Palestra sobre identidade profissional e formação docente abre Circuito de Diálogos do Curso de Biologia
A palestra “A identidade profissional do professor e as políticas públicas de formação docente: o caso das Ciências Naturais e da Matemática”, com o professor Freud Romão, do Curso de Matemática, abre, nesta quarta-feira (05), o I Circuito de Diálogos e Divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Biologia. A atividade ocorre a partir das 19h, na sala G4 do Anfiteatro a programação do Câmpus de Araguaína (Unidade Cimba).
De acordo com o palestrante a conferência fará uma abordagem sobre a identidade profissional do professor que ensina Ciências Naturais e Matemática. "Fazendo uma reflexão quanto as políticas públicas de formação de professores e os desafios de uma sociedade multimídia e globalizada", ressalta.
Romão explica ainda que a importância desta e das outras discussões dentro da programação do evento se justifica pela necessidade de reorganizar as estratégias institucionais para a formação dos professores. "Essas estratégias devem observar os desafios locais e regionais em articulação com as mudanças no sistema produtivo que cobra um profissional capaz de mobilizar saberes para superar desafios. Para isto precisamos direcionar a formação e considerarmos a identidade profissional do profissional buscando uma postura didática do ensino por meio da pesquisa como estratégia metodológica.", explica.
Freud Romão é graduado em licenciatura plena em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010), e Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013).Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase na formação de professores, na Didática e na Metodologia do ensino da Matemática.Atualmente é Professor da Universidade Federal do Tocantins no Campus de Araguaína desde outubro de 2013.
Sobre o evento
O Circuito é promovido pelo curso em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Direção do Câmpus de Araguaína e apoio do Núcleo de Desenvolvimento e Práticas Sociais (Nudeps).
O primeiro dia de evento terá momentos culturais e a apresentação do Curso de Biologia com as professoras Domênica Mariano e Claudia Scarelli. O credenciamento iniciará às 14h e terminará ás 18h, no hall de entrada do Anfiteatro. O evento segue até sexta-feira, dia 7 de abril. Ao final, os participantes com, no mínimo, 75% de presença, receberão certificado com carga horária total de 19 horas.
Redes Sociais