Evento internacional debaterá sobre hidrelétricas na região amazônica
A Universidade Federal do Tocantins vai sediar, dias 15 e 16 de maio próximos, o workshop internacional "Rios, Terras e Culturas: Aprendendo com o Sistema Social-Ecológico do Tocantins". Para os interessados em participar do evento com apresentação de trabalhos, o período para submissão destes está aberto até dia 25 de abril de 2018 (clique aqui). O evento está associado ao projeto "Rede Barragens Amazônicas: Avançando a Pesquisa Integrativa e a Gestão Adaptativa de Sistemas Socioecológicos Transformados por Barragens Hidrelétricas" do qual o Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente é parceiro.
pesquisadores da UFT participaram de um evento neste mote, na bacia do rio Colorado, nos Estados Unidos, fazendo, inclusive, visitas técnicas a barragens e comunidades atingidas pelos empreendimentos.
De acordo com a organização do Workshop, o evento visa "criar e fortalecer bases para o avanço da pesquisa integrativa (inter e transdisciplinar) sobre sistemas socioecológicos transformados por hidrelétricas na Amazônia, fortalecendo ensino, pesquisa e extensão em universidades emergentes na região", além de "propiciar a troca de conhecimentos e experiências entre atores que atuam em bacias hidrográficas amazônicas (Tocantins, Madeira, Xingu, Tapajós e outros) e na bacia do Rio Colorado, nos Estados Unidos". Ainda neste projeto, há um ano atrás,Para a versão brasileira do Workshop, no Câmpus da UFT em Palmas, são aguardados todos os pesquisadores americanos e brasileiros envolvidos no projeto, assim como estudantes da Universidade da Flórida e pesquisadores renomados na temática que envolve a discussão.
Organização, apoio e colaboração
O workshop tem como organizadores o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da UFT (PPGCiamb) com apoio da National Science Foundation (NSF) e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). São parceiras do evento a Universidade Federal de Rondônia (Unir); a Universidade Federal do Pará (UFPA); a Universidade de São Paulo (USP); a Universidade da Flórida (UF); e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS); como entidades colaboradoras estão a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).
Links de Interesse:
Redes Sociais