'Casa de vegetação' será inaugurada nesta terça no Câmpus de Palmas
Com o objetivo de verificar quais são as melhores espécies nativas para uso em recuperação de áreas de margens de córregos degradadas, será inaugurada nesta terça-feira (25), a partir das 16h, no Câmpus de Palmas, uma 'casa de vegetação' (viveiro). O projeto, denominado 'Águas no Brejo' é encabeçado pela professora Iracy Martins, do curso de Engenharia Ambiental, e aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt).
Segundo a professora Iracy, o projeto atende o tripé ensino-pesquisa-extensão e fica na área localizada atrás do setor conhecido como Fazendinha, no câmpus da capital. Na área preparada para o projeto foram plantadas mais de dez espécies típicas do cerrado. "Estamos testando uma tecnologia importada, de Engenharia Natural, e servirá para recuperar margens de córregos degradadas; o projeto é para atender o Córrego Brejo Comprido, em Palmas", informa a professora.
Ainda segundo ela, o experimento é realizado utilizando diferentes substratos (solos) - como areia, vermiculita, terra preta, solo compactado - para verificar onde as plantas ficam melhor adaptadas e/ou brotam a contento. Iracy adiantou que também faz parte do projeto a criação de um córrego artificial no Câmpus de Palmas para que sejam efetuados testes com as espécies mais indicadas para a recuperação de margens degradadas.
Redes Sociais