Orientações Gerais
Orientações Gerais
O que é o SIE?
É o sistema utilizado internamente pela UFT, chamado de Sistema de Informação para o Ensino. Nele são cadastrados todos os servidores, alunos e processos administrativos. Você será cadastrado no SIE pela GDH do seu câmpus e pela PROGEDEP no caso dos servidores da Reitoria, no prazo de 30 (trinta) dias a contar de sua entrada em exercício. Após a inclusão dos seus dados no SIE, você poderá solicitar a criação de e-mail institucional, de senha de telefone, bem como pegar livros emprestados na biblioteca.
Como faço um e-mail institucional?
Seu chefe deve solicitar a criação de seu e-mail por meio do formulário eletrônico disponível na Intranet, no menu: Serviços > DTI-Formulários.
Como acesso à Intranet?
É só utilizar o seu login único, que corresponde ao usuário e à senha do seu e-mail institucional.
Como faço a senha de telefone?
Seu chefe deve abrir um chamado na Intranet em: Solicitação de serviços > Nova ocorrência > Por departamento > Selecionar unidade Reitoria > Área de atendimento: Setor de Telecomunicações, informando o seu e-mail institucional e setor de trabalho.
Como faço a carteirinha da biblioteca?
Para os servidores da Reitoria e do Câmpus de Palmas, a solicitação deve ser feita pela Intranet no menu Serviços > Moodle. Na caixa de diálogo “Categoria de Cursos”, selecionar “todos os cursos” e buscar “Biblioteca” no final da página. Em seguida selecionar a opção “Treinamento de usuários da biblioteca de Palmas”, e seguir as demais orientações que fazem parte do treinamento. Nos demais câmpus, o servidor deve se dirigir à biblioteca portando documento com foto e número de matrícula Siape.
Como fico sabendo sobre as informações referentes à UFT que são do meu interesse?
A UFT dispõe de diversos canais institucionais de comunicação com os servidores e a comunidade em geral, dos quais destacamos o Portal UFT, a Intranet, o e-mail institucional, as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube @UFToficial), o informativo Sou UFT e a Ouvidoria. No Portal UFT e nas redes sociais são publicadas diariamente diversas notícias sobre a Universidade, e na Intranet são divulgados comunicados de interesse específico dos servidores. O Sou UFT é um informativo interno mensal distribuído por e-mail na forma de newsletter. Por isso é importante que você utilize seu e-mail institucional, para receber tanto o Sou UFT quanto outros comunicados importantes. Por meio de todos esses canais você pode participar de diversas formas sugerindo pautas, solicitando informações, enviando comentários etc. Já por meio da Ouvidoria é possível fazer críticas, sugestões, elogios ou solicitar informações de forma anônima ou não. A Ouvidoria encaminha demandas não solucionadas diretamente com os setores responsáveis, avaliando sua pertinência e resguardando o sigilo das informações. Outro recurso importante é a Página do Servidor, mantida pela PROGEDEP, onde são encontradas informações sobre procedimentos, formulários, planos de saúde etc.
O que é o SIASS?
É o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, que tem por objetivo desenvolver ações conjuntas nos campos de segurança e saúde dos servidores da Administração Pública Federal.
Como envio atestado médico/odontológico?
O servidor deve entregar, no prazo máximo de cinco dias a contar do início do afastamento, o atestado original e o formulário “Requerimento para seguridade social”, encontrado na Página do Servidor, devidamente preenchido, por meio de envelope lacrado para o Siass-TO no endereço: Quadra 104 Norte, Av. LO 2, Cj. 01, Lt. 19, Ed. Homaidan (Prédio do Ministério da Saúde) - Sala 109 - Plano Diretor Norte – Palmas/TO, CEP 77006-022; ou entregar a documentação na GDH do seu câmpus e na PROGEDEP para servidores da Reitoria. Caso necessário, o Siass poderá convocá-lo para perícia médica, conforme exigência legal.
