Há muito tempo, o filósofo e antropólogo Edgar Morin nos alerta para a necessidade de encontrarmos soluções que dialoguem entre diversas áreas, para encontrarmos maneiras de resolver problemas do mundo atual, que se apresentam como predominantemente interdisciplinares. Desta forma um grupo de professores com pesquisas em diversas áreas como a Memória e a História Oral, a Sociologia, Educação, a Religiosidade, a Educação Musical e a Etnomusicologia resolveram unir esforços e, movidos pela urgência de uma “religar” saberes, considerou a possiblidade da criação de um curso interdisciplinar e totalmenteon-line,que contribuísse para o debate e a convergência de ideias entre estas diferentes áreas.
A proposta, ainda responde a uma demanda latente de formação pós-graduada do egresso da Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música, especialmente fortalecendo a formação na área da habilitação específica da Música, pois vemos como importante oferecer a possibilidade de uma formação continuada a um número grande de pessoas que estão distantes do campus universitário. O modoon-line de execução do curso, permite muito mais, pois é possível oportunizar o acesso, a um grande número de estudantes, espalhados pelo país, qualificando docentes e pesquisadores em diferentes regiões.
Desta maneira o curso atende o Plano de Expansão e Consolidação da UFT – Câmpus Arraias, focado no crescimento e no desenvolvimento que vem ocorrendo no cenário local, regional e nacionalcom o avanço científico, tecnológico e cultural das pessoas e da instituição. A proposta do curso também tem a intenção de realizar um intercâmbio entre a instituição e outras universidades, tal como no contexto europeu, pois há no seu quadro de professores, docentes vinculados a diversos grupos de estudos internacionais, permitindo, nessa parceria, a troca de experiências e vivências sobre a música nos diversos contextos e tempos formativos, fortalecendo aPolítica para internacionalização do ensino superior, prevista pela UFT no seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025.
O curso de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização)em Música, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins visa proporcionar a formação continuada de docentes e pesquisadores para atuarem no contexto da pesquisa, do ensino e da extensão nas áreas da Música, das Ciências Humanas e Sociais, aproveitando também, a experiência formativaonline para fazer uso desse recurso de tecnologias digitais e virtuais em suas práticas pedagógicas e de pesquisa.
Espera-se, nesse aspecto, ofertar aos cursistas mecanismos científicos e pedagógicos, que os direcionem para enfrentar os problemas concretos e reais dos estudos no campo da música, valorizando a pesquisa e a docência como atividades intelectuais, críticas e reflexivas.
Nesse entremeio, o curso possui os seguintes objetivos específicos:
a) Produzir conhecimento científico no domínio das Ciências Musicais, da Educação Musical, da Etnomusicologia e das Ciências Humanas e Sociais;
b) Contribuir com a formação de pesquisadores dedicados ao estudo das manifestações musicais, culturais e identitárias;
c) Instituir uma devolutiva à sociedade dos resultados dos projetos e atividades de investigação, contribuindo concretamente para a melhoria social e educacional;
d) Qualificar professores da Educação Básica e do Ensino Superior na área da Educação Musical;
e) Orientar e desenvolver projetos pedagógicos interdisciplinares nas áreas da especialização; e,
f) Promover estudos que possibilitem a salvaguarda do patrimônio cultural.
O curso tem duração total de 18 meses, ministrado no formato 100%online, tendo como suporte a estrutura do servidor do Moodle da Universidade Federal do Tocantins, bem como, apoio técnico da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE) da instituição e do campus.
Espera-se que ao final do curso, os discentes sejam capazes de realizar pesquisas e estudos de alta qualidade na área da Música e das Ciências Humanas, aproveitando, ao máximo, as experiências adquiridas no ensino online, em aulas síncronas e assíncronas (mediadas por tecnologias digitais e virtuais). Espera-se ainda, que o cursista se sinta motivado e preparado para aplicar o conhecimento transdiciplinar adquirido em contextos da sala de aula e nas pesquisas futuras, envolvendo a teoria, os recursos e a prática, a fim de conceber propostas e sistematizar um conjunto de sugestões eventualmente úteis do ponto de vista investigativo, pedagógico, curricular e político.
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