Semana de Biologia e Química movimenta Câmpus de Araguaína
A I Semana Acadêmica da Biologia e Química pautou o tema “Educação e Ciências: Reflexão sobre gestão do conhecimento e inovação” durante toda a semana passada. O evento começou na segunda-feira (2) e seguiu até a sexta-feira (6).
Durante a abertura do evento ocorreu Conferência “Gestão do conhecimento e inovação: um exemplo na história da alquimia” com o professor da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp - Marília) Kleber Cecon. Ainda no primeiro dia ocorreu o lançamento do Livro: Sociedade, Educação e Meio Ambiente da Prof. Dra. Jeane Alves de Almeida e o coquetel de abertura.
Na terça-feira (3) segundo dia da Semana a pesquisadora Natália Zancanda empresa Natura apresentou a conferência “Inovações, pesquisa e desenvolvimento em cosméticos, biocosméticos e sustentabilidade”. Ela falou sobre o histórico do uso de cosméticos, que remonta a cerca 30.000 anos.
Segunda Nátalia nos dias de hoje os cosméticos são usados com as funções de embelezar, manter a juventude, promover cuidados à pele, além de higiene, decoração, prevenção e tratamento. Os bioativos presentes nestas formulações atuam na estrutura da pele e cabelos de maneira semelhante aos processos vitais. No Brasil os cosméticos orgânicos ainda pouco conhecidos, mas no mundo ganham cada vez mais mercados, pois com impacto da crise ambiental, as pessoas preferem produtos que não causem danos ao meio ambiente e a sua saúde.
A pesquisadora também explicou que a indústria de cosméticos que vem crescendo muito nos últimos anos, no setor econômico. O faturamento líquido da indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no ano de 2012 foram de R$ 29,3 bilhões, sendo que no ano de 2011 de 15,9%. Neste dia também ocorreu a “Modelagem de moléculas contra o câncer” com o Daniel Augusto.
O professor da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Montanari, ministrou na quarta-feira (4) a palestra “Planejamento molecular de novos agentes tripanossomicidas”. Durante a atividade ele abordou a temática da química medicinal e destacou que o uso de técnicas modernas pode ser a forma mais adequada de explorar a biodiversidade tocantinense como fonte de novos fármacos.
Visita - A Semana Acadêmica promoveu a visita de alunos e professores do Ensino Médio a universidade onde realizaram atividades organizadas pela Olimpíada Tocantinense de Química.
Minicursos - Foram vários minicursos ministrados durante o evento entre eles:
- “A noção de elemento: uma perspectiva histórica de um conceito filosófico” com o professor Kleber Cecon (Unesp – Marília). Ao abordar esse tema, o professor trabalhou oferecendo um panorama de como e quando cada elemento é descoberto, que os processos praticamente finalizados com a estruturação da tabela periódica realizada por Dmitri Mendeleev no século XIX. O minicurso foi apresentou uma noção de elemento, como ela sofreu alterações em diferentes estágios do processo histórico e como foram absorvidas em debates metafísicos e científicos.
- “Módulo 1: divulgação científica com tecnologias” ministrada pelo professor Matheus Lobo. Durante a atividade foi abordada a perspectiva de como a tecnologia pode ser uma grande aliada no ensino de ciências quando utilizada de forma adequada.
- “Módulo 2: educação e ciências” com a professora Shirlei Dezidério, que pautou um resumo sobre o sistema educacional brasileiro das últimas décadas, quais foram as alterações significativas.
Confira também fotos das apresentações de pôsteres neste álbum.
Redes Sociais