Histórico
História da UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi instituída em 23 de outubro de 2000 pela Lei n° 10.032 a partir da transferência dos cursos e da infraestrutura da Universidade do Tocantins (Unitins), mantida pelo Estado do Tocantins.
Embora tenha sido criada no ano 2000, a UFT só teve sua implantação efetiva em maio de 2003, com a posse dos primeiros professores da Instituição.
Em 18 de abril de 2001 foi nomeada a primeira Comissão Especial de Implantação da Universidade Federal do Tocantins pelo então Ministro da Educação, Paulo Renato, por meio da Portaria de n° 717/2001. Esta comissão teve entre seus objetivos elaborar o Estatuto e um projeto de estruturação da nova universidade. Como presidente dessa comissão foi designado o professor doutor Eurípedes Vieira Falcão, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Depois de dissolvida a primeira comissão designada com a finalidade de implantar a UFT, em 2002 uma nova etapa foi iniciada. Para esta nova fase, foi assinado o Decreto n° 4.279, de 21 de junho de 2002, atribuindo à Universidade de Brasília (UnB) competências para tomar as providências necessárias à implantação da UFT. Para tanto, foi designado o professor doutor Lauro Morhy, na época reitor da Universidade de Brasília, para o cargo de reitor pro tempore da UFT.
Em 17 de julho do mesmo ano foi firmado o Acordo de Cooperação n° 01/2002 entre a União, o Estado do Tocantins, a Unitins e a UFT, com interveniência da Universidade de Brasília, com o objetivo de viabilizar a implantação definitiva da Universidade Federal do Tocantins. Com essas ações, iniciou-se uma série de encaminhamentos jurídicos e burocráticos, além dos procedimentos estratégicos que estabeleciam funções e responsabilidades a cada um dos órgãos representados.
Com a posse dos professores, foi desencadeado o processo de realização da primeira eleição dos diretores de câmpus da Universidade. Já finalizado o prazo dos trabalhos da comissão comandada pela UnB, foi indicada uma nova comissão de implantação pelo ministro Cristovam Buarque. Na ocasião, foi convidado para reitor pro tempore o professor Dr. Sergio Paulo Moreyra, professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e assessor do Ministério da Educação. Entre os membros dessa comissão, foi designado, por meio da Portaria n° 02, de 19 de agosto de 2003, o professor mestre Zezuca Pereira da Silva, também professor titular aposentado da UFG para o cargo de coordenador do Gabinete da UFT.
Esta comissão elaborou e organizou as minutas do Estatuto e do Regimento Geral da UFT, e o processo de transferência dos cursos da Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), que foram submetidos ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Educação (CNE). Foram criadas as comissões de Graduação, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e de Administração e Finanças. A comissão ainda preparou e coordenou a realização da primeira consulta acadêmica para reitor e vice-reitor da UFT, que ocorreu no dia 20 de agosto de 2003, na qual foi escolhido como reitor o professor Alan Barbiero.
No ano de 2004, por meio da Portaria no 658, de 17 de março de 2004, o ministro da educação, Tarso Genro, homologou o Estatuto da Fundação, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o que tornou possível a criação e instalação dos Órgãos Colegiados Superiores: o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
Com a instalação desses órgãos foi possível consolidar as ações inerentes à escolha de reitor e vice-reitor, conforme as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 9.192/95, que regulamenta o processo de escolha de dirigentes das instituições federais de ensino superior por meio da análise da lista tríplice. Com a homologação do Estatuto da Fundação Universidade Federal do Tocantins, também foi realizada a convalidação dos cursos de graduação e os atos legais praticados até aquele momento pela Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). Por meio desse processo, a UFT incorporou todos os cursos de graduação e também o curso de Mestrado em Ciências do Ambiente, que já era ofertado pela Unitins, bem como, fez a absorção de mais de oito mil alunos, além de equipamentos e da estrutura física dos sete câmpus, incluindo prédios em construção.
Pioneirismo
A UFT foi a primeira universidade brasileira a estabelecer cotas para estudantes indígenas em seus processos seletivos. A reserva de vagas foi instituída desde o primeiro vestibular da Instituição, realizado em 2004.
Além disso, a Universidade tem o curso de Engenharia Ambiental mais antigo do país, com ingresso de alunos desde 1992, e o primeiro curso de mestrado ofertado no estado do Tocantins, o mestrado em Ciências do Ambiente (Ciamb), aprovado pela Capes em 2002.
