Gestão Contábil e Administrativa para o Setor Público
Teses e Dissertações (Rep. Inst.) | Portal do Aluno | Portal do Professor
Identificação do Curso:
Nome do Curso: Gestão Contábil e Administrativa para o Setor Público
Grande área do conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Área do conhecimento: Ciências Contábeis
Unidade Responsável: Câmpus de Palmas
Coordenadora: Marli Terezinha Vieira Sônia Lima da Costa E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Coordenador-adjunto: Marli Terezinha Vieira E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Secretário do Curso: Francisco Barbosa dos Santos Melo E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Apoio Operacional: Fernando Santos Barros E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Necessidades/Justificativa social e institucional para instalação do curso, importância e perspectivas acadêmico-científicas:
O curso tem como justificativa, a demanda de profissionais que atuam na área pública no estado do Tocantins, especialmente os egressos e servidores desta instituição sejam docentes ou administrativos, bem como demais profissionais de outras áreas e atuam na área pública, que necessitam de novos conhecimentos para atuação com eficiência e eficácia no mercado de trabalho.
A mudança da legislação, a rapidez das informações, são materializadas no processo de informação para o desempenho da função, e, têm impactado diretamente na gestão pública. Diante disso, tem ocasionado uma mudança de postura dos gestores no sentido de se adaptar ao contexto desse novo ambiente. Assim, surge a necessidade de profissionais capacitados ao gerenciamento e controle das informações, bem como das regulamentações das normas, visando com isso maximizar o processo de tomada de decisões. Ao estabelecer uma conexão entre o controle e a gestão estratégica do serviço público, busca-se um diferencial e a melhoria dos resultados da gestão por meio da utilização adequada dos recursos. Por isso, é fundamental a gestão eficiente para otimização de resultados.
Objetivos:
Geral:
Promover a capacitação de profissionais envolvidos com as atividades públicas a compreender a operacionalização da gestão contábil no setor público utilizando competências tecnológicas e inovação para o desempenho das funções:
a) Capacitar profissionais para administração pública federal, estadual ou municipal, sobre a nova visão da gestão pública associada aos procedimentos da legislação e do marco legal da inovação.
b) Possibilitar aos profissionais, conhecimento multidisciplinar, de forma que ao final do curso, tenham conhecimento teórico e prático da área governamental, para adequação dos procedimentos e normas a padrões internacionais.
c) Desenvolver estudos científicos que contribuam para elevar o padrão da gestão contábil no setor público.
Metodologia:
Período de Realização:
Início: fevereiro de 2021.
Término: agosto de 2022.
Número de meses: 18 meses
Tipo de Ensino:
Semipresencial.
Carga Horária:
A carga horária total do curso de Pós-graduação MBA em Gestão Contábil e Administrativa para o setor público será de 420 horas. O total da carga horária de cada disciplina é de 30 (trinta) horas-aula, sendo 17 horas plataforma online e treze horas destinadas a atividades extraclasse, com exceção da disciplina de Metodologia da Pesquisa que possui 30 horas de atividades extraclasse, totalizando 8 horas-aula.
O trabalho de conclusão de curso possui carga horária de 60 horas-aula.
DISCIPLINA |
CH |
CRÉDITOS |
Seminário de Abertura + Integração e orientações |
- |
|
Direito Administrativo |
30 horas |
02 |
Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público |
30 horas |
02 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
60 horas |
04 |
Contabilidade Pública e as Normas internacionais |
30 horas |
02 |
Planejamento estratégico no setor Público |
30 horas |
02 |
Crimes contra a ordem Publica |
30 horas |
02 |
Gestão da Informação no Setor Publico |
30 horas |
02 |
Governança aplicada ao setor publico |
30 horas |
02 |
Auditoria operacional e de conformidade |
30 horas |
02 |
Inteligência artificial no setor publico |
30 horas |
02 |
Seminários |
30 horas |
02 |
Trabalho de conclusão |
60 horas |
04 |
Nível:
(X) Especialização
( ) Aperfeiçoamento
Modalidade do Curso:
(X) Modular
( ) Regular
( ) Permanente
Cada disciplina será ministrada em módulo organizado na sexta – feira, à noite; no sábado, manhã e tarde e no domingo pela manha, podendo ser estendido (dependendo do número de horas/aula do módulo e disponibilidade do professor).
Periodicidade da Oferta:
O curso terá duração total de 20 (vinte) meses, com início de novas turmas de acordo com a demanda existente.
