UFT participa de apresentação do Enade 2017
Para apresentar a nova edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou evento em sua sede em Brasília, nesta quinta-feira (1), com a participação das Instituições de Educação Superior (IES) que terão seus cursos avaliados. A UFT foi representada pela pró-reitora de Graduação, Vânia Passos.
Como uma das ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o exame será aplicado em 26 de novembro. A pró-reitora destaca que a avaliação é muito importante para que a Universidade faça sua avaliação interna sobre o processo formativo, as potencialidades e o que precisa ser reprogramado. “Através do Enade temos informações detalhadas para identificar, analisar e tomar atitudes a respeito dos nossos projetos pedagógicos”.
Com isso, o principal objetivo antes do exame é sensibilizar a comunidade acadêmica através de coordenadores de curso, professores e estudantes para que os resultados do Enade tragam indicadores mais precisos da universidade. “Além de servir como autoavaliação, também é uma forma do estudante contribuir com informações sobre a qualidade da formação dele”, explica Vânia.
Cursos avaliados
Nos termos do art. 1o da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017, o Enade 2017 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de:
I - bacharel nas áreas de:
Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.
II - bacharel ou licenciatura nas áreas de:
Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Português; Matemática; e Química.
III - licenciatura nas áreas de:
Artes Visuais; Educação Física; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Letras - Inglês; Música; e Pedagogia.
IV - tecnólogo nas áreas de:
Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação.
Redes Sociais