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Pesquisa e Extensão

Pesquisa

As pesquisas estão divididas em três linhas:

  • Controle e Remediação Ambiental;

  • Educação em Ciência e Ambiental;

  • Química de Produtos Naturais.

Na linha de pesquisa sobre o Controle e Remediação Ambiental os projetos possuem o intuito de desenvolver novos materiais para a remoção de contaminantes através da fotodegradação ou adsorção e estudo desses através de métodos quânticos; obtenção de sensores eletroquímicos para a quantificação de analitos de interesse ambiental e estudo da aplicação do ácido peracético no saneamento ambiental.

Na linha de Química dos Produtos Naturais são desenvolvidos projetos que tem como objetivo o estudo da biodiversidade do bioma cerrado. Essa é realizada por meio, da identificação e controle de qualidade de óleos vegetais de frutas típicas, a utilização óleos essenciais em cosméticos e prospecção química e biológica de fungos endolíticos associados a espécies vegetais nativas e sua aplicação ao agronegócio.

Já na linha de pesquisa de Educação em Ciência e Ambiental os projetos visam desenvolver aplicativos digitais e estratégias/instrumentos metodológicos que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.

Miniusina no curso de Química Ambiental durante uso (Foto: Daniel dos Santos/Arquivo Sucom)Miniusina no curso de Química Ambiental durante uso (Foto: Daniel dos Santos/Arquivo Sucom)Dentre os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo o curso de Química Ambiental podemos dar destaque a dois que foram contemplados pelo Edital Universal de Pesquisa – UFT em 2020 e receberam um suporte financeiro de R$ 20 mil reais, cada um.

O primeiro intitulado de “Desenvolvimento, implantação e monitoramento de unidade para coleta e armazenamento de água de chuva para fins de irrigação no Câmpus de Gurupi” é coordenado pelo professor Douglas Henrique Pereira e tem como objetivo desenvolver uma planta piloto para coleta e armazenamento da água da chuva. Juntamente com a piloto será realizado o monitoramento hidrometeorológico, monitoramento da qualidade físico-química e microbiológica da precipitação livre e da água captada do telhado, caracterização físico-hídrica do solo na área a ser irrigada. A coleta da água será destinada para fins paisagísticos.

O segundo projeto é intitulado de “Avaliação da qualidade da água subterrânea e de consumo humano do Câmpus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins” é coordenado pelo professor Daniel Santos Mulholland e possui o intuito de avaliar a qualidade química e microbiológica da água subterrânea e de abastecimento público do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins.

 

Programa de Pós-graduação em Química - PPGQ

Além da graduação em Química Ambiental, o Câmpus de Gurupi também possui o Programa de Pós-graduação em Química - (PPGQ). Dessa forma, nossos alunos têm a possibilidade de continuarem no câmpus e obterem o título de mestre na mesma área de formação. Mais informações podem ser obtidas na página do programa www.uft.edu.br/ppgq


 
Extensão

Entre os projetos de extensão do Curso de Química Ambiental, recebe atenção o projeto Química Ambiental na Escola: Reutilização do Óleo de Cozinha para Fabricação de Sabão, coordenado pela professora Grasiele Soares Cavallini, e desenvolvido pelos alunos Thainara Rodrigues dos Reis e Sergio Gabriel Duarte Ferrarini. “Esse foi desenvolvido entre os anos de 2019 e 2020 e ganhou por duas vezes consecutivas o Prêmio de Extensão Universitária da Universidade Federal do Tocantins. Além disso, esse projeto também recebeu o prêmio 1º lugar no VIII Seminários de Extensão e Cultura da UFT, no ano de 2019”, explicou Elki Cristina de Souza, coordenadora do curso de Química Ambiental.

De acordo com Elki Cristina, os projetos de extensão realizados pelos professores do curso, aproximam a UFT da comunidade externa e contribuem para a formação social do discente do curso. Os projetos de extensão que são realizados pelo curso de Química Ambiental são os seguintes:

Projeto de Extensão Equipe
Produção de Biodiesel a partir do reuso do óleo de cozinha: sustentabilidade ambiental e geração de energia. Prof. Dra. Carla Colares; Luan Brito
Química no cotidiano: aproximando a escola e a universidade Prof. Dra. Gleice Botelho; Raissa Santos Sousa
Química Ambiental na Escola: educação ambiental no ensino de ciências. Prof. Dra. Grasiele Soares Cavallini; Whisley Durães Alceno
Produção de sabonete como ferramenta para inclusão social e geração de renda na atenção psicossocial dos usuários dos caps (centros de atenção psicossocial. Prof. Dr. Nelson Souza; Vitória Brito Oliveira
Clube de ciências de Gurupi: ciências na praça. Prof. Dr. Marcio dos Santos Teixeira Pinto; Raissa Santos Sousa; Murielly Fernanda Ribeiro Bihain
Guia de Softwares, aplicativos e sites livres para auxiliar no ensino em Química e Ciências. Prof. Dr. Douglas Henrique Pereira.; Murielly Fernanda Ribeiro Bihain; Laira Lorrana Rodrigues dos Reis; Laura Beatriz Camargo Oh
Química na web e na prática: divulgando a Química nas escolas e nas redes sociais. Prof. Dr. Geiser Gabriel de Oliveira; Murielly Fernanda Ribeiro Bihain; Kassiene Vieira Gomes
Produção de álcool gel Dr. Geiser Gabriel, Dra. Carla Colares; Luan Brito e Ebenezer Pires; Silva Rodrigues
Vamos falar de Química? Divulgação científica por meio das redes sociais. Prof Dr. Lucas Samuel Soares dos Santos; Ramilla Rízzia Mira de Sousa

 

Adaptado da matéria Química Ambiental oferece 20 vagas por meio do Sisu 2021/1.

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