Carga Horária por turno:
As aulas acontecerão mensalmente de acordo com o cronograma abaixo:
DIA DA SEMANA |
HORÁRIO INICIAL |
HORÁRIO FINAL |
CARGA HORÁRIA |
Sexta-feira |
18:30h |
22:30h |
4 horas |
Sábado |
8h |
12h |
4 horas |
Sábado |
14h |
18h |
4 horas |
Domingo |
8h |
13h |
5 horas |
Número de Vagas:
O curso ofertará 55 vagas (53 público geral, 2 vagas para bolsista servidor da Universidade Federal do Tocantins.
Público Alvo :
O O curso de Pós-graduação MBA em Gestão Contábil e Administrativa para o Setor Publico, é destinado a profissionais com diploma de curso superior reconhecido pelo MEC que desejamconhecimento sobre gestão contábil e administrativa no setor público em uma visão sistêmica e inovadora.
Emissão de Certificados:
Os Certificados do curso serão expedidos serão expedidos pela PROPESQ/UFT. Será outorgado pela Universidade Federal do Tocantins certificado de “Pós-graduação MBA em Gestão Contábil e Administrativa para o Setor Publico” aos participantes que atenderem todos os critérios de aprovação estabelecidos: CNE/CES n.o 01, de 03/04/2001; Resolução (criação do curso).
Corpo Docente:
DISCIPLINAS |
CH |
CREDITOS |
PROFESSOR(A) |
LOCAL DE ATUAÇÃO | TITULO |
Seminário de Abertura + Integração e orientações |
Coordenação do curso |
|
|
||
Direito Administrativo |
30 | 02 |
Vivícius Pinheiro Marques |
UFT |
Doutor |
Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público |
30 | 02 |
Ana Lúcia de Medeiros |
UFT |
Doutora |
Metodologia de Pesquisa Científica |
60 | 04 |
Yolanda Viera Abreu e Marli Terezinha Vieira |
UFT |
Doutoras |
Contabilidade Pública e as Normas internacionais |
30 | 02 |
Sônia Lima da Costa |
UFT |
Mestre |
Planejamento estratégico no setor Público |
30 | 02 |
Kleber Abreu Sousa |
UFT |
Doutor |
Crimes contra a ordem Pública |
30 | 02 |
Tarsis Barreto Oliveira |
UFT |
Doutor |
Gestão da Informação no Setor público |
30 | 02 |
Suzana Gilioli da Costa Nunes |
UFT |
Doutora |
Auditoria operacional e de conformidade |
30 | 02 |
Nadia Bogoni |
Externo |
Doutora |
Inteligencia artificial do setor público |
30 | 02 |
Ary Henrique Morais de Oliveira |
UFT |
Doutor |
Seminários |
30 | 02 |
Denilda Cetano de Faria |
UFT |
Doutora |
Trabalho de conclusão |
60 | 04 |
Dados relativos ao Corpo Docente:
a) Informações gerais:
- Nº total de docentes que ministrarão o curso: 11 (onze)
- Nº docentes pertencentes ao quadro da UFT: 09 (nove)
- Nº docentes externos: 02 (dois)
Titulação:
- Nº de mestres: 01 (um)
- Nº de doutores: 10 (dez)
b) Currículo Lattes do corpo docente (anexo I)
Todos os Professores contam com currículo lattes especificando a atuação profissional e produção acadêmica.
Lattes acompanha o projeto.
Processo Seletivo:
a) Inscrição para seleção
Período: 30 de janeiro/2021 a 25 de fevereiro/2021
Portal da FAPTO: http://sistemas.fapto.org.br/CursosEventos/GUI/index.html
Local: Campus de Palmas, Bloco Bala II, Sala da coordenação de Contábeis (08:00 às 12:00h e 14:00 às 16:00h).
Custo: R$ 50,00 (cinquenta reais)
Requisitos: Formulário de Inscrição;
- (cópia) Diploma do curso superior e do histórico escolar do curso de Bacharelado regularmente aprovado pelo Ministério da Educação;
- Currículo lattes ou vitae;
- (cópia) Carteira de Identidade;
- (cópia) Certidão Civil (nascimento ou casamento);
- (cópia) Certificado Reservista (sexo masculino);
- (cópia) Título de Eleitor + comprovante de votação;
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
b) Seleção
Período: 01 a 03 março de 2021
Local: Campus de Palmas, Bloco Bala II, Sala da coordenação de Ciências Contabeis (08:00 às 12:00 e 14:0 às 18:00)
Forma adotada:
Média do aproveitamento das disciplinas conforme histórico escolar. Haverá possibilidade de entrevista pelo goolge meet, e análise do currículo lates, e ou prova objetiva. A entrevista será realizada por uma comissão composta pelo coordenador e dois professores do curso, com um tempo previsto de 10 minutos. A pontuação será de 0 a 10 em cada etapa, no final será realizada a média aritmética simples das notas da prova escrita, entrevista e analise de currículo. Em caso de empate será dado preferencia aos egressos da UFT, mesmo cursando outras áreas.; Os candidatos não selecionados deverão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do curso, até 30 (trinta) dias contados a partir do termino da data de seleção e, findo este prazo, os documentos serão descartados.
c) Matrícula
Período: 05 a 10 de março de 2021.
