Saneamento ambiental é discutido em seminário na UFT
Acadêmicos, professores e profissionais reúniram-se nesta terça-feira (15), para um ciclo de debates sobre saneamento básico. O evento é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e ocorreu no auditório do Bloco III no Câmpus da UFT em Palmas. A programação teve início pela manhã com visitas técnicas e reuniões; no período vespertino as palestras foram até às 18h.
Roberval Tavares, presidente nacional da Abes, foi um dos palestrantes. Ele contou que um dos assuntos abordados diz respeito aos desafios do setor de saneamento. "Objetivo da palestra foi falar sobre os dez anos da lei de saneamento, destacar os principais desafios do setor para a próxima década, dentre eles: ter uma regulamentação forte, ter um processo de tarifa que possa beneficiar a sociedade e busca de investimentos. Outro ponto de destaque é vincular o saneamento à saúde, que é o ponto principal do nosso setor. Discutimos também sobre o saneamento ser público e privado, que é um debate que ocorre no país inteiro", disse.
A professora do curso de engenharia ambiental da UFT, Liliana Naval, destaca que as palestras têm um cunho informativo e que trazem pontos conceituais. "O objetivo de provocar o debate sobre a questão do saneamento para o setor e estimular os alunos a apresentar possibilidades no mercado de trabalho", conclui.
Redes Sociais