Consuni aprova criação de bacharelado em Ciências Sociais em Porto Nacional
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou em reunião ordinária realizada nesta quarta-feira (26) a criação Curso de Bacharelado em Ciências Sociais no Câmpus de Porto Nacional e a reformulação da Licenciatura na área no Câmpus de Tocantinópolis. A previsão é que o novo curso passe a ser ofertado a partir de 2015.
O bacharelado visa aproveitar melhor o potencial da Universidade nesta área do conhecimento, dispondo dos professores que já atuam em outros cursos de áreas afins, e também bibliografias comuns e a estrutura física que estará disponível com a construção de novo bloco de salas de aula e laboratórios em Porto Nacional.
Segundo a pró-reitora de Graduação, Berenice Aires, o curso deve passar também pela aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para novas definições, e o projeto pedagógico já está em fase de elaboração.
Perfil
A proposta aprovada no Consuni visa reformular o Curso de Ciências Sociais existente em Tocantinópolis e cria o novo em Porto Nacional. As duas ações são embasadas nos contextos de cada cidade, suas perspectivas históricas e sociais.
A licenciatura, em Tocantinópolis, pretende atender às demandas de ensino, pesquisa e extensão da região do Bico do Papagaio, caracterizada por grandes contradições econômicas e sociais. Além disso, este modelo atende a necessidade de profissionais qualificados para atuar no ensino e em organizações.
Em Porto Nacional, o bacharelado vai atender às reivindicações da realidade administrativa da região central política e econômica do estado, proporcionando a oferta de um suporte técnico e reflexivo no ensino, na pesquisa e extensão, além de atuar sobre a realidade urbana, a expansão e o desenvolvimento regional.
Redes Sociais