Local: Por e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Horário: 08h às 14h e 19h às 21h
Valor: R$ 300,00 (trezentos reais).
d) Mensalidades
Valor: R$ R$ 300,00 (trezentos reais).
Periodicidade de pagamento: Mensal
Número de mensalidades: 16 (dezenove)
Total de investimento do aluno no curso: R$ 5.100,00 (cinco mil e cem reais)
Critérios de Avaliação durante o curso:
- Dos alunos:
(X) Provas
(X) Seminários
(X) Trabalhos Finais de Disciplinas
(X) Monografia ou Artigo Científico
A avaliação das respectivas disciplinas (módulos) será feita de acordo com a metodologia desenvolvida pelo docente, respeitando a seguinte estrutura:
Apuração da frequência às aulas ou atividades previstas;
Apuração da média final das respectivas disciplinas (módulos), mediante provas, exames e/ou trabalhos, de acordo com metodologia do docente.
O aproveitamento do rendimento do aluno será avaliado por meio de verificações, em cada disciplina, sendo a nota final expressa em conceitos, com as seguintes equivalências:
Conceito |
Aproveitamento |
NOTA FINAL entre |
AVALIAÇÃO |
|
A |
Excelente |
9,0 a 10 |
Com direito a crédito |
|
B |
Bom |
7,0 a 8,9 |
Com direito a crédito |
|
C |
Regular |
5,0 a 6,9 |
Sem direito a crédito |
|
D |
Deficiente |
3,0 a 4,9 |
Sem direito a crédito |
|
I |
Insuficiente |
0,0 a 2,9 |
Sem direito a crédito |
Os critérios para aprovação dos alunos serão os adiante elencados:
I. Haver cursado no mínimo 360 horas;
II. Obter frequência mínima de 75% em cada disciplina;
a) A coordenação do Curso disponibilizará aos professores, previamente, uma lista contendo a relação dos alunos matriculados. A coordenação do curso será responsável em controlar a relação dos alunos presentes em cada uma das aulas da sua disciplina.
III. Obter média igual ou superior a “B”, em cada disciplina;
IV. Obter aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC com conceito não inferior a “B”. O TCC deverá ser apresentado perante banca examinadora, composta por três professores, podendo ser professores participantes do projeto ou professores convidados.
O aluno será dispensado de defender perante banca TCC aceito em revista científica, devendo o acadêmico fazer a devida comprovação.
V. A confecção e entrega de certificados dar-se-á da maneira seguinte:
a) deverão ser registrados no setor de Registro de Diplomas da UFT mencionando a área de conhecimento do curso e ser acompanhados do respectivo histórico escolar, do qual deverá constar, obrigatoriamente: a relação das disciplinas, carga horária, nota ou conceito obtido pelo aluno e nome e qualificação dos professores por elas responsáveis; o período e local em que o curso foi realizado e a sua duração total, em horas de efetivo trabalho acadêmico; o título do trabalho de conclusão do curso e o conceito obtido.
- Critério de avaliação dos professores
Ao final de cada módulo será oportunizado aos alunos avaliarem a disciplina e o professor, por meio da aplicação de um questionário quantitativo-qualitativo, no qual o aluno responderá a perguntas que envolvam didática, material pedagógico disponibilizado, alcance prático da aula, pontualidade do professor. Ainda, será disponibilizado um campo para que o aluno deixe seus comentários acerca do professor e da disciplina ministrada.
- Das disciplinas e do Curso
Avaliação feita pelos alunos, com base em questionário elaborado pela Coordenação do Curso de Especialização.
Estrutura Virtual
Para dar suporte as diversas atividades acadêmicas proposta pelos professores do curso foram planejadas a disponibilização por meio de um sítio na internet (www.uft.edu.br/moodle). Esta estrutura virtual terá a função de ser um espaço aglutinador do debate, bem como de propiciar a troca de informações e conhecimentos. Também será disponibilizado ferramentas administrativas para o acompanhamento, por parte dos alunos, de questões do seu interesse (freqüências, notas, horários e local das aulas).
