Curso de Engenharia Civil da UFT recebe doação de livros do IPHAN
Na manhã desta terça-feira, 11 de abril, o curso de Engenharia Civil da UFT, por meio da sua Empresa Júnior, Construft, recebeu a doação de cerca de 50 livros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A entrega dos exemplares foi feita pela superintendente substituta IPHAN no Tocantins, Cejane Pacini Leal Muniz, no Laboratório de Tecnologia da Construção da UFT. A cerimônia de entrega dos livros contou com a participação dos professores Marcus Vinicius Ribeiro, coordenador do curso, Indara Soto Izquierdo, coordenadora da Construft e Bruno Carrilho, professor responsável pela intermediação da doação. Estudantes que atuam na Construft também participaram da cerimônia.
Os exemplares doados pelo IPHAN ao curso de Engenharia são de produção do próprio Instituto e que contemplam a área da Engenharia Civil voltada para o patrimônio histórico. Entre as temáticas abordadas pelos livros estão assuntos como cartografia, uso e conservação de madeira, análise de risco de incêndio a sítios históricos e manuais de elaboração de projetos. Além disso, os exemplares doados também permitem a intersecção com atividades e projetos de outras áreas, como a Arquitetura. Agora, o material recebido deve passar pelo processo de catalogação para ser disponibilizado aos estudantes.
O professor Bruno Carrilho, que fez a ponte entre o IPHAN e o curso de Engenharia Civil da UFT, destacou as possibilidades de uso do material: “São livros que os alunos vão poder utilizar nos estudos, projetos de pesquisa, projetos de extensão, na escrita do TCC ou até mesmo para aprofundar os conhecimentos numa área que é pouco abordada dentro do currículo das universidades em Geral e que tem aplicação prática, visto que tem muitas obras do IPHAN e tem muito mercado para trabalhar nessa área”. O professor também ressaltou que a escolha do Instituto em doar os livros para UFT é um sinal que IPHAN acredita no potencial de formação da Universidade e do curso: “ Eu fico muito satisfeito, porque que eles poderiam ter escolhido outros lugares para fazer essa doação, e escolheram a gente porque acreditam no nosso trabalho”.
Cejane Pacini Leal Muniz enfatizou a parceria com a UFT e as possibilidades que os livros doados trazem para as atividades que já são desenvolvidas pelas duas instituições: “As publicações vão possibilitar que os estudantes tenham acesso ao que há de produção recente, inclusive sobre patrimônio cultural, mas também visa fortalecer o desenvolvimento de projetos, pesquisas no campo do patrimônio cultural no Tocantins. A Universidade vem sendo parceira em várias ações do IPHAN no que concerne desde estudos de identificação, diagnóstico e projetos de extensão vinculados à conservação do patrimônio edificado. Então essas publicações vão contribuir para a formação de estudantes tanto na atuação profissional quanto também pesquisadores no campo do patrimônio cultural”.
Para a professora Indara, que coordena a Construft, o material doado pelo IPHAN vai contribuir bastante com o trabalho desenvolvido pela empresa: “Os alunos que atuam na Construft se dedicam a prestar serviços para a sociedade de uma forma mais acessível, então eles têm que elaborar projetos arquitetônicos, hidráulicos, estruturais e com certeza esses livros vão ajudar muito a reforçar todos esses conhecimentos que eles precisam aplicar na Construft para elaborar esses projetos. E essa doação é muito valiosa para nós e para nossos alunos, primiero porque eles vão ter um contato com todo esse conhecimento , que muitas vezes não se dão na sala de aula, então isso dá maior profundidade para eles se prepararem para esse serviço que eles prestam para a sociedade. Então a gente agradece muito pela doação que é realmente muito valiosa e são livros muito ricos com muito conteúdo na parte arquitetônica estrutural e com certeza os alunos vão fazer bom proveiro”.
O professor Marcus Vinícius, coordenador do curso de Engenharia Civil, também destacou a relevância do material doado para a formação dos engenheiro civis: “Essas doações com a quais o IPHAN nos agraciou nesta manhã é importante porque nos traz material didático e histórico inclusive, que faz fomentar dentro dos alunos esses saberes que vão proporcionar o registro histórico da sociedade brasileira. Então, todo esse material de arquitetura histórica, traz todo o contexto histórico de uma determinada civilização, povo ou determinada região e essa contribuição cultural para toda sociedade e nós como engenheiros civis e como formadores de engenheiros civis, na tratativa de manutenção desses patrimônios históricos, registros, de execuções de conservação, dos processos metodológico de construção civil visam garantir a sobrevidas desse registro histórico para as civilizações futuras do que a gente tem aqui no nosso estado do Tocantins”.
Ana Júlia Alves, estudante do 8° período de Engenharia Civil, que participou da cerimônia de recepção dos livros, destacou a importância do material para o fortalecimento da base teórica que é oferecida no curso. “A doação dos livros contribui principalmente para a ampliação da teoria do curso. Nós da empresa Júnior Construft podemos usá-los principalmente para a elaboração de projetos arquitetônicos, elétricos, estruturais e a gente pode tirar alguns conhecimentos baseados nesses materiais”, comenta a estudante.
Redes Sociais