Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Setembro Azul: seminário discute empoderamento da cultura surda
Início do conteúdo da página

Setembro Azul: seminário discute empoderamento da cultura surda

Published: Wednesday, 28 September 2016 16:31 | Last Updated: Friday, 30 September 2016 12:46

Em comemoração ao Setembro Azul, o curso de Letras/Libras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional, promove, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, o Seminário: "Setembro Azul: empoderamento da Cultura Surda". O evento tem o objetivo de trazer o empoderamento da Cultura Surda, fomentar discussões sobre questões políticas e comemorar as conquistas.

Segundo a professora do curso de Letras/Libras, Thainã Miranda, o evento terá palestras e mesas de discussão, entre elas, a do tradutor intérprete e as voltadas à literatura. Além de palestrantes da UFT, participarão dos debates, convidados do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“A arte é a melhor forma de empoderamento. E aí quando a gente produz arte dentro de um idioma diferenciado”, destaca Thainã.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do Evento. Confira aqui a programação completa.

Setembro Azul
O Setembro Azul surgiu em menção a todos os deficientes que foram mortos durante a Segunda Guerra, pelos Nazistas. Na época, eles eram marcados por uma fita azul amarrada no braço e servia para diferenciá-los das demais pessoas. Outro fato marcante é o momento atual, em que as comunidades surdas lutam contra as repressões sofridas na sociedade.

A fita azul foi utilizada pela primeira vez em 1999, durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, realizado na Austrália como símbolo do movimento.

Mais informações sobre o evento pode ser obtidas pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Veja o vídeo sobre o evento aqui.

Cartaz Setembro Azul - Câmpus de Porto Nacional

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional
Fim do conteúdo da página