- Trabalho de Conclusão
Como trabalho de conclusão, o aluno desenvolverá um artigo científico. A realização da pesquisa definida no projeto, será realizada sob a orientação de um professor da área, obrigatoriamente vinculado à UFT.A pesquisa deverá ser apresentada de forma escrita e entregue a coordenação por e-mail a coordenação do curso, sendo avaliada perante uma banca, composta pelo orientador e outros dois professores da área, conforme as normas de metodologia da pesquisa.No artigo científico, o aluno deverá alcançar a média 7,0 (sete) para aprovação. Caso a nota fique entre 5,0 e 6,9, o aluno terá 30 dias para corrigir os erros indicados pelo orientador/examinador. Caso a nota seja menor que 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado no ARTIGO e deverá matricular-se novamente na disciplina de Metodologia da Pesquisa. Em caso de reprovação em qualquer disciplina, inclusive no artigo, antes de efetuar a matrícula, o aluno deverá efetuar o pagamento da mesma.
O trabalho de conclusão de curso - TCC é individual e será baseado em estudo ou pesquisa, construção de artigo científico executado sob supervisão de um professor orientador, escolhido pelo aluno dentre os professores pertencentes ao quadro docente do Curso. Poderá ser desenvolvido, paralelamente, à oferta dos módulos e entregue pelo aluno, com aprovação do professor orientador, à coordenação do Curso, até a data limite de 03 (três) meses após o término do último módulo de forma digital (PDF e Word).A correção e atribuição de nota dar-se-á pelos professores indicados pela coordenação do curso.A nota mínima para a aprovação será 07 (sete) pontos, e monografia que receber uma nota inferior a essa será considerada insuficiente para aprovação.
Cronograma de Funcionamento:
O curso será desenvolvido nas datas previstas no cronograma abaixo:
DISCIPLINAS |
Data da aula |
CH |
PROFESSOR |
Seminário de Abertura + Integração e orientações |
Março de 2021 |
Coordenação de curso |
|
Direito Administrativo |
Março de 2021 |
30 |
Vinicius P. Marques |
Gestão Orçamentaria e Financeira no Setor Público |
Abril de 2021 |
30 |
Ana Lúcia Medeiros |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Maio de 2021 |
60 |
Yolanda Vieira Abreu e Marli Terezinha Vieira |
Contabilidade Pública e as normas internacionais |
Junho de 2021 |
30 |
Sônia Lima |
Planejamento estratégico no Setor Público |
Agosto de 2021 |
30 |
Kleber Abreu |
Crimes contra a ordem Pública |
Setembro de 2021 |
30 |
Tarsis Barreto |
Gestão da Informação no Setor Público |
Outubro de 2021 |
30 |
Suzana Gilioli |
Governança aplicada ao Setor Público |
Novembro de 2021 |
30 |
Valéria Rueda Elias Spers |
Auditoria operacional e de conformidade |
Dezembro de 2021 |
30 |
Nadia Bogoni |
Inteligência Artificial no Setor Público |
Março de 2022 |
30 |
Ary Henrique |
Seminários |
Abril de 2022 |
30 |
Denilda Caetano |
Entrega do Trabalho de conclusão |
Julho de 2022 |
60 |
OBS: O curso contará com a participação dos professores acima, cabendo ressaltar a possibilidade de alteração e/ou ampliação do quadro, respeitadas sempre a qualificação acadêmica e a excelência didática metodológica do curso.
Ementas e Bibliografias das Disciplinas:
DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO
Professor: Vinicius Pinheiro Marques
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
DISCIPLINA: GESTÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA NO SETOR PÚBLICO
Professor: Ana Lúcia Medeiros
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
Gestão Orçamentária e Financeira aplicada ao Setor Público, abordando os controles da questão fiscal e a responsabilidade administrativa e penal dos gestores, etapas, elaboração e orçamento, da inter-relação dos princípios de administração financeira com outras ciências. Visão geral das técnicas de orçamento de capital e custeio e análise dos investimentos de longo prazo. Enfoques comportamentais relacionados ao risco.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Professores: Yolanda Vieira Abreu e Marli Terezinha Vieira
Carga Horária: 60 horas-aula
EMENTA
Desenvolver no aluno uma visão critica e criativa inerente à pesquisa científica, de forma a despertar o espírito investigativo. Criar condições para a compreensão do método científico e formas de elaborar trabalhos acadêmicos condizentes com as normas da ABNT. Implementar no aluno a capacidade para elaboração de projetos de pesquisa buscando dar suporte para a elaboração de trabalhos monográficos.
