O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem empenhado esforços para abertura de novos campos de estágios para seus acadêmicos, vencendo os desafios de retorno às atividades presenciais impostos pela pandemia, com o olhar voltado à formação integral dos acadêmicos e respeito às normas de biossegurança. Para isso, foi firmado um Termo de Convênio entre a UFT e o Centro de Ensino Integrado das Américas – Escola Maple Bear Palmas, com vigência de cinco anos, para continuidade das atividades de estágio na área escolar
A coordenado do curso, professora Ana Edith Farias Lima, explica que uma das áreas de atuação da enfermagem é a saúde escolar, na qual os alunos de enfermagem já desenvolviam ações durante o estágio obrigatório na atenção primária em saúde. Para que isso fosse possível, a escola Maple Bear Palmas disponibilizou espaço físico para acolher a equipe de enfermagem, assim como mobiliário, equipamentos e insumos necessários ao desenvolvimento do estágio solicitado pela equipe.
“A enfermagem escolar não tem o intuito de substituir as atividades de competência dos profissionais da rede municipal de saúda da atenção primária, mas trabalhar no apoio a educação pela promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito escolar, e realizar os encaminhamentos necessários para os demais níveis de atenção à saúde da população, seja primário, secundária ou terciária da saúde”, enfatizou a coordenadora do curso.
Estágio
Ana contou ainda, que primeira turma de estagiários iniciou as atividades na escola no dia 22 de fevereiro deste ano e finalizou em 09 de junho de 2021. Foram atendidos ao todo 15 estagiários, divididos em duplas, sendo uma dupla por turno, e um ficou individualmente. Cada aluno realizou em média 90 horas de estágio, embora alguns tenham realizado carga horária superior. A orientação acadêmica foi realizada pelos professores Ana Edith Farias Lima e Mauro Maués, e a supervisão de campo pela professora Ângela Pereira.
Já no período do dia 15 de junho a 15 de julho de 2021, a escola recebeu duas acadêmicas por meio de estágio curricular não obrigatório. Para tanto, a escola disponibilizou um enfermeiro para apoiar na supervisão do estágio, enquanto a orientação acadêmica ficou sob responsabilidade da professora Ângela Pereira. No período de 02 a 20 de agosto de 2021, recebeu outro grupo de alunas para estágio curricular obrigatório, visando complementação de carga horária, sendo a supervisão realizada nos três primeiros dias pelo enfermeiro disponibilizado pela escola, e substituída em seguida pela Ângela Pereira.
Entre as ações realizadas pelos estagiários estão a avaliação geral de escolares na entrada e saída, tendo a aferição da temperatura corporal como um dos parâmetros avaliados, além de um olhar clínico que permite detectar qualquer alteração na criança antes da entrada na escola; assistência de enfermagem aos estudantes e profissionais da escola, com uso do processo de enfermagem; apoio ao Comitê de Enfrentamento COVID da escola, por meio de auxílio na coleta e análise de dados de saúde importantes na vigilância epidemiológica, especialmente nesse período de pandemia; atividades de educação em saúde; e avaliação ambiental com vista a identificação de riscos, planejamento e implementação de ações de prevenção de riscos ambientais.
“Certamente tal parceria contribuiu de forma significativa no processo de formação profissional dos estagiários que tiveram a oportunidade de vivenciar a enfermagem escolar, assim como contribuiu para o processo de promoção da saúde e prevenção de agravos na escola”, destaca Ana.
Para além dessas ações, também foi realizados testes rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com o projeto Sexualidade Responsável, sob orientação da professora do curso de Enfermagem da UFT, Mírian Cristina dos Santos Almeida.
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