Apresentação
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) da Universidade Federal do Tocantins tem por objetivo formar, em nível de especialização, na temática, profissionais da educação básica e outros envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação em contextos empobrecidos. Visa-se ao desenvolvimento de práticas político-pedagógicas que possibilitem a transformação das condições de vivência da pobreza e da extrema pobreza de crianças, adolescentes e jovens e, consequentemente, promovam condições objetivas que viabilizem um justo e digno viver definido socialmente.
Além do objetivo geral, a pós-graduação tem por objetivos:
- a) Possibilitar a apropriação de conhecimentos científicos a respeito da pobreza e das desigualdades sociais em suas relações com questões étnicas, raciais, de gênero e de espaço;
- b) Analisar a constituição dos direitos civis, políticos e sociais, caracterizados de modo amplo como “direitos humanos”;
- c) Relacionar os conhecimentos sobre pobreza, desigualdades sociais e direitos humanos com as políticas educacionais e outras políticas sociais voltadas para a alteração do quadro de pobreza e pobreza extrema no Brasil;
- d) Analisar o papel social da escola, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à manutenção ou à transformação da condição de pobreza de crianças, adolescentes e jovens;
- e) Sensibilizar os(as) profissionais da educação básica e outros(as) envolvidos(as) com políticas sociais que estabelecem relações com a educação para a necessidade de romper com práticas escolares que reforçam a condição de pobreza e reproduzem as desigualdades sociais;
- f) Promover o reconhecimento das realidades locais no que se refere às condições de pobreza e pobreza extrema e sua relação com a educação;
- g) Produzir, a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas, conhecimento a respeito da relação entre educação, pobreza e desigualdade social;
- h) Fomentar iniciativas voltadas para a alteração das condições de pobreza e pobreza extrema, especialmente a criação e o fortalecimento de redes com tal objetivo e,
- i) Propor e desenvolver um projeto de pesquisa sobre a temática Educação, Pobreza e Desigualdade Social.
Modalidade: A distância, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle), com encontros presenciais.
Carga Horária: 360 horas
Duração: 18 meses
Número de Vagas: 400 distribuídas entre profissionais da educação básica e outros (as) profissionais envolvidos com políticas sociais que estabelecem relações com a educação de crianças, adolescentes e jovens que vivem em circunstâncias de pobreza ou extrema pobreza. As 400 vagas do curso de especialização serão distribuídas em três polos, a saber: Miracema, Arraias e Tocantinopolis.
Público-alvo e requisitos mínimos: Coordenadores (as) estaduais e municipais de programas sociais que atuam direta ou indiretamente na educação básica, tais como: professores (as); gestores(as) escolares, coordenadores(as) pedagógicos(as), secretários(as); servidores(as) técnico-administrativos(as) das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, o que engloba coordenadores(as) estaduais e municipais de programas sociais que atuam direta ou indiretamente na educação básica.
Critério para atendimento de demanda: Os candidatos selecionados devem ser profissionais da educação básica e/ou profissionais envolvidos com políticas sociais no Estado do Tocantins e que pertençam a rede estadual e/ou municipal de educação.
Estrutura: Salas de aulas climatizadas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática, ensino e pesquisa na área de estudo.
Investimento: O curso é organizado e promovido por meio de um acordo de cooperação entre a UFT e o Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, sua oferta é inteiramente gratuita.
Disciplinas
- Módulo Introdutório – Pobreza, Desigualdades e Educação. CH: 40 horas (Setembro/Outubro-2016).
- Módulo I – Pobreza e Cidadania. CH: 75 horas (Novembro/Dezembro-2016).
- Módulo II – Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação. CH: 75 horas (Janeiro/Fevereiro-2017).
- Módulo III – Escola: espaços e tempos de reprodução e resistências da pobreza. Profa. Sílvia Costa. CH: 75 horas (Março/Abril-2017).
- Módulo IV – Pobreza e Currículo: uma complexa articulação. CH: 75 horas (Maio/Junho-2107).
- Aula de Encerramento. CH: 10 horas (Julho/2017).
- TCC – últimos 6 meses do Curso (Julho/2017 a Dezembro/2017).
Docentes
Formador-Módulo:
- Samuel Correa
- Angelita de Oliveira Almeida
Polo Araguaína:
- Formador-Polo: Rubens Martins da Silva
Tutores:
- Edite Carlos da Silva Sousa – Turma 4
- Lilma dos Santos Nascimento Souto Oliveira – Turma 2
- Francisco Neto Pereira Pinto – Turma 1
- Raylinn Barros da Silva – Turma 3
- Marcela Pereira Arcanjo – Tutora Presencial
Polo Arraias:
- Formador-Polo: Leonardo Rodrigues Soares
Tutores:
- Jonathas Alencar Marques – Turma 5
- Luzani Cardoso Barros – Turma 6
Polo Miracema:
- Formadora-Polo: Rosemeire dos Santos
Tutoras:
- Marilsa Coelho de Sousa – Turma 10
- Edisselma dos Santos Alecrim – Turma 8
- Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque - Turma 7
- Erisnalva Pereira da Silva – Turma 9
- Nadja Lopes Reis – Tutora Presencial
Polo Palmas:
- Formadora-Polo: Rosemeri Birk Diniz
Tutores:
- Júlio Cesar da Rocha – Turma 13
- Aldizia Carneiro de Araujo – Turma 11
- Franciana da Luz Martins Magalhães – Turma 12
- Maria de Lourdes Leôncio Macedo – Turma 14
Polo Tocantinópolis:
- Formador-Polo: Elizeu Riscarolli
Tutores:
- Isaú Flaviano Queiroz Diniz – Turma 16
- Helena Quirino Porto Aires – Turma 15
- Sharlene da Silva Alencar – Turma 17
Contatos
Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Miracema
Avenida Lourdes Solino, s/n° | Setor Universitário
Miracema/TO | 77650-000
Telefone: (63) 3366-8601
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.uft.edu.br/epds
Coordenadora: Janaína Augusta Neves de Souza
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