Bibliografia:
CARVALHO, MARIA CECÍLIA MARINGONI(org) Construindo o Saber: metodologia científica:Fundamentos e técnicas. 4.ed., Campinas-SP: Papirus, 1994, 175p.
CERVO, A. L. BERVIAM, P.A. Metodologia Científica. São Paulo: Makron Books, 1996. 209p.
RUIZ, J.a Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
FERNANDES, A.M Colapso da Ciência & Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Relume - Dumará, 1994.
DISCIPLINA: CONTABILIDADE PÚBLICA E AS NORMAS INTERNACIONAIS
Professor: Sônia Lima
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO
Professor: Kleber Abreu
Carga Horária: 30 horas-aula
Apresentação: A disciplina de planejamento estratégico tem o propósito de apresentar as ferramentas necessárias à análise de cenários e estabelecimento de medidas que possibilitem uma antecipação às influências ambientais e setoriais.
Ementa da disciplina: Conceitos de planejamento estratégico. Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Missão da empresa.
Objetivos e desafios empresariais. Projetos e planos de ação. Controle e avaliação do planejamento estratégico.
Objetivo da disciplina
Proporcionar aos alunos conhecimento sobre o ferramental envolvido na concepção, análise e avaliação do Planejamento Estratégico.
Metodologia das aulas:
Aulas expositivas;
Seminários;
Estudos de caso;
Painéis; blogs, utilização de plataformas digitais
Avaliação:
50% da nota - Trabalhos em sala de aula
50% da nota – Avaliação escrita
Para a aprovação na disciplina é necessário, no mínimo, conceito B.
Bibliografia Básica
1. AAKER, David A. Administração Estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman,
2001.
2. ANSOFF, H. Igor. DECLERCK, Roger P., HAYES, Robert L. Do planejamento
BibliografiaComplementar
estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1981.
3. ANSOFF, H. Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
4. BETHLEM, Agrícola de Souza. Política e estratégia de empresa. Rio de Janeiro: Guanabara-Dois, 1981.
5. CERTO, Samuel C. & PETER, J. Paul. Administração Estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.
6. DAY, George S. Estratégia voltada para o mercado: processo para a criação de valor dirigidos ao cliente. Rio de Janeiro: Record, 1990.
7. LAWRENCE, Paul R., LORSCH, Jay W. As empresas e o ambiente: diferenciação e integração administrativa. Petrópolis: Vozes, 1973.
8. LORANGE, Peter e ROOS, Johan. Alianças estratégicas: formação, implementação e evolução. São Paulo: Atlas, 1996.
9. MINZBERG, Henry, AHLSTRAND, Bruce & LAMPEL, Joseph. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
10. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 1988.
11. PORTER, Mchael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
12. STEINER, George A, MINER, John B. Política e estratégia administrativa. Rio de Janeiro: Interciência, 1981.
DISCIPLINA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS
Professor: Ary Henrique Morais de Oliveira
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2481552882893652
EMENTA
Objetivos: Apresentar uma visão geral da inteligência artificial aplicada na área de negócios com foco nas tecnologias 4.0 apresentando conceitos, inovações e tendências de mercado.
Ementa: Evolução Tecnológica; Inteligência Artificial; Aprendizado de Máquina; Tecnologias 4.0; Análise de Dados; Ciência de Dados.
Bibliografia:
Provost, F.; Fawcett, T. DataScience para negócios. Ed. AltaBooks, 2016.
Amaral, F. Introdução à Ciência de Dados. Ed. Alta Books, 2016.
Santos, M.M.D.; Leme, M. O.; Stevan Júnior, S. L. Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações. Érica, 2018.
Sharda, R.; Delen, D. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. Ed. Bookman, 4ª ed., 2019.
Russel, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial. Ed. Campus, 2013.
Foreman, J. W. Data Smart: Usando Data Science Para Transformar Informação em Insight. Ed. AltaBooks, 2016.
DISCIPLINA: CRIMES NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
Professor: Tarcis Barreto Oliveira
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
Crimes contra a administração pública praticados por funcionário público e por particular.
Crimes contra a Administração da Justiça. Questões processuais práticas relevantes.
Objetivo Geral: Explicitar os principais aspectos relacionados aos crimes contra a administração pública.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar aos discentes instrumentos para a efetiva compreensão e aprendizagem dos tipos penais em estudo.
