No dia 28 de agosto, última segunda-feira, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Corpos para fins de Ensino e Pesquisa.
A data tem o intuito de divulgar o tema e ampliar a possibilidade de mais pessoas doarem seus corpos à causa da Ciência. Esse dia foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Anatomia.
A prática da doação voluntária é adotada em vários países e universidades brasileiras. No Estado do Tocantins, o “Programa de doação de corpos e/ou órgãos da Universidade Federal do Tocantins: doar é um ato de ressignificar a vida”, o primeiro da região norte do Brasil, foi criado em 2019.
O objetivo deste programa é mostrar para as pessoas que após a morte a destinação do corpo pode, além do sepultamento ou cremação, ser doado para instituições de ensino superior que possuam programas de doação de corpos, como é o caso da UFT, Palmas.
Neste sentido, o Programa de Doação de Corpos - PDC da UFT tem o intuito de levar o aprendizado científico e treinamento anatômico para os futuros profissionais da saúde pelo estudo da anatomia no corpo humano, levando em consideração que este é uma ferramenta valiosa e insubstituível para o conhecimento da constituição humana, das variações anatômicas e suas aplicações, que são inúmeras, como o desenvolvimento de novos tratamentos cirúrgicos e farmacológicos, além de contribuir no estudo de doenças e no seu diagnóstico.
O processo de doação é realizado pelo doador em vida, ou por um familiar do doador, por meio de um documento que pode ser acessado AQUI.
O PDC tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFT e está de acordo com a legislação brasileira.
Mais informações e curiosidades sobre o PDC da UFT você confere no Site do Programa ou na Página do Instagram.
Redes Sociais