O primeiro encontro do projeto de extensão PertenSer aconteceu na manhã desta quarta-feira, 05 de abril de 2023.
A equipe de mentores, que é composta por discentes veteranos do curso de Psicologia, assistente social, egressa do Câmpus de Miracema e a psicóloga do setor de Assistência Estudantil, estiveram com alunos do 1° período de Psicologia para o primeiro contato.
Na ocasião, além de conhecerem o projeto, os participantes puderam expressar suas expectativas e anseios quanto ao ingresso na Universidade, a adaptação e aprendizado que estão tendo.
Sobre o projeto
O projeto de extensão PertenSer tem como objetivo aumentar o engajamento do estudante e promover saúde mental. O projeto tem duas frentes de atuação. A primeira delas é dentro da universidade, em que os estudantes veteranos são treinados para dar suporte aos estudantes ingressantes. A partir de encontros semanais de mentoria, o veterano irá discutir assuntos como: projeto de vida, gerenciamento de tempo e técnicas de estudo, importância das atividades de lazer, inteligência emocional, acesso aos auxílios estudantis, moradia e adaptação ao município, participação em projetos de pesquisa e extensão.
A segunda frente de trabalho é oferecer formação para os professores do ensino médio que trabalham com o componente curricular Projeto de Vida, auxiliando-os no planejamento das aulas. A formação ocorrerá em abril e contará com a participação da professora Gláucia Mitsuko, do curso de Psicologia. Também haverá uma roda de conversa entre os estudantes de Psicologia da UFT e os estudantes do ensino médio, propiciando um momento de troca de saberes, de modo que estes últimos possam considerar a carreira universitária em seus projetos de vida.
De acordo com a psicóloga do setor de Assistência Estudantil do Câmpus de Miracema, Hareli Cecchin, "está sendo uma grande oportunidade de desenvolver uma intervenção com os dados da minha pesquisa de doutorado, que foi sobre saúde mental de estudantes universitários. Me sinto devolvendo para a sociedade todo o apoio que recebi para fazer esta formação. Além disso, o projeto foi desenvolvido por um grupo de trabalho (GETISME), composto por estudantes, técnicos-administrativos e egressos. A participação de todos estes atores está tornando a intervenção mais plural e dinâmica, de modo que seja ofertada considerando diferentes aspectos da realidade".
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