- Familiarizar os alunos com os termos e conceitos próprios à Ciência Penal e Processual Penal, aplicando-os nas construções teóricas e práticas em sala de aula.
- Confrontar os dispositivos normativos em estudo com a realidade social, política e econômica brasileira, possibilitando aos alunos uma análise crítica sobre o sistema.
- Estimular a argumentação e o raciocínio jurídico em sala de aula, através da aplicação de técnicas de ensino-aprendizagem e do incentivo à participação efetiva dos alunos.
- Buscar a interpretação dos dispositivos legais estudados à luz da Constituição Federal, analisando, ainda, as relações intrínsecas com as outras disciplinas do Direito.
- Engendrar discussões e debates em sala de aula através da proposição de problemas e estudo de casos.
Metodologia e Procedimentos de Ensino:
Considerar-se-á, quanto à metodologia, além da aula expositiva, a aplicação de outras técnicas de
ensino-aprendizagem, envolvendo debates, discussão de temas e trabalhos em grupo.
Instrumento de Avaliação:
Considerar-se-ão, quanto à avaliação, a presença, envolvimento nos trabalhos desenvolvidos no
encontro e a efetiva participação em sala de aula.
Material didático disponibilizado:
Serão disponibilizados textos sobre a matéria.
Bibliografia Básica:
OLIVEIRA, Tarsis Barreto. Les manifestatitions de la corruption. In: CÉRÉ, Jean-Paul; JAPIASSÚ, Carlos Eduardo. Corruption et droit pénal. Paris: L’Harmattan, 2019.
ROCHA, Alexandre Sérgio da. Corrupção: conceitos e reflexões. Porto: Juruá, 2018.
SENNA, Gustavo. Combate à má governança e à corrupção: uma questão de direitos fundamentais e de direitos humanos. Coleção direitos fundamentais e acesso à justiça no estado constitucional de direito em crise.
Coord. Gregório Assagra de Almeida. Beo Horizonte: D’Plácido, 2019.
VILLAS BOAS; Marco Anthony Steveson; OLIVEIRA, Tarsis Barreto (Coord.); OLIVEIRA FILHO, Enio
Walcácer de. (Org.). O combate à corrupção no Brasil: novas estratégias de prevenção e enfrentamento.
Palmas: ESMAT, 2018.
Bibliografia Complementar:
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. São Paulo: Saraiva, 2018. v. 4.
CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte especial. São Paulo: Saraiva, 2017. v. 3.
PRADO, Luis Regis. Curso de direito penal brasileiro: parte especial. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019. v. 3 e v. 4.
DISCIPLINA: GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SETOR PUBLICO
Professor: Silvana Gilioli
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
TI nas Organizações – Estratégia e Conceitos. Fazendo negócios na economia digital. Tendências em Tecnologia da Informação. Planejamento e estratégia de TI. Modelo de forças competitivas. O impacto da tecnologia no Modelo de Porter. Modelo da cadeia de valor. Infraestrutura de TI. A revolução da Internet - E-business e E-commerce; B2C; B2B; Outros modelos; Mobile e-commerce. Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança deTI.
Bibliografia:
Peter Weill. Governança de TI. Tecnologia da Informação. São Paulo: Mbooks, 2005.
PINOCHET, Luis Hernan Contreras. Tecnologia da Informação e Comunicação. São Paulo: Elsevier, 2014.
TURBAN, Efraim. Et al. Administração de Tecnologia da Informação - Teoria e Prática. São Paulo: Elsevier, 2005
DISCIPLINA: GOVERNANÇA APLICADA AO SETOR PUBLICO
Professor: Valéria Rueda Elias Spers
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
Sustentabilidade e gestão empresarial. A dimensão social da sustentabilidade. Indicadores sociais
da Responsabilidade Social. Certificações ambientais e sociais. Estratégias de relações com os
stakeholders. Conceito e elementos da governança corporativa.
Bibliografia:
ASHLEY, Patrícia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. Saraiva: São Paulo. 2003. 205p.
MACINTOSH, M. et al. Cidadania corporativa: estratégias bem sucedidas para empresas responsáveis. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001
MELO NETO, Francisco Paulo e FROES, César. Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial: a administração do terceiro Setor. 2a Edição.Rio de Janeiro, Qualitymark, 2001, 190p.
SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto; SPERS, Valéria Rueda Elias. Responsabilidade Social: conceitos, experiências e pesquisas. Ottoni: Itu, 2010. 311p.
