Professores do Internato Integrado em Saúde apresentam ações realizadas em Tocantínia
No período de setembro de 2020 a agosto de 2022, foram realizadas mais de 20 ações voltadas à promoção da saúde da comunidade, bem como a formação para os profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, no município de Tocantínia, pelos integrantes do Projeto do Internato Integrado em Saúde (IRIS). Além disso, foram desenvolvidos materiais como cartilhas, manuais e informativos para os gestores municipais.
No último dia 13 de setembro, os professores integrantes do projeto IRIS estiveram em Tocantínia para apresentar aos gestores as ações realizadas no município, profissionais e comunidade. “Compreendemos que este projeto permitiu aos envolvidos um aprendizado pautado na organização, integração, participação social e política, no levantamento das necessidades locais, auxiliando de forma multisetorial na promoção da saúde da comunidade de Tocantínia”, destaca a coordenadora do projeto, Eloíse Schott,.
Eloíse enfatiza ainda, que as ações desenvolvidas pelo IRIS fortalecem o papel social da Universidade e proporcionam experiência no âmbito do ensino-serviço-comunidade, a partir de uma atuação multiprofissional.
O projeto
O Internato Integrado em Saúde (Iris) é um projeto de extensão da UFT que tem o objetivo promover ações de prevenção de agravos e promoção da saúde que busquem melhorar a qualidade de vida da comunidade, a partir dos indicadores de saúde, assistência social e educação. As atividades são desenvolvidas por docentes e acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Teatro da UFT.
Redes Sociais