O eixo de ensino do Siepe é realizado pela Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação (DPPEE) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Esse eixo é composto por três subeventos com objetivos, público, cronograma e atividades distintas dentro do escopo dos programas especiais em educação internos e externos da Universidade Federal do Tocantins. Cada evento busca atender as demandas de apresentação dos resultados dos programas associados à Prograd. Destaca-se que a instituição conta atualmente com seis programas especiais em educação, sendo quatro deles, Programa de Educação Tutorial (PET), PrPibid, RP e Parfor, associados a instituições externas, e dois, PMA e Piip, criados internamente pela Universidade Federal do Tocantins. Os subeventos e programas são mais bem detalhados nas seções a seguir.
X Seminário de Programas Especiais em Educação
Evento que incorpora os programas especiais em educação internos vigentes no ano, dentre os quais destacam-se Piip, Parfor e PMA. O objetivo do evento é apresentar os resultados das ações previstas pelos programas desenvolvidos a partir dos recursos empregados pela UFT. São proposta importantes de ações: reunião de debate sobre o PIIP; apresentação dos projetos de inovação pedagógica; Apresentação dos resultados parciais e análises dos programas internos pela DPPEE/Prograd
X Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e desenvolvido no âmbito dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior. Tem como objetivos fomentar a iniciação à docência no incentivo da articulação entre teoria e prática através da integração entre a educação superior e as escolas públicas.
Na UFT o público que atua no programa é composto por professores e alunos bolsistas e voluntários oriundos dos cursos de licenciatura dos câmpus de Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Das escolas participam os professores supervisores como co-formadores dos licenciandos, que atuam nas diferentes modalidades de ensino e disciplinas do ensino fundamental e médio. Todos os participantes são selecionados em forma de editais, de acordo com as cotas e bolsas contemplados pela IES.
O Pibid/UFT tem como marco representativo a realização do seminário institucional. O evento representa um compromisso do projeto institucional da UFT e sinaliza um espaço de socialização das experiências formativas e resultados produzidos pelos dezesseis (16) núcleos de iniciação à docência, compostos por aproximadamente 380 alunos bolsistas, 90 alunos voluntários, 16 professores da universidade e 48 professores bolsistas das escolas participantes. O evento tem o objetivo de permitir a socialização e fomento de questões inerentes às experiências diversas relacionadas à formação inicial de professores e suas interlocuções com a educação básica, promovendo um diálogo que possa suscitar reflexões acerca das demandas de nossas escolas, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão.
III Seminário Institucional de Residência Pedagógica
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e pretende induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. É realizado em regime de colaboração entre a União, por meio da Capes, estados, Distrito Federal e municípios, por meio das secretarias de educação ou órgão equivalente, e as Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre os objetivos destacam-se: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, fortalecer e ampliando a relação entre a UFT e as escolas públicas de educação básica.
Na UFT, a equipe que atua no programa é composta por professores e alunos, bolsistas e voluntários vinculados à cursos de licenciatura dos campus: Araguaína, Arraias, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. Existem parcerias com escolas da rede básica de educação e professores, de diferentes áreas (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) que participam como perceptores. Os participantes são selecionados via editais e a equipe é composta por 240 residentes (alunos de licenciatura), 27 preceptores (professores da básica de educação), 24 docentes orientadores (professores da UFT/ licenciatura) e a coordenadora institucional (professora da UFT/ licenciatura).
O objetivo do III Seminário Institucional da Residência Pedagógica da UFT é a avaliação do programa e socialização de experiências vividas, bem como dos resultados, incluindo a exposição de materiais e produtos desenvolvidos no âmbito dos núcleos/subprojetos. O III Seminário visa a reflexão das práticas realizadas e saberes desenvolvidos, por parte dos participantes do projeto. Por fim, busca-se nesse evento a apresentação dos resultados exitosos à sociedade, refletindo na importância da formação docente e de projetos que visem promover a qualidade da educação.
VII InterPet
O Programa de Educação Tutorial (PET), com base na Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, publicada no D.O.U em 28/07/2010, é desenvolvido em grupos (de estudantes de graduação, sob a orientação de um/a professor/a tutor/a pertencente ao quadro permanente da instituição, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva) organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e pelo trabalho coletivo. Tem como objetivos desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos/as alunos/as de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e tem como objetivos promover a integração e articulação entre alunos/as e docentes participantes do Programa. Além disso, visa socializar as atividades desenvolvidas por esses Grupos, bem como possibilitar as discussões sobre os objetivos do PET na universidade e na sociedade. Ao final do evento, é realizada uma Assembleia Geral para discussão e deliberação de propostas a serem encaminhadas ao Encontro dos Grupos PET da Região Norte (NortePET). É importante ressaltar que o evento vem sendo realizado desde 2015 e se consolidou como um espaço democrático para debate dos assuntos pertinentes ao Programa. O público participante do InterPET são os integrantes do PET da UFT e UFNT, estudantes e tutores; e convidados.
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