DISCIPLINA: AUDITORIA OPERACIONAL E DE CONFORMIDADE NO SETOR PUBLICO
Professor: Nádia Bogoni
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
Fornecer um conjunto abrangente de princípios, normas e diretrizes para a auditoria operacional e de conformidade com o intuito de promover a economicidade, eficiência, eficácia e a efetividade. Buscar, a partir do Compliance, promover a boa governança no setor público.
Bibliografia:
ANTONINO, M. S. L.; ALMEIDA, K. K. N.; ECHTERNACHT, T. H. S.; FRANÇA, R. D.
Percepção dos auditores sobre o papel da auditoria governamental para a transparência da gestão pública: um estudo no Tribunal de Contas da Paraíba. Revista Ambiente Contábil, v. 5. n. 1, p. 179 – 199, jan./jun. 2013.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Referencial para avaliação de governança em políticas públicas. Tribunal de Contas da União (TCU). – Brasília: TCU, 2014.
Brasil. Tribunal de Contas da União. Manual de gestão de riscos do TCU / Tribunal de Contas da União. – Brasília: TCU, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (Seplan), 2018.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade: auditoria interna: NBC TI 01 e NBC PI 01.Brasília.CFC, 2012. Publicação eletrônica. 11p. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/Auditoria_Interna.pdf>.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade: NBC TA – de auditoria independente: NBC TA estrutura conceitual, NBC TA 200 a 810. Brasília. CFC, 2012.
Publicação eletrônica. 633p. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-
content/uploads/2013/01/NBC_TA_AUDITORIA.pdf>.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Normas brasileiras de contabilidade: NBC TST – Setor
Público, NBC TSP 01 a 26. Brasília. CFC, 2012. Publicação eletrônica. 633p. Disponível em: <http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/01/NBC_TSP.pdf>.
ERIGK, W. CORBARI, E.C. Risco no Ambiente Público Municipal: um estudo exploratório nos
pequenos municípios da Região Sul do Brasil. Revista Base (Administração e Contabilidade)
da UNISINOS. V.8, n.11. 2011., E.C. Risco INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 200: Princípios Economista, Contadora, Especialista em Gestão e Controle na Administração Pública, Mestre em Ciências Contábeis, Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB/SC) Fundamentais de Auditoria no Setor Público (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas
Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 200: Princípios Fundamentais de Auditoria Financeira (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 300: Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 400: Princípios Fundamentais para Auditoria de Conformidade (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 3000: Norma Para Auditoria Operacional (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 3100: Orientações Sobre Conceitos Centrais para Auditoria Operacional (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 3200: Orientações para o Processo de Auditoria Operacional (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
INTERNATIONAL ORGANIZATION OF SUPREME AUDIT INSTITUTIONS (INTOSAI). As Normas Internacionais das Entidades Fiscalizadoras Superiores (ISSAI) – ISSAI 4000: Norma para a Auditoria de Conformidade (traduzidas pelo Tribunal de Contas da União) 2016.
IRB, Instituto Rui Barbosa. Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público – NBASP. Brasília. Recuperado de http://www.irbcontas.org.br, 2015.
LINO, A. F.; AQUINO A. C. B. A Diversidade dos Tribunais de Contas na Auditoria de Governos Locais. Congresso Anpcont, Ribeirao Preto. 2016
LINS, S.G. Da Auditoria de Conformidade à Auditoria de Desempenho: um panorama das Universidades Públicas Federais no período de 2008 a 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – UNB), 2019.s
MOREIRA, P.A; PALMISANO, A. Transparência: um princípio de governança corporativa na auditoria de recursos públicos federais. Revista Metropolitana de Governança Corporativa, São Paulo, Vol.1 N.1, P. 3-25, Jan/Jun. 2016.
Economista, Contadora, Especialista em Gestão e Controle na Administração Pública, Mestre em Ciências Contábeis, Doutora em Ciências Contábeis e Administração (FURB/SC)
MOURA, H. S. Os Controles Adotados na Administração Pública como Instrumentos de Redução dos Riscos de Corrupção e Aumento da Eficiência e Transparência dos Recursos Públicos. Tese (Doutorado em Contabilidade) Universidade do Minho – Escola de Economia e Gestão. Portugal, 2013.
NASCIMENTO, J.M. B. Relatórios de Auditoria Municipal da Controladoria Geral da União: Análise de Aderência às Normas de Auditoria. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, 2015.
