Ciclo de Seminários do Bionorte prossegue até sábado com palestras e atividades de integração
O II Ciclo de Seminários do Programa de Pós-graduação Bionorte, teve início nesta sexta-feira, no Bloco III no Câmpus Palmas, com a palestra "Bioprospecção de substâncias com potencial antioxidante, antidiabético e antimicrobiano", ministrada pelo doutorando Ilsamar Soares. Ele apresentou sua pesquisa de trabalho a respeito da planta popularmente conhecida como Negramina, que é facilmente encontrada no cerrado e em todas as regiões que abrangem a Amazônia legal. O evento segue até este sábado (20), com mais palestras e momentos de integração. É aberto para alunos, pesquisadores e interessados nos temas.
O doutorando explicou que a folha da planta possui um reconhecimento popular e que há anos vem sendo usada pela 'medicina popular', isso porque a sua folha é usada em chás para problemas estomacais,. "Quando fazemos um estudo sobre o que já vem sendo utilizado pela população e constatamos o seu potencial farmacológico é como se déssemos valor ao conhecimento popular", explica.
Ainda no período da manhã, ocorreu a palestra e ensinamentos práticos com a doutoranda Alessandra Lima, com o tema "Estatística Experimental Utilização dos softwares : Utilização dos softwares Sisvar 5.6 e Assistat 7.7 na análise Estatística"; ainda no período matutino ocorreu a palestra "Biofertirrigação (no cerrado) com água residuária de frigorifico de animais bovinos", com o Dr. Joaquim José.
A programação continua à tarde com a palestra do professor Dr. Leandro Guimarães sobre "Metodologia Cientifíca: Publicações nos meios acadêmicos sob a ótica dos autores", a partir das 14h e palestra com a professora Denise Alves sobre a "Produção Científica: Qualidade dos artigos científicos sob a ótica do revisor de periódicos", às 15h05. A programação desta sexta-feira será encerrada com a palestra da professora Dr.ª Elisandra Scapin sobre "Biorrefinaria: Biomassa Residual Como Precursor de diferentes insumos químicos".
Integração
O Ciclo de Seminários é organizado pelo Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG Bionorte). Tem o intuito de integrar diversos cursos da Universidade, dentre eles o curso de doutorado da Rede Bionorte, o mestrado em Biodiversidade, Ecologia e Conservação, cursos de graduação (Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos) bem como toda a comunidade acadêmica.
Além da integração o evento tem como objetivos secundários a divulgação das pesquisas dos doutorandos, apresentar pesquisas de professores de outros cursos e divulgar notas técnicas sobre pesquisa científica (publicações de artigos), além de ferramentas que auxiliam as pesquisas como a estatística experimental.
Redes Sociais