Professor do PPGBec da UFT participa de reportagem internacional sobre os desafios ambientais enfrentados pelos rios amazônicos
O biólogo e professor Fernando Pelicice, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT (PPGBEc), sediado em Porto Nacional, participou recentemente, como um dos especialistas ouvidos pela reportagem internacional produzida e exibida pelo canal de TV China Global Television Network (CGTN), organização internacional de mídia chinesa. O título da reportagem é “Rivers in Brazil’s Amazon region facing environmental challenges” (Rios da região amazônica brasileira enfrentam desafios ambientais). A matéria retrata as dificuldades ambientais enfrentadas pelos rios da região amazônica, com foco na bacia do rio Tocantins-Araguaia.
Com publicações de impacto mundial na área de Ecologia e Conservação, o professor Fernando foi escolhido para falar à reportagem por seu vasto conhecimento sobre a região e também por sua grande experiência na área de biodiversidade e conservação de recursos naturais. Inclusive, o estudo que estimulou a reportagem foi uma iniciativa do PPGBec, sob organização do professor Fernando. Intitulado “Large-scale Degradation of the Tocantins-Araguaia River Basin'' (Degradação em larga escala da bacia do rio Tocantins-Araguaia), a pesquisa contou com a colaboração de dezenas de pesquisadores e diferentes instituições nacionais e internacionais e foi publicada na revista Environmental Management em 2021.
No decorrer da reportagem, o professor Fernando explica a relevância ambiental, social e econômica da bacia TO-AR e destaca a alta biodiversidade que caracteriza a região, especialmente no estado do Tocantins. O pesquisador também enfatiza que os impactos ambientais, com destaque para o desmatamento, implicaram em perdas significativas de vastas áreas de Cerrado nativo. Outro ponto abordado pela matéria são os impactos causados pela expansão da piscicultura e políticas equivocadas que autorizam o cultivo de peixes exóticos, além das consequências das hidrelétricas para o rio Tocantins, da agricultura irrigada e assoreamento no rio Araguaia.
Para o professor Fernando, a divulgação das tendências atuais de degradação ambiental no Brasil pelas mídias internacionais é fundamental para a busca de políticas públicas mais equilibradas: “Nosso país tem destaque absoluto quando se fala em biodiversidade e ecossistemas e sempre assumiu certo protagonismo nos debates internacionais sobre a proteção do meio ambiente. Mas, as más políticas atuais implicam no desenvolvimento de baixa sustentabilidade a longo prazo, o que deve gerar alto prejuízo ambiental e econômico. Expor essa realidade para a comunidade internacional é uma forma de pressionar as autoridades brasileiras, em todos os níveis, por mais compromisso e responsabilidade na gestão de nosso rico patrimônio natural”.
A reportagem da qual o professor Fernando participou, está disponível na íntegra no canal da CGTN no You Tube. Para os interessados em saber mais sobre o estudo em que a reportagem foi baseada, clique aqui.
Redes Sociais