência de Lesão por Pressão nos pacientes internados;
5. Prevenção de Queda – garantir que os pacientes sejam avaliados e se adote medidas para evitar quedas;
6. Cirurgia Segura- adotar medidas que garantam a realização de procedimentos cirúrgicos sem riscos para o paciente.
7. Comunicação Efetiva – adotar instrumentos que evitem a perda de informações entre os profissionais e pacientes e com isso garantir segurança na assistência prestada.
8. Clima Organizacional e Segurança do Paciente – esse protocolo avalia através de pesquisa como estão as relações entre profissionais e gestores que afetam a segurança do paciente e aponta soluções para situações encontradas.
Redes Sociais