Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos
Apresentação
O ensino de jornalismo no Brasil é área de estudo relativamente nova, tem seus estudos mais significativos em meados dos anos 1990. Normalmente evocada por ocasião dos movimentos de revisão e reformulação curriculares e, deixada para um plano revisional no restante do tempo, o ensino de jornalismo é uma temática essencial na construção e fortalecimento do conhecimento específico.
Quando se fala em formação em Comunicação Social e Jornalismo, competências e habilidades são evocadas como elementos “naturais” do processo. Porém essas competências e habilidades não são tão claras durante o processo de construção dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). De fato, formar em comunicação e/ou em jornalismo continua a ser um problema real do ensino.
Nesse contexto, a proposta do Curso de Especialização em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos consiste em permitir aos profissionais que atuam na área de confluência em comunicação, jornalismo e educação a oportunidade de ampliar e aprofundar conhecimentos ligados a temáticas contemporâneas, agregando elementos para transformação social, a partir das linhas de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), a saber:
Eixo 1: Processos formativos e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 2: Políticas de formação e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 3: Estudos culturais e contemporâneos em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 4: Tecnologias da Informação e da Comunicação Digitais, produtos e processos comunicacionais
Tendo como foco os processos de formação e o ensino em Comunicação/Jornalismo, o curso tem como objetivos gerais:
- Promover a formação continuada em nível de especialização para docentes, jornalistas, comunicadores e outros profissionais ligados ao ato de comunicar, de praticar jornalismo e de ensinar jornalismo;
- Favorecer a eclosão de novos pesquisadores na confluência das áreas de comunicação, jornalismo e educação, bem como em um maior aprofundamento no contexto comunicacional da região, do país e das recentes mudanças mundiais.
Partindo destes enunciados, tem como objetivos específicos:
- Promover a formação de grupos de estudo na confluência das áreas de comunicação, jornalismo e educação, articulando aos propósitos explicitados para a pesquisa e pós-graduação na Resolução do Conselho Universitário (Consuni) nº 11/2010 que dispõe sobre o Plano Institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 2011-2015;
- Contribuir para a valorização dos profissionais da comunicação, do jornalismo e da educação que desenvolvem projetos, pesquisas e atuam na extensão nessas áreas de confluência;
- Proporcionar aos profissionais que atuam na área de confluência em comunicação, jornalismo e educação a oportunidade de ampliar e aprofundar conhecimentos ligados a temáticas contemporâneas, agregando elementos para transformação social.
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Público-Alvo: Profissionais da Comunicação, do Jornalismo, da Educação e de áreas afins que desenvolvem projetos, pesquisas e atuam na extensão nas áreas de confluência da Comunicação, do Jornalismo e da Educação.
Carga Horária: 390 horas/aula
Duração: 12 meses
Modalidade: Presencial
Aulas: 12 encontros mensais de 30 horas cada
- Sextas-feiras, das 14h às 18h e das 19h às 22h
- Sábados das 07h às 12h, das 13h às 18h e das 19h às 22h
Local: Câmpus de Palmas
Estrutura: Salas de aulas climatizadas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática, ensino e pesquisa na área de estudo.
Investimento: O curso é gratuito aos participantes. Os coordenadores e professores atuam de forma voluntária, sem nenhum tipo de bolsa ou apoio financeiro. Todos os docentes são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT) ou mantém relações diretas com as atividades do núcleo.
Frequência exigida: 75%
Aproveitamento exigido: o aluno deverá ter um rendimento igual ou superior a sete (7,0)
Disciplinas
- Comunicação e Jornalismo(s): contemporaneidade e formação profissional (60h/aula)
- Comunicação, sociedade e jornalismo: a construção da imagem (30h/aula)
- Produção Intelectual I (30h/aula)
- Comunicação e sociedade I: a violência como produto (30h/aula)
- Internet, prestação de contas e transparência (30h/aula)
- Produção Intelectual II (30h/aula)
- Sociedade da Informação, Inclusão e Cidade Digital (30h/aula)
- Comunicação e Sociedade II: Estudos de gênero (30h/aula)
- Produção Intelectual III (30h/aula)
- Inovação Tecnológica na comunicação e no jornalismo (30h/aula)
- Metodologia do trabalho científico e da pesquisa em comunicação e jornalismo (30h/aula)
- Orientação e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (30h/aula)
Docentes
Clique sobre os nomes para visualizar os respectivos Currículos Lattes.
- Cynthia Mara Miranda
Jornalista, Doutora em Ciências Sociais (UnB, Opaje/UFT)
- Daniela Barbosa de Oliveira
Jornalista, Mestre em Ciências do Ambiente (UFT, Secom e Opaje/UFT)
- Darlene Teixeira Castro
Jornalista, Doutora em Comunicação (UFBA, Unitins e Opaje/UFT)
- Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
Jornalista, Pedagogo, Doutor em Comunicação(UFBA, Opaje/UFT)
- João Nunes da Silva
Sociólogo, Doutor em Comunicação (UFBA, Opaje/UFT)
- Marco Antônio Baleeiro Alves
Químico, Mestre em Agroenergia (NIT/UFT)
- Nelson Russo de Moraes
Administrador, Doutor em Comunicação (UFBA, Unesp e Opaje/UFT)
- Rodrigo Barbosa e Silva
Pedagogo, Doutor em Comunicação (UFBA, Unitins e Opaje/UFT)
Resumo do Quadro Docente:
Doutores: 06
Mestres: 02
Professores de outras instituições: 04
Contatos
Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Palmas/TO | 77001-090
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Site: www.uft.edu.br/ensijor
Coordenador: Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior
Sub-Coordenadora: Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda
Sub-Coordenador: Prof. Dr. João Nunes da Silva
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