O que é a PROGEDEP?
É a unidade administrativa que, em parceria com as Gerências Desenvolvimento Humano (GDH) em todos os câmpus, visa à promoção de um ambiente de trabalho equilibrado e sustentável por meio de proposição e implementação de políticas coordenadas e estratégicas, integrando ações de formação, desenvolvimento e valorização dos servidores, buscando o equilíbrio entre os objetivos individuais e institucionais.
Onde consigo meu número de matrícula?
O número de matrícula é gerado após o seu cadastro na folha de pagamento no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) do Governo Federal, no prazo de 30 (trinta) dias a contar de sua entrada em exercício. Para obter a matrícula o servidor deve entrar em contato com a GDH do seu câmpus ou com a PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.
O que é SIGEPE?
É o Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal, interligado ao Siape, onde o servidor tem acesso ao contracheque e a diversas informações funcionais. O Sistema pode ser acessado no link https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/. Neste endereço, escolha a opção Sigepe Servidor > Sou servidor e depois clique em Precisa de Ajuda? > Primeiro acesso. Clique em “avançar” e preencha os dados solicitados.
Como tenho acesso ao meu contracheque?
O contracheque definitivo é disponibilizado por meio do Sigepe e pode ser acessado após o fechamento da folha de pagamento, geralmente a partir do dia 25 de cada mês.
Quando vou receber o pagamento?
Geralmente a folha de pagamento fecha no dia 05 de cada mês. Se você tomou posse e entrou em exercício até esta data, receberá no próximo pagamento, que é depositado em conta até o 5º dia útil do mês subsequente.
Como é calculado o auxílio transporte?
O auxílio transporte é o benefício pago ao servidor que utiliza o transporte coletivo para chegar à UFT. O cálculo é realizado da seguinte forma:
Minha Contribuição = ((Vencimento Básico/30) x 22 dias úteis) x 6%
Meu gasto mensal = (Valor da Passagem x 2) x 22 dias úteis
Auxílio Transporte = meu gasto mensal - minha contribuição
Como é calculado o auxílio alimentação?
O valor referente a 22 dias úteis é pago diretamente no contracheque, sendo R$ 458,00 para os servidores com jornada de 40 horas e R$ 229,00 para os servidores com jornada de 20 horas.
Como solicito cópia de processo?
Cópias de processo devem ser solicitadas à Divisão de Informação e Registro pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., e são enviadas por meio digital. Obs: Os processos devem ser do próprio solicitante, pois não são fornecidas cópias de processos de terceiros sem prévia autorização.
Tenho tempo de contribuição em outro órgão. Como faço a averbação?
Nesse caso, o servidor deve preencher o formulário “Solicitação de Averbação de Tempo de Contribuição”, disponível na Intranet e na Página do Servidor, e anexar a ele a Certidão de Tempo de Contribuição, A referida documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.
O que é o Incentivo à Qualificação?
É o percentual concedido ao servidor que possui uma escolaridade superior ao cargo, e pode ser solicitado a qualquer momento, conforme a tabela abaixo:
Nível de escolaridade formal superior ao previsto para o exercício do cargo (curso reconhecido pelo Ministério da Educação) |
Área de conhecimento com relação direta |
Área de conhecimento com relação indireta |
Ensino fundamental completo |
10% |
- |
Ensino médio completo |
15% |
- |
Ensino médio profissionalizante ou ensino médio com curso técnico completo |
20% |
10% |
Curso de graduação completo |
25% |
15% |
Especialização, com carga horária igual ou superior a 360h |
30% |
20% |
Mestrado |
52% |
35% |
Doutorado |
75% |
50% |
O que é Progressão por Capacitação?
É a mudança no nível de capacitação em decorrência da obtenção de certificação, após a posse, em programa de capacitação compatível com o cargo ocupado, conforme a Lei nº 11.091/2005.
O que é a Progressão por Mérito?