ZHANG, J. H. Accounting comparability, audit effort, and audit outcomes. Contemporary Accounting Research, 35 (1): 245-276. 2018.;
DISCIPLINA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SETOR PÚBLICO
Professor: Ary Henrique Morais de Oliveira
Carga Horária: 30 horas-aula
EMENTA
Evolução Tecnológica; Inteligência Artificial; Aprendizado de Máquina; Tecnologias 4.0; Análise de Dados; Ciência de Dados.
Objetivos:
Apresentar uma visão geral da inteligência artificial aplicada na área de negócios com foco nas tecnologias 4.0 apresentando conceitos, inovações e tendências de mercado.
Bibliografia:
1. Provost, F.; Fawcett, T. DataScience para negócios. Ed. AltaBooks, 2016.
2. Amaral, F. Introdução à Ciência de Dados. Ed. Alta Books, 2016.
3. Santos, M.M.D.; Leme, M. O.; Stevan Júnior, S. L. Indústria 4.0: Fundamentos, perspectivas e aplicações. Érica, 2018.
4. Sharda, R.; Delen, D. Business Intelligence e Análise de Dados para Gestão do Negócio. Ed. Bookman, 4ª ed., 2019.
5. Russel, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial. Ed. Campus, 2013.
6. Foreman, J. W. Data Smart: Usando Data Science Para Transformar Informação em Insight. Ed. AltaBooks, 2016.
Estimativa de arrecadação de receitas:
Fonte |
Quantitativo |
Valor |
Total |
Taxa de inscrição |
55 |
R$ 50,00 |
R$ 2.750,00 |
Taxa de Matrícula |
50 |
R$ 300,00 |
R$ 15.000,00 |
Mensalidades |
50 |
R$ 4.800,00 |
R$ 240.000,00 |
Subtotal |
R$ 257.750,00 |
||
Inadimplência (5%) |
R$ 12.887,50 |
||
TOTAL DA ARRECADAÇÃO ESTIMADA |
R$ 244.862,50 |
Estimativa de Despesas:
Descrição Serviço |
Código |
Valor |
Diárias |
33.90.14 |
R$ 1.432,82 |
Bolsas |
33.90.18 |
R$ 122.400,00 |
Material de Consumo |
33.90.30 |
R$ 500,00 |
Passagens e Despesas de Locomoção |
33.90.33 |
R$ 3800,00 |
Prestação de serviços - professores e colaboradores para a especialização |
33.90.36 |
R$ 54.200,00 |
Despesas Administrativas e Operacionais da Fapto |
33.90.39 |
R$ 35.505,09 |
Ressarcimento Institucional à UFT |
33.90.39 |
R$ 2.334,59 |
Emissão de Certificados (Propesq) |
33.90.39 |
R$ 4.250,00 |
Publicação em livro, revistas, material didatico e periódicos |
33.90.39 |
R$ 2.500,00 |
Obrigações Tributárias e Contributivas - INSS Patronal |
33.91.47 |
R$ 10.840,00 |
Material permanente (computador, projetor) |
44.90.52 |
R$ 6.300,00 |
VALOR TOTAL |
R$ 244.862,50 |
Coordenadora
Professora Sônia Lima da Costa
Telefones: (63) 98409-5977
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Experiência acadêmica e profissional:
Graduada em Ciências Contábeis– Faculdade Tiradentes - SE, Especialização em Auditoria Contábil e Fiscal – Faculdade Tiradentes Especialização em Contabilidade e Controladoria – Universidade Federal de Uberlândia -UFU, Especialização em Política e Administração Tributaria – UFU, Especialização em Ciências Empresarias -Auditoria e Contabilidade pela Universidade Fernando Pessoa- UFP e Mestrado em Ciências Empresariais- Universidade Fernando Pessoa –UFP. Doutoranda em Contabilidade pela Universidade do Minho-Portugal.
Coordenadora adjunta
Professora Marli Terezinha Vieira
Telefones: (63) 98129-4527
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Experiência acadêmica e profissional:
graduada em Ciências Contábeis e Direito, pela Universidade de Passo Fundo-RS, Mestre em controladoria pela Universidade Regional de Blumenau-SC e doutora em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba-SP
Secretário do Curso
Nome: Francisco Barbosa dos Santos Melo
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telefone: (63) 98109-0094
Regime de contratação: Técnico administrativo com dedicação exclusiva
Apoio Operacional
Nome: Fernando Santos Barros
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Telefone: (63) 992344523
Regime de contratação: Técnico administrativo com dedicação exclusiva
Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Palmas/TO | 77.001-090
Telefone da Instituição: (63) 3229-4520
E-mail: @uft.edu.br
Como chegar:
Em Construção...
Redes Sociais