Portal do Aluno | Portal do Professor | Bibliotecas | Repositório Inst. | Moodle | Calendário Acadêmico
Bem-vindo à página do Curso de Ciências Biológicas!
Você que é aluno, fique atento às datas do Calendário Acadêmico.
Informações Gerais
Local: | Câmpus de Porto Nacional |
Formação: | Licenciatura e Bacharelado |
Modalidade: | Presencial |
Duração: | 04 anos (8 semestres) |
Turno: | Integral |
Criação e Autorização: | Parecer CEE/CESu nº 119 de 19/12/1991 Decreto Federal de 20/04/1993 – DOE de 22/04/1993, Seção 1, p. 5164 |
Reconhecimento: | Decreto Estadual nº 682, de 24/11/1998 - DOE de 27/11/1998 |
Renovação de Reconhecimento: | Portaria n° 1.094 de 24/12/2015 |
Estrutura Curricular: |
Resolução n° 005/2009 - Consepe (Licenciatura) |
Conceito Enade: | 2 (2014) |
Conceito Preliminar de Curso (CPC): | 4 (2014) |
Conceito de Curso (CC): | 3 (2011) |
Mais informações no sistema e-Mec.
Sobre o Curso
Objetivos
O curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UFT tem como objetivo garantir uma formação adequada ao exercício profissional do biólogo em atividades de grande complexidade, envolvendo a realidade de trabalhos relacionados com estudo, pesquisa, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área. A licenciatura, por sua vez, tem como objetivo garantir uma formação adequada ao exercício profissional do biólogo em atividades no magistério da Educação Básica e Superior, bem como nas diversas etapas de formulação e desenvolvimento de estudos, projetos ou pesquisas puras e aplicadas nos vários setores da Biologia ou do ensino e divulgação desta área do conhecimento.
Em ambos os casos, busca-se assegurar a integração completa entre ensino, pesquisa e extensão.
Perfil e Campo de Atuação do Egresso
O bacharel em Ciências Biológicas deve adquirir uma formação sólida, ampla e histórica dos conceitos, princípios e teorias das Ciências Biológicas. Biólogo é o profissional que estuda a vida em suas diferentes formas de expressão. Seu campo de atuação vem crescendo exponencialmente frente aos novos contextos ambientais e de saúde que vem surgindo. O egresso deste curso de graduação pode trabalhar nas áreas de ensino e de pesquisa, na elaboração de relatórios e avaliações técnicas em empresas públicas ou privadas, em organizações não-governamentais e em outros setores de nossa sociedade em que seus conhecimentos forem necessários.
Já o licenciado em Ciências Biológicas, além da mesma formação em conhecimentos biológicos, deve também estar orientado para princípios pedagógicos envolvidos em sua futura vida profissional. Ele dedica-se ao magistério em nível Fundamental (ensino de Ciências) e ensino Médio (ensino de Biologia). O mercado de trabalho do profissional biólogo licenciado é diversificado, amplo, emergente e crescente em instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão.
Histórico
O Curso de Ciências Biológicas - modalidades Licenciatura e Bacharelado -, em funcionamento desde 1992 na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), foi reconhecido em 1998. Desde então, tem contribuído com o contínuo desenvolvimento do Estado do Tocantins nas áreas de ensino, pesquisa, preservação, saúde e educação.
O primeiro vestibular para o curso realizou-se em 1992 para o período noturno, conforme Parecer de Implantação do Conselho Estadual de Educação do Estado do Tocantins de dezembro de 1991 e Decreto de Autorização publicado no Diário Oficial nº 74, de abril de 1993. Em 1994, houve somente abertura de vagas no vestibular para o período diurno integral. Isso ocorreu até 1998, quando foram oferecidas vagas no período diurno integral e noturno. Novamente em 2000, foram oferecidas 40 vagas somente para o período diurno integral.
A partir do segundo semestre de 2001, com a estruturação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que encampou parte da Unitins, o Curso de Ciências Biológicas passou a funcionar sob a jurisdição da nova Instituição Federal do Ensino Superior (Ifes). Naquela ocasião, foi realizado o primeiro vestibular oferecendo-se 30 vagas para o período diurno integral (Licenciatura-Bacharelado) e 30 vagas para o período noturno (Licenciatura), sendo que a estrutura curricular foi implantada no sistema de crédito semestral.
No primeiro semestre de 2002 foi realizado o vestibular para a admissão de 60 alunos, conforme critérios utilizados no processo seletivo anterior e que perduram até hoje.
O Curso de Ciências Biológicas no Estado do Tocantins foi criado principalmente para atender a demanda de formação de professores com nível superior para o ensino fundamental e médio do Estado do Tocantins. Neste sentido verificou-se que ao longo da primeira década, após a criação do referido curso, praticamente todos os alunos formados foram absorvidos, pelas redes municipal e estadual de ensino. No entanto, a demanda por profissionais na área de ensino continua alta.