O processo de criação e implantação da UFT representa uma grande conquista para o povo tocantinense e a Universidade não para de crescer, tendo passado de cerca de 8 mil alunos e 25 cursos de graduação, em 2003, para mais de 20 mil alunos, em 57 cursos de graduação e 30 programas de pós-graduação nos seus primeiros 13 anos de existência.
Cronologia
21 de fevereiro de 1990 - Criação da Universidade do Tocantins (Unitins) pelo Decreto n° 252/90 do Governo do Estado do Tocantins.
Outubro de 1991 - Lei n° 326/91 estrutura a Universidade do Tocantins em forma de autarquia.
1992 - Ingresso da primeira turma do curso de graduação em Engenharia Ambiental, o primeiro voltado especificamente para este segmento da Engenharia a ser criado no Brasil.
30 de outubro de 1996 - Medida Provisória n° 228/1996 determina o processo de extinção de autarquia em que se constituía a Universidade do Tocantins.
13 de novembro de 1996 - Lei n° 872/96 determina o processo de extinção da autarquia em que se constituía a Universidade do Tocantins.
25 de novembro de 1996 - Lei n° 873/96 autoriza o Poder Executivo, na condição de coinstituidor, a promover a instituição de uma fundação de direito privado, para a implantação da Universidade Autônoma do Tocantins.
06 de dezembro de 1996 - Lei n° 874/96 altera a Lei n° 873/96 e autoriza o Poder Executivo, na condição de coinstituidor, a promover a instituição da Fundação Universidade do Tocantins.
1° de fevereiro de 2000 - Lei n° 1.126/2000 reestrutura a Fundação Universidade do Tocantins e adota outras providências.
Início do ano 2000 - Estudantes criam o movimento SOS Unitins e passam a realizar diversas manifestações.
31 de março de 2000 - Após passeata pela cidade e manifestação no Espaço Cultural de Palmas, estudantes da Unitins decidem entrar em greve.
25 de abril de 2000 - Grupo de alunos inicia greve de fome para pressionar um acordo com o governo estadual.
19 de junho de 2000 - Lei n° 1.160/2000 revoga a Lei n° 1.126/00, reestrutura a Fundação Universidade do Tocantins e adota outras providências.
23 de outubro de 2000 - Lei n° 10.032/2000 cria a Universidade Federal do Tocantins.
18 de abril de 2001 - É nomeada a primeira Comissão Especial de Implantação da Universidade Federal do Tocantins, por meio da Portaria de n° 717/2001.
2002 - Aprovada pela Capes a implantação do curso de mestrado em Ciências do Ambiente (Ciamb) - o primeiro mestrado da UFT e também o primeiro do estado do Tocantins.
21 de junho de 2002 - Decreto n° 4.279/02 atribui à Universidade de Brasília (UnB) competências para tomar as providências necessárias à implantação da UFT. Professor doutor Lauro Morhy, na época reitor da Universidade de Brasília, é designado para o cargo de reitor pro tempore da UFT.
17 de julho de 2002 - Firmado o Acordo de Cooperação n° 01/2002 entre a União, o Estado do Tocantins, a Unitins e a UFT, com interveniência da Universidade de Brasília, com o objetivo de viabilizar a implantação definitiva da Universidade Federal do Tocantins.
2003 - Ingresso da primeira turma do Mestrado em Ciências do Ambiente.
15 de maio de 2003 - Implantação da UFT, com a posse dos primeiros servidores.
Maio de 2003 - Desencadeado o processo de realização da primeira eleição dos diretores de câmpus da Universidade.
2003 - Indicada uma nova comissão de implantação pelo ministro Cristovam Buarque. Professor Dr. Sergio Paulo Moreyra, professor titular aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) e assessor do Ministério da Educação, é convidado para o cargo de reitor pro tempore.
19 de agosto de 2003 - Portaria n° 02/03 designa o professor mestre Zezuca Pereira da Silva, professor titular aposentado da UFG, para o cargo de coordenador do Gabinete da UFT.
20 de agosto de 2003 - Primeira consulta eleitoral à comunidade acadêmica para escolha de reitor e vice-reitor da UFT, na qual foi escolhido o professor Alan Barbiero como reitor e a professora Flávia Tonani como vice (Gestão 2004-2008).
