Laboratório de Ensino de Matemática
Título: Laboratório de Ensino de Matemática
Organizadores: Janderson Vieira de Souza e Adriano Fonseca (orgs)
Ano de publicação: 2016
Área/Sub-área: Ciências Exatas e da Terra
Valor: R$ 22,00
Sinopse: Este livro é um testemunho do desenvolvimento excepcional do conhecimento na área da Educação Matemática no Tocantins, nos últimos seis anos. Acompanha o movimento nacional em prol do ensino e aprendizagem da matemática, da formação de professores de matemática e do aperfeiçoamento da investigação nesses campos do saber, compatíveis com o contexto sociocultural do nosso tempo.
A produção apresentada pelos autores, embora reflita a construção de sua identidade profissional, gerada na sua vida estudantil desde a mais tenra idade, traz em si marcas indeléveis do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins,Câmpus de Araguaína/TO, no qual a maioria dos autores exerce atividades discentes ou docentes. Outrossim, a produção apresentada neste livro é valiosa para a comunidade de educadores matemáticos, por retratar o caminho da investigação nocurso de Licenciatura em Matemática como fonte para um amplo debate sobre a Educação Matemática em diferentes vertentes.
Sobre os organizadores:
Adriano Fonseca é professor assistente do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Câmpus de Araguaína. Coordenador do curso de Especialização em Educação Matemática (período 2013-2015), Câmpus da UFT/Araguaína. Coordena projetos de extensão e pesquisa ligados à Etnomatemática e à Formação de Professores. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Norte do Tocantins (Gepem/TO). É licenciado em Matemática (Unesp-São José do Rio Preto) emestre em Educação Matemática (Unesp-Rio Claro). Atuou como professor na Educação Básica no estado de São Paulo de 2002 a 2009.
Janderson Vieira de Souza é professor assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Araguaína.É licenciado em Matemática e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG); especialista em Matemática (UFG) e Métodos & Técnicas (Universo). Desde 2000 trabalha com projetos de extensão e pesquisa no que tange ao laboratório de Educação/Ensino da Matemática. É doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), no qual é participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (Gemaz), vinculado ao projeto Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições, apoiado pelo programa Observatório da Educação (Capes/Inep).
Redes Sociais