Em 2009, o Curso passou a funcionar com duas grades curriculares, sendo uma entrada de 30 alunos para a modalidade bacharelado e outra também para 30 alunos na modalidade licenciatura, por semestre.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Biológicas - Licenciatura foi aprovado pela Resolução do Conselho Superior de Pesquisa Ensino e Extensão (Consepe) nº 05, de 1° de abril de 2009, e o PPC do bacharelado pela Resolução do Consepe nº 06 de 1° de abril 2009. Este, porém, precisou adequar a carga horária mínima exigida pelo MEC, sendo aprovado novamente por meio da Resolução Consepe nº 024, de 15 de setembro de 2010.
Em 2016, o Curso de Ciências Biológicas conta com 23 professores efetivos, sendo três mestres e 20 doutores (seis pós-doutores) e dois substitutos. Todos têm jornada de trabalho de dedicação exclusiva.
Infraestrutura
Informações em breve.
Docentes
Clique sobre os nomes para acessar os respectivos Currículos Lattes.
- Carla Simone Seibert - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Carlos Sérgio Agostinho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Carine Cavalcante Chamon - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Denise de Amorim Ramos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Elineide Eugênio Marques - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Elton Carvalho de Lima - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Etiene Fabbrin Pires - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Fabyano Alvares Cardoso Lopes - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Fernando M. Pelicice - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Jemima Queiroz da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Kellen Lagares Ferreira Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Mac David da Silva Pinto - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Márcio Galdino dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Marcos A. Lima Bragança - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Miguel Medeiros - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Paulo H. Franco Lucinda - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Rafael José de Oliveira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Rodney H. Oliveira Viana - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Ronaldo Rodrigues Coimbra - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Solange de Fátima Lólis - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Tiago Kutter Krolow - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Thiago Nilton Alves Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Wagner de Melo Ferreira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Links
Projetos de Pesquisa
Profa. Carla Simone Seibert
- Levantamento da ocorrência de anemia falciforme nas comunidades remanescentes dos quilombos, no Estado do Tocantins - Brasil (2010-2016)
- A saúde das pessoas com doença falciforme no estado do Tocantins (2014-2016)
- Fortalecimento dos programas de pós-graduação, na Amazônia e na Extra-Amazônia com ênfase em envenenamentos ofídicos: uma estratégia de formação de pessoal e interdisciplinaridade (2014-2018)
- Educação ambiental: sensibilização do público infantil sobre agravos de arraias de água doce no Tocantins, Brasil (2014-2016)
- Potamotrigonidade: a influência do ambiente nas assembléias de arraias de água doce e um estudo das suas toxinas (2014-2016)
- O ambiente na diversidade e toxicidade das serpentes (2015-2017)
Prof. Carlos Sérgio Agostinho
- Estrutura de populações e assembléias de peixes na bacia do rio Tocantins, no contexto das barragens hidrelétricas
- Biologia do tucunaré (Cichla spp.) no reservatório de Lajeado (UHE Luis Eduardo Magalhães), Rio Tocantins
Profa. Carine Cavalcante Chamon
- Implantação da Coleção Ictiológica de Referência do Câmpus de Altamira-UFPA: conservação e manejo da biodiversidade do rio Xingu, Estado do Pará
- Diversidade e Sistemática da ictiofauna do rio Tocantins, com ênfase na família Loricariidae (Ostariophysi, Siluriformes) (2015-atual)
- Diversidade da ictiofauna da bacia do ribeirão Taquaruçu Grande, Palmas, TO. (2016- atual)
- Diversidade e distribuição dos peixes reofílicos no rio Xingu, com ênfase na família Loricariidae (Actinopterygii, Siluriformes) (2013-atual)
Profa. Denise de Amorim Ramos
- Formação de Educadores em diversos contextos e níveis de ensino
- O processo de aprendizagem dos educadores e educandos da Educação de Jovens e Adultos
Profa. Elineide Eugênio Marques
- Desenhando um modelo conceitual para pesquisa integrativa sobre barragens hidrelétricas, ambiente e sociedade na Amazônia (2014-2017)
- Rede de Cooperação Internacional para Pesquisa Integrativa sobre Efeitos Socioambientais de Barragens Hidroelétricas na Amazônia Legal: aprendendo com as experiências (2014-2017)
- Efeito da formação do reservatório da Usina do Lajeado na modificação da paisagem e perda de biodiversidade na bacia do Rio Tocantins (2013-2014)
- A inclusão social por meio de TIC (2013-2016)
- Os efeitos da política de incentivo à produção aquícola sobre a pesca artesanal (2013-2016)
- O Sistema Sócio-Ecológico Complexo da pesca artesanal em áreas impactadas por barragens hidrelétricas na Amazônia Legal (2014-2018)
Prof. Elton Carvalho de Lima
- Efeitos interfaciais induzidos em filmes finos ferroelétricos do sistema PbZr1-xTixO3 (2013-2016)
Profa. Etiene Fabbrin Pires
- Análise do registro paleobotânico na área de abrangência do AHE Jirau (Quaternário, Rondônia, Brasil)
- Carvão vegetal macroscópico do Paleozoico Superior Gondwânico e suas contribuições para a construção de modelos paleoambientais globais
- Palaeofloristics of Lower Gondwana sediments of India and Brazil with special reference to palaeowild fire: Implications in palaeoecology, palaeoclimate and biostratigraphy.