05 de fevereiro de 2004 - Realizadas, em gabinete, a primeira colação de grau da UFT (do acadêmico de Engenharia Ambiental Renato Prado), e, no Espaço Cultural de Palmas, a primeira colação de grau em turma da UFT (formatura da Turma de Direito 2003/2).
03 de setembro de 2004 - Aprovada pelo Consepe a implantação do sistema de cotas para estudantes indígenas no vestibular da UFT (Resolução n° 3A/2004).
25 de novembro de 2003 - Publicação do edital do 1° Vestibular da UFT, com oferta de mil vagas em 26 cursos de graduação.
25 e 26 de janeiro de 2004 - Realização do primeiro Vestibular da UFT.
Abril de 2004 - Posse dos primeiros técnicos-administrativos.
22 de outubro de 2004 - Aprovada pelo Consuni a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao bibliófilo José Mindlin e à escritora Zélia Gattai Amado.
2007 - Implantação da Comissão Permanente de Seleção (Copese) e realização do primeiro vestibular promovido integralmente pela UFT, desde a elaboração das provas até a logística de aplicação e apuração dos resultados.
2008 - Aprovada pela Capes a implantação do primeiro curso de doutorado da UFT, o doutorado em Ciência Animal Tropical, no Câmpus de Araguaína.
2008 - Adesão ao Programa de Apoio ao Planto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que proporcionou a criação de 14 novos cursos de graduação e diversos investimentos em pessoal e infraestrutura, principalmente nos câmpus de Araguaína, Gurupi e Palmas.
13 de junho de 2008 - Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor, escritor e intelectual Ruy Rodrigues da Silva.
22 a 24 de junho de 2009 - Realização do Seminário Internacional Crise Civilizacional: Distintos Olhares, aberto pelo filósofo e sociólogo francês Edgar Morin.
25 de junho de 2009 - Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao filósofo e sociólogo francês Edgar Morin e à líder comunitária e quebradeira de coco da região do Bico do Papagaio, Raimunda Gomes da Silva, a Raimunda Quebradeira.
2010 - Adoção de novo logotipo, em dois tons de verde, escolhido por meio de concurso cultural.
2010 - Primeira participação da UFT no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), com 25% das vagas ofertadas nos cursos de graduação regulares e presenciais.
2011 - Ampliação da participação da UFT no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 25% para 50% do total de vagas ofertadas nos cursos de graduação regulares e presenciais.
18 de maio de 2012 - Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor Zezuca Pereira.
19 de novembro de 2013 - Aprovada pelo Consuni a implantação de cotas para estudantes de origem quilombola em processos seletivos para os cursos de graduação da UFT.
10 de junho de 2014 - Lançamento da nova identidade visual, em azul, verde e cinza, incluindo brasão e marca (logotipo).
10 de junho de 2014 - Lançamento dos primeiros livros da Editora EdUFT.
15 de dezembro de 2014 - Outorga do título de Doutor Honoris Causa ao poeta e militante político Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra).
2015 - Adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), como processo seletivo para 100% das vagas dos cursos de graduação regulares e presenciais.
Galeria de Reitores
Prof. Dr. Luís Eduardo Bovolato
Gestão 2018-2025 (Vice-reitor: Prof. Dr. Marcelo Leineker Costa)
Profª. Dr.ª Isabel Auler
(1951-2017)
Gestão 2016-2017 (Vice-reitor: Prof. Dr. Luís Eduardo Bovolato)
Prof. Dr. Márcio Silveira
Gestão 2012-2016 (Vice-reitora: Profa. Dra. Isabel Auler)
Prof. Dr. Alan Barbiero
Gestão 2008-2012 (Vice-reitor: Prof. Dr. José Expedito da Silva)
Gestão 2004-2008 (Vice-reitora: Profª. Dr.ª Flávia Tonani)
Final de 2003 (pro tempore)
Prof. Dr. Sergio Paulo Moreyra
Agosto/Setembro de 2003
pro tempore
Prof. Dr. Lauro Morhy
Junho de 2002 a julho de 2003 (Reitor da UnB, pro tempore)
Doutores Honoris Causa
Dona Juscelina Gomes dos Santos
2021
Prof. Dr. Tirone David
2016
Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra)
2014
Zezuca Pereria
2012
Raimunda "Quebradeira" Gomes da Silva
2009
Edgar Morin
2009
Ruy Rodrigues da Silva (1927-2016)
2008
José Mindlin (1914-2010)
2004
Zélia Gattai Amado (1916-2008)
2004
Redes Sociais