É a mudança no padrão de vencimento, ocorrida a cada 18 meses de efetivo exercício, sendo automática desde que o servidor tenha obtido resultado satisfatório na avaliação de desempenho.
Como faço a carteirinha do Restaurante Universitário (RU)?
O RU está disponível, por enquanto, nos Câmpus de Araguaína (EMVZ) e Palmas. Em Araguaína o servidor deve procurar o Diretório Acadêmico, no Câmpus Cimba, Bloco C, ramal 2238. Em Palmas o servidor deve se dirigir à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest), no Bloco IV, ramal 8113. Para solicitar a carteirinha, é necessário apresentar uma declaração de vínculo com a UFT e uma foto 3x4.
Como funciona o Auxílio Saúde?
O ressarcimento é lançado no contracheque na rubrica per capita saúde suplementar após o pagamento da mensalidade do plano de saúde que atenda à Portaria Normativa SRH/MPOG nº 5 de 11/10/2010.
A Aliança Administradora de planos de saúde (Unimed e OdontoGroup), assinou um Termo de Acordo com a UFT, de modo que, após adesão ao plano de saúde, o servidor deve solicitar o ressarcimento por meio do formulário “Auxílio Saúde”, disponível na Intranet, anexando a cópia do contrato do plano de saúde e cópias autenticadas ou conferidas com os originais dos seguintes documentos do titular e dos dependentes: CPF / RG ou Certidão de Nascimento (nos casos de recém-nascido) / Certidão de Casamento ou União Estável. A documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.
Já a Geap possui um convênio com o Ministério do Planejamento, de modo que, após aderir ao plano, o auxílio é automático, sendo que constará do contracheque apenas o desconto da diferença entre a mensalidade e o auxílio, indicado pela rubrica Geap Plano Saúde – Mensalidade.
Já sou titular de outro plano de saúde. Posso receber o ressarcimento?
O servidor pode solicitar o auxílio saúde por meio do formulário “Auxílio Saúde”, disponível na Intranet, anexando a cópia do contrato do plano de saúde, declaração do plano informando se atende ou não à Portaria Normativa SRH/MPOG nº 5 de 11/10/2010 e cópias autenticadas ou conferidas com os originais dos seguintes documentos do titular e dos dependentes: CPF / RG ou Certidão de Nascimento (nos casos de recém-nascido) / Certidão de Casamento ou União Estável. A documentação deve ser entregue na GDH do seu câmpus ou na PROGEDEP, no caso dos servidores da Reitoria.
Após análise do processo, caso seja deferido, o servidor deverá encaminhar à GDH do seu câmpus ou à PROGEDEP (servidores da Reitoria), mensalmente, até o quinto dia útil de cada mês, o comprovante de pagamento do plano de saúde, juntamente com o boleto, para fins de ressarcimento.
Quais dependentes do servidor geram direito ao ressarcimento?
- Cônjuge / companheiro(a)
- Filho(a) / enteado(a) / adotado(a) / menor sob guarda / tutelado(a), solteiro(a), até 21 (vinte e um) anos de idade, ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez
- Filho(a) / enteado(a) / adotado(a) / menor sob guarda / tutelado(a), solteiros, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependente economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecidos pelo Ministério da Educação; devendo, nesses casos, ser entregue semestralmente o comprovante de matrícula à unidade de Recursos Humanos da UFT.
Obs.: Os dependentes acima mencionados devem pertencer ao mesmo plano de saúde do servidor e estar cadastrados como dependentes no Siape.
Orientações sobre cadastro de dependentes:
Com o CPF da criança, você pode solicitar os seguintes benefícios:
- Auxílio Natalidade
- Auxílio pré-escolar
- Dedução no imposto de renda retido na fonte
- Acompanhamento por motivo de doença
- Auxílio saúde (per capita saúde suplementar)
No menu "Serviços/Manual do Servidor", consulte os procedimentos e formulários específicos para solicitar cada um deles.
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