Prof. Fabiano Alvares Cardoso Lopes
- Caracterização de isolados de agentes e controle biológico Trichoderma spp. frente a fitotatógenos
Prof. Fernando M. Pelicice
- Migração, sítios de desova e desenvolvimento inicial de duas espécies potencialmente migradoras do rio Jequitinhonha: subsídios para avaliação da necessidade de transposição na UHE Irapé
- Estrutura de populações e assembléias de peixes na bacia do rio Tocantins, no contexto das barragens hidrelétricas
- Biologia do tucunaré (Cichla spp.) no reservatório de Lajeado (UHE Luis Eduardo Magalhães), Rio Tocantins
- Dinâmica de recomposição da vegetação de Cerrado após distúrbio com fogo
- Conservação e manejo da diversidade biológica em ambientes aquáticos continentais
- Estrutura e funcionamento de sistemas ecológicos de água doce
- Estudos em história e filosofia da ciência, com ênfase em ecologia
Profa. Kellen Lagares Ferreira Silva
- Análise morfológica do desenvolvimento inicial in vitro de Catasetum macrocarpum rich. (ex kunth) orchidaceae (2014)
- Análise morfológica do desenvolvimento inicial in vitro de Cattleya nobilior Rchb. F. (Orchidaceae) (2014)
- Morfo-anatomia de espécies arbóreo-arbustivas do cerrado (2013-2018)
- Caracterização morfo-anatômica de populaçao natural de mangabeira (hancornia speciosa gomes, 1812), denominada providência, em porto nacional/TO (2013-2016)
- Respostas morfoanatômicas e fisiológicas de plantas oriundas de remanescentes de vegetação nativa do cerrado do Tocantins expostas a herbicidas (2012-2018)
- Respostas morfoanatômicas e fisiológicas de myracrodrum urundeuva fr. allem expostas a diferentes herbicidas (2013-2015)
Prof. Mac David da Silva Pinto
- Análise dos metodos de ensino aplicados por professores nas aulas de ciências e biologia na rede pública de ensino do Tocantins
Prof. Márcio Galdino dos Santos
- A incidência da anemia falciforme em três comunidades negras rurais do Estado do Tocantins - Brasil.
- Efeito do extrato hidroalcoólico da planta Caryocar brasiliense como atividades: anticoncepcional e/ ou abortiva - uma percepção etnobotânica
- Estudo Fitoquímico e Avaliação da Capacidade Leishimanicida e Cicatrizante Cutânea de Espécies Vegetais do Cerrado e da Amazônia Brasileira (pesquisa; colaborador)
- Potencial alelopático das folhas de Pouteria caimito (RUIZ E PAV.) Radlke (SAPOTACEAE) e Guarea macrophylla vahl.(MELIACEAE) na germinação e crescimento inicial de espécies teste
- Propriedades antitumoral e imunológica da espécie nativa do cerrado utilizando modelo experimental de ehrlich.
Prof. Marcos A. Lima Bragança
- Biodiversidade de forídeos parasitóides e sua utilização no controle biológico de formigas cortadeiras pragas (2011-2015)
- Parasitismo de formigas cortadeiras Atta e Acromyrmex por moscas da familia Phoridae (2013-2016)
Profa. Maria Zoreide Brito Maia
- A Romaria do “Senhor do Bonfim”: política e religião na devoção ao santo no Estado do Tocantins
Prof. Miguel Medeiros
- Conversão do glicerol coproduto do biodiesel em liberadores controlados de fertilizantes
- Novas rotas para a conversão da glicerina subproduto do biodiesel em materiais para aplicações tecnológicas.
