HDT-UFT institui novos módulos do AGHU que visam aperfeiçoar os serviços e atendimentos
Em reunião ocorrida na última segunda-feira (18), no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), com a presença do superintendente e representantes das áreas médica, de enfermagem e de tecnologia da informação, foi registrada a “virada de chave” da implantação de quatro novos módulos do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), o qual padroniza as práticas assistenciais e administrativas e permite a criação de indicadores nacionais, facilitando a adoção de projetos de melhorias comuns para os hospitais da Rede Ebserh.
A partir de agora, os quatro novos módulos estão em pleno funcionamento. São eles: Prescrição Médica, Prescrição de enfermagem, Prescrição Multiprofissional e Controle do paciente. É um verdadeiro marco para o hospital que, desde 2017, utiliza o AGHU com os módulos Paciente e Internação, e com essa ampliação, será possível otimizar ainda mais os serviços e atendimentos aos pacientes.
Segundo o analista de Tecnologia da Informação Eduardo Amaral, a partir de agora, o AGHU passa a ser usado pelos profissionais da área assistencial, onde os módulos darão dinamização às atividades, além de centralizar o prontuário do paciente na base de dados, facilitando o acesso por todos os profissionais da saúde, possibilitando a gestão e o controle de indicadores de forma mais precisa e automática.
“Dessa forma, o hospital dá mais um passo rumo a evolução tecnológica. Os próximos desafios do Setor de Gestão da Informação e Informática serão a implantação dos módulos ambulatorial, estoque, farmácia e telemedicina. Vale ressaltar também que a Ebserh está implantando um certificado digital que tornará o AGHU o primeiro software público de gestão hospitalar”, conclui Amaral.
Sobre os novos módulos do AGHU
Prescrição da Enfermagem: depois de coletar dados, o profissional de enfermagem pode analisar as necessidades de cuidados do paciente e estabelecer o diagnóstico de enfermagem, prescrever os cuidados que serão executados pelos profissionais da equipe.
Prescrição Médica: permite ao médico, depois de analisar as informações clínicas do paciente, estabelecer uma conduta que será executada por diversos profissionais da saúde, cada um com suas atribuições específicas.
Prescrição Multiprofissional: o objetivo é informatizar os registros da anamnese e evolução dos pacientes, além de inclusão de notas adicionais no que tange às tarefas da equipe multiprofissional.
Controle do Paciente: o intuito é informatizar os registros dos controles do paciente, abrangendo os processos de monitorizações e controle hídrico, permitindo agilidade na visualização da informação e maior segurança na assistência ao paciente.
Sobre a Rede Ebserh
O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Redes Sociais