- Análise e desenvolvimento de metodologias para o ensino de química para o Ensino Médio
Prof. Paulo H. Franco Lucinda
- Sistemática e Biogeografia de Peixes de Água Doce Neotropicais, com ênfase em peixes da Ordem Cyprinodontiformes
- Integração da Coleção de Peixes do Laboratório de Ictiologia Sistemática da Universidade Federal do Tocantins ao Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira
Prof. Rafael José de Oliveira
- Estudos florístico, fitossociológico, resgate do germoplasma e propagação das espécies vegetais incidentes na região da hidroelétrica do lajeado
- Correlação entre os caracteres biométricos do fruto e seus efeitos na germinação, crescimento e desenvolvimento inicial de cajuí, anacardium othonianum (anacardiaceae)
- Estudo ictiofaunístico na região da Usina Hidrelétrica de Lajeado
- Avaliação da eficiência da escada de peixe da UHE Lajeado
- Análise florística, fitossociológica, resgate de germoplasma e propagação das espécies vegetais incidentes na região da Hidroelétrica do Lajeado
- Estudo ictiofaunístico da região de UHE Peixe Angical
Prof. Rodney H. Oliveira Viana
- Diversidade e atividades enzimáticas microbianas envolvidas na decomposição de detritos vegetais de origem alóctone em riachos em microbacias do Norte do Brasil
- Levantamento florístico e estrutural do componente arbustivo-arbóreo das principais cachoeiras de Taquaruçu/TO
Prof. Ronaldo Rodrigues Coimbra
- Variabilidade fenotípica em populações naturais de espécies frutíferas do Cerrado da região central do Estado do Tocantins
Profa. Solange de Fátima Lólis
- Macrófitas aquáticas do reservatório da UHE Lajeado: dinâmica de incidência e interferências nos usos múltiplos
- Biodiversidade e ecologia de diferentes comunidades aquáticas em quatro importantes planícies de inundação brasileiras.
Prof. Tiago Kutter Krolow
- Estudo filogenético de Scionini Enderlein, 1922 (Diptera, Tabanidae, Pangoniinae) (2014)
- Levantamento das espécies de mutucas (Diptera: Tabanidae) coletadas em uma área de cerrado no município de Taquaruçu, TO, Brasil (2014)
- Entomofauna do estado do Tocantins (2015)
- Inventário da biodiversidade em áreas de ecótonos de Cerrado no Estado do Tocantins: grupos fúngicos, insetos e aves (2014)
- Biodiversidade de insetos na Amazônia rede BIA / Diversidade de grupos selecionados de insetos na Amazônia
- Efeito da redução da área na diversidade de Diptera (Insecta) da planície costeira do Rio Grande do Sul
Prof. Thiago Nilton Alves Pereira
- Anatomia Encefálica Comparada de Teleostei (Osteichthyes: Actinopterygii)
- Monitoramento do mecanismo de transposição de peixes na barragem da Usina de Lajeado: atratividade da escada para peixes como alternativa para redução de adensamento de peixes à jusante.
- Mapeamento da Biodiversidade do Estado do Tocantins (Finep)
- Subprojeto: Caracterização anatômica e morfológica do sistema sensorial de percepção sonora das espécies migradoras Prochilodus nigricans e Oxydoras niger na barragem da Usina de Lajeado.
Wagner de Melo Ferreira
- Estudos florístico fitossociológico, resgate do germoplasma e propagação das espécies vegetais incidentes na região da Hidroelétrica do Lajeado (2014-2022)
- Morfoanatomia de Parkia platycephala Benth (Fabaceae), em diferentes estádios de desenvolvimento (2014 a 2018)
- Germinação e crescimento inicial in vitro e aclimatização de espécies orquidáceas ocorrentes nos Estados de São Paulo e Tocantins (2014 a 2022)
- Fenologia, resgate e propagação de espécies vegetais incidentes na região da Hidroelétrica do Lajeado, Tocantins
Contatos
Curso de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado)
Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Câmpus de Porto Nacional
Rua 03, Quadra 17 | Jardim dos Ipês
77500-000 | Porto Nacional/TO
Telefone: (63) 3363-9403
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/cienciasbiologicas
Coordenadora do curso: Dra. Kellen Lagares Ferreira Silva (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vice-coordenadora: Dra. Carla Simone Seibert (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Secretária: Edileusa Pereira Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Núcleos, projetos e programas
Núcleo de Estudos Ambientais (Neamb/UFT)
Coordenador: Dr. Rafael José de Oliveira
Curso de nivelamento para alunos do urso de Ciências Biológicas do Câmpus de Porto Nacional/TO (NDE)
Coordenadora: Dra. Kellen Lagares Ferreira Silva
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFT)
Coordenadoras: Dra. Kellen Lagares Ferreira Silva e Dra. Carla Simone Seibert
Contatos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Últimas Notícias
oportunidade
Inscrições abertas para curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física
14/09/2021 